Juntas de assentamento

As placas de um revestimento cerâmico devem ser assentadas com espaçamentos ou juntas entre elas, dimensionadas conforme o tamanho das peças a serem aplicadas, para que possam: (conforme a NBR 13 753)

a) compensar a variação de bitola das placas cerâmicas, facilitando o alinhamento;

b) atender a estética, harmonizando o tamanho das placas e as dimensões do pano a revestir com a largura das juntas entre as placas cerâmicas, facilitando o alinhamento das peças;

c) oferecer relativo poder de acomodação às movimentações da base e das placas cerâmicas, suportando tensões oriundas da dilatação térmica e expansão por umidade, sem transmiti-las para as peças vizinhas;

d) facilitar o perfeito preenchimento, garantindo a completa vedação da junta;

e) facilitar a troca das placas cerâmicas.

O dimensionamento das juntas está intimamente ligado à dimensão da peça e ao tipo de movimentação ao qual o sistema está sujeito. Essas juntas devem ter largura suficiente para acomodação do revestimento cerâmico em relação às movimentações da alvenaria e da própria argamassa de assentamento. As normas de procedimento de execução não definem quais as dimensões das juntas de assentamento; dessa forma, é importante consultar as embalagens ou catálogos dos fabricantes, que, por obrigação, devem indicar a espessura apropriada para a largura das juntas.

Indicações de juntas de assentamento para peças cerâmicas em geral

INDICAÇÕES DE JUNTAS DE ASSENTAMENTO

Tamanho da peça (cm)

Junta recomendada (mm)

05x05

3

10x10

3

15x15

3 a 5

20x20

3 a 5

25x25

3 a 5

30x30

5 a 7

40x40

6 a 8

Fonte: Apostila CCB (1998)

"Temos constatado alguns problemas de destacamento localizado de revestimento cerâmico, devido à infiltração de água por deficiência de calefação das juntas de assentamento, permitindo o acesso de água na argamassa de assentamento e no corpo cerâmico das peças, gerando esforços nas mesmas por dilatação e contração por absorção d’água, além da possibilidade de formar pressão de vapor d’água , e eflorescências localizadas no revestimento." (FALCÃO BAUER, 1995, p. 16)

As juntas de assentamento devem ser previstas e dimensionadas ainda na fase de projeto e detalhamento do subsistema de revestimento cerâmico, devendo estar presente em todo o revestimento cerâmico. Para a execução das juntas de assentamento de forma adequada, recomenda-se utilizar os espaçadores. As juntas de assentamento devem ser preenchidas com material de rejunte.