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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.89.2003.tde-26092006-112426
Documento
Autor
Nombre completo
Christiane Leles Rezende
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2003
Director
Tribunal
Farina, Elizabeth Maria Mercier Querido (Presidente)
Torres, Elizabeth Aparecida Ferraz da Silva
Zylbersztajn, Decio
Título en portugués
A coordenação do sistema agroindustrial do tomate orgânico no estado de São Paulo e o comportamento do consumidor
Palabras clave en portugués
Alimentos orgânicos
alimentos/segurança
consumidor/comportamento
Sistema Agroindustrial
tomate orgânico
Resumen en portugués
Preocupados com a segurança dos alimentos, consumidores em todo o mundo estão pagando prêmios de preço por "alimentos naturais", supostamente livres de qualquer tipo de contaminador. Nesse cenário, desenvolve-se a chamada agricultura orgânica. Esta pesquisa compreende a análise do sistema agroindustrial do tomate salada orgânico no Estado de São Paulo, sob dois prismas: o comportamento do consumidor, ou seja, o que o consumidor espera desse produto, e como se dá a coordenação desse sistema agroindustrial para atender o consumidor. A primeira parte da pesquisa compreende a análise dos atributos valorizados pelo consumidor de tomate orgânico, com vistas a comprovar ou não a hipótese que este paga um adicional de preço visando ao consumo de um produto seguro. Para isso, foi realizada uma pesquisa empírica com consumidores, com base no método da Conjoint analysis. A segunda parte da pesquisa consiste na descrição e análise da estrutura de governança desse sistema, com o objetivo de identificar os mecanismos de coordenação adotados para garantir a autenticidade e inocuidade dos produtos, benefícios intrínsecos não facilmente observáveis, mas que são exigidos pelos consumidores de tomate orgânico. A base empírica para a análise foi constituída de entrevistas com representantes de vários segmentos que compõem o Sistema Agroindustrial do tomate orgânico. O trabalho revela que o consumidor de tomate orgânico é diferenciado e busca um alimento seguro. No entanto, as estruturas de governança que coordenam esse sistema de produção são frágeis para garantir o que o consumidor deseja. Preservar a reputação e o prêmio de preço em um fraco ambiente regulatório é um desafio real, especialmente para produtos frescos. Esta pesquisa investiga como os agentes gerenciam esse sistema, visando a garantir sua vantagem competitiva.
Título en inglés
Coordination of the organic tomato agroindustrial system in the State of São Paulo and consumer behavior
Palabras clave en inglés
agroindustrial system
consumer behavior
food/security
organic foods
organic tomato
Resumen en inglés
Concerned with food safety, consumers all over the world are paying price premiums for "natural foods", supposedly free of any type of contaminant. In this scenario, the so-called organic agriculture is developed. This research analyzes the agribusiness of the organic salad tomato in the State of São Paulo, through two prisms: consumer behavior, that is, what the consumer expects from this product, and how this agribusiness is coordinated in order to satisfy the consumer. The first part of the research involves the analysis of the attributes valued by the consumer of organic tomato, with a view to showing whether or not the hypothesis that he or she pays a higher price in order to consume a safe product is correct. To this end, an empirical survey was conducted on consumers, based on the method of Conjoint analysis. The second part of the research consists of a description and analysis of the governance structure of this system, with the objective of identifying coordination mechanisms adopted to guarantee the authenticity and innocuity of the produce, intrinsic benefits not easily observable, but that are demanded by the consumers of organic tomato. The empirical basis for the analysis was made up of interviews with representatives of various segments that compose the Agroindustrial System of organic tomato. The work reveals that the organic tomato consumer is differentiated and seeks a safe food. Nevertheless, the governance structures coordinating this production system are too fragile to guarantee what the consumer desires. To preserve reputation and the price premium in a weak regulatory environment is a real challenge, especially for fresh produce. This research investigates how the agents manage this system, aiming at guaranteeing their competitive advantage.
 
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Fecha de Publicación
2006-12-08
 
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