• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.90.2010.tde-19082011-201545
Documento
Autor
Nome completo
Reginaldo Sales Magalhães
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Abramovay, Ricardo (Presidente)
Conroy, Michael Edward
Guimaraes, Nadya Araujo
Jacobi, Pedro Roberto
Paulani, Leda Maria
Título em português
Lucro e reputação: interações entre bancos e organizações sociais na construção das políticas socioambientais
Palavras-chave em português
bancos
organizações sociais
sociologia econômica
sustentabilidade
Resumo em português
Lucro e reputação são as duas referências básicas para as decisões tomadas pelos bancos em projetos com fortes impactos socioambientais e fazem parte de uma estratégia que busca combinar resultados econômicos com a estabilidade de acesso aos mercados. O aumento das pressões sociais sobre os grandes financiamentos provocou profundas mudanças nos critérios de avaliação dos riscos dos projetos e nos padrões de relacionamento entre os agentes. Os objetivos desse trabalho são compreender a gênese social do campo formado pela introdução dos critérios socioambientais no mercado financeiro, analisar os padrões de interação entre os bancos e as organizações sociais, e compreender porque os novos padrões foram construídos através da interação entre bancos e organizações sociais. Para compreender essas novas formas de interação, este trabalho se baseia numa abordagem relacional da reputação e faz uma análise histórica das interações entre bancos e organizações. A análise conclui que as novas estratégias de relacionamentos entre bancos e organizações sociais foram moldando novas instituições e hábitos no mercado, constituindo um campo específico das políticas socioambientais no mercado financeiro. Uma nova forma de organização e regulação de mercado que ampliou a transparência e onde decisões estratégicas dos agentes privados passam a ser objeto de debate público.
Título em inglês
Profit and reputation: interactions among banks and social organizations building socioenvironmental policies
Palavras-chave em inglês
Banks
economic sociology
social organizations
sustainability
Resumo em inglês
Profit and reputation are two basic references for the decisions taken by banks on projects with strong social and environmental impacts, and are part of a strategy that seeks to combine economic results with stable access to markets. The increasing social pressures on financial institutions are provoking deep changes on the risk assessment criteria in projects and relationships among agents. The objectives of this study are to understand the social genesis of the field performed by the introduction of social and environmental criteria in the financial market, analyze the interaction patterns among banks and social organizations, and understand why new standards were constructed based on the interaction between banks and social organizations. To understand these new forms of interaction, this work is based on a relational approach of reputation, and presents a historical analysis of the interactions among banks and organizations. The analysis concludes that strategies for new relationships among banks and social organizations were based on new institutions and habits in the market, performing a specific field of socioenvironmental policies in the financial market. A new kind of market organization and regulation is increasing transparency, and strategic decisions of private agents become the object of public debate.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
TeseMagalhaes.pdf (1.70 Mbytes)
Data de Publicação
2011-09-12
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2021. Todos os direitos reservados.