• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.9.2011.tde-19102010-161224
Documento
Autor
Nome completo
Roberta Saraiva Giroto Patricio
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Ong, Thomas Prates (Presidente)
Araújo, Geórgia Christina Labuto
Torres, Bayardo Baptista
Título em português
Desenvolvimento de material educativo digital para divulgação científica da nutrigenômica
Palavras-chave em português
Animação
Divulgação cientifica
Expressão gênica
Material educativo digital
Nutrigenômica
Profissionais
Resumo em português
Nutrigenômica representa disciplina cientifica recente que surgiu na era do pós-genoma humano, sendo seu foco de estudo a interação gene - nutriente. Profissionais com educação universitária que atuam na área da alimentação e nutrição e da saúde relatam ter dificuldades no entendimento dos princípios dessa disciplina. Recursos digitais como animações representam ferramentas interessantes para o processo de ensino-aprendizagem da nutrigenômica. Dessa forma o objetivo do presente trabalho foi o de desenvolver material educativo digital intitulado "Fundamentos da Nutrigenômica", baseado nas animações "Modulação da expressão gênica por nutrientes e compostos bioativos dos alimentos" e "Nutrigenômica e redução do risco de câncer", para divulgação científica da nutrigenômica para profissionais da área da alimentação e nutrição e da saúde. Para desenvolver o material educativo digital, utilizou-se esquema que se divide nas seguintes etapas: análise e planejamento; modelagem; implementação; avaliação e manutenção. As animações foram produzidas nos programas PowerPoint 2007 e E.M PowerPoint Vídeo Converter. Avaliou-se o material educativo digital por meio de questionário junto a 20 profissionais (nutricionistas, farmacêuticos, engenheiros de alimentos, biólogos, químico, dentista e zootecnista) matriculados ou não em Programas de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo nas áreas da alimentação e nutrição e da saúde. Mais de 80% dos participantes concordaram fortemente ou concordaram com as seguintes afirmações: "O material educativo digital é de fácil manuseio"; "A utilização desse tipo de recurso tem vantagens sobre textos"; "O material educativo digital trouxe conhecimentos novos sobre Nutrigenômica"; "Os conceitos estão expostos de forma clara"; "Meus conhecimentos anteriores foram suficientes para aprender com o material educativo digital"; "Os textos estão redigidos com clareza"; "As animações auxiliam a compreender os fenômenos exibidos"; "Aprendi bastante sobre os fundamentos da nutrigenômica com o material educativo digital". Conclui-se que o material educativo digital "Fundamentos da nutrigenômica" representa ferramenta útil para divulgação científica da nutrigenômica junto a profissionais da área da alimentação e nutrição e da saúde.
Título em inglês
Development of digital learning material for scientific dissemination of nutrigenomics.
Palavras-chave em inglês
Animation
Digital learning material
Gene expression
Nutrigenomics
Professionals
Scientific dissemination
Resumo em inglês
Nutrigenomics represents recent scientific discipline that has emerged in the post-human genome era, with focus on gene - nutrient interaction. Professionals with university education working in the field of food and nutrition and health report having difficulties in understanding the principles of this discipline. Digital resources such as animations represent interesting tools for the teaching and learning of nutrigenomics. Thus the objective of this study was to develop digital learning material entitled "Fundamentals of Nutrigenomics", based on the animations "Modulation of gene expression by nutrients and bioactive food compounds" and "Nutrigenomics and risk reduction of cancer," for scientific dissemination of nutrigenomics for professionals in the food and nutrition and health areas. To develop the digital learning material, we used the scheme that is comprised by the following steps: analysis and planning, modeling, implementation, evaluation and maintenance. The animations were produced with the PowerPoint 2007 and EM Video Converter softwares. We evaluated the digital educational materials through a questionnaire provided to 20 professionals (nutritionists, pharmacists, food engineers, biologists, chemist, dentist and zootechnist) registered or not in Graduate Programs from University of Sao Paulo in the areas of food and nutrition and health. Over 80% of participants strongly agreed or agreed with the following statements: "The digital educational material is easy to handle", "The use of this resource type presents advantages over text", "The digital learning material brought new knowledge on Nutrigenomics" , "The concepts are clearly exposed", "My previous knowledge was sufficient to learn from the digital learning material", "The texts are written with clarity", "The animations help to understand the exhibited phenomena", "I learned a lot about nutrigenomics fundamentals with the digital learning materials". We conclude that the digital learning material "Fundamentals of Nutrigenomics" represents a useful tool for scientific dissemination of nutrigenomics for professionals in the field of food and nutrition and health.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2011-02-21
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.