• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.9.1989.tde-27032008-142216
Document
Author
Full name
Elvira Maria Guerra Shinohara
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 1989
Supervisor
Committee
Barreto, Orlando César de Oliveira
Maspes, Victorio Emmanuel
Pinto, Aymore Vaz
Title in Portuguese
Prevalência de anemia em gestantes de primeira consulta em centros de saúde do estado no Subdistrito de Paz do Butantã, Município de São Paulo
Keywords in Portuguese
Anemia
Ferro
Folato
Vitamina B12
Abstract in Portuguese
Foram estudadas 363 gestantes de primeira consulta, que não faziam uso de medicamentos que continham ferro, ácido fólico, vitamina B12 ou associação destes, na ocasião da coleta do material, em Centros de Saúde do Estado, no Subdistrito de Paz do Butantã, município de São Paulo. A prevalência de anemia (concentração de hemoglobina inferior a 11,6 g/dl) foi de 12,4%. As médias das concentrações de hemoglobina e as prevalências de anemia, segundo o trimestre de gestação, foram respectivamente: 13,47 g/dl e 3,57% no primeiro, 12,47 g/dl e 20,86% no segundo e 12,25 g/dl e 32,14% no terceiro trimestre. Não encontramos diferença. estatisticamente significativa entre as médias das concentrações de hemoglobina e entre as prevalências de anemia nas gestantes primigestas e multigestas. O mesmo aconteceu com as médias e as prevalências das gestantes multigestas com intervalo do último parto até dois anos e maior que dois anos. Na amostra estudada, encontramos maior prevalência de anemia naquelas gestantes que pertenciam às famílias que tinham renda per capita até 0,5 SMPC (salário mínimo per capita). As prevalências de verminose e de ancilostomídeos nas 300 gestantes foram respectivamente: 64,7% e 14,0%. Nas gestantes anêmicas foram respectivamente: 73,7% e 7,9%. Nas gestantes anêmicas, a prevalência de deficiência de ferro foi de 42,2% (concentração de ferro sérico <50 µg/dl) ou 46,7% (saturação da transferrina <15% ou 40,0% (concentração de ferro sérico <50 µg/dl e saturação de transferrina <15%). A prevalência de deficiência de ácido fólico foi 44,4%. A prevalência de deficiência de ferro e ácido fólico foi de 17,8%. Não encontramos deficiência de vitamina B nas gestantes anêmicas.
Title in English
Frequency of anemia in pregnant women from Health Centers of Butanta, São Paulo city, Brazil
Keywords in English
Anemia
Folate
Iron
Vitamin B12
Abstract in English
Abstract not available
 
WARNING - Viewing this document is conditioned on your acceptance of the following terms of use:
This document is only for private use for research and teaching activities. Reproduction for commercial use is forbidden. This rights cover the whole data about this document as well as its contents. Any uses or copies of this document in whole or in part must include the author's name.
Publishing Date
2008-03-31
 
WARNING: Learn what derived works are clicking here.
All rights of the thesis/dissertation are from the authors
CeTI-SC/STI
Digital Library of Theses and Dissertations of USP. Copyright © 2001-2024. All rights reserved.