Contrapiso

É uma camada niveladora cuja função é corrigir as imperfeições da superfície do concreto, no pavimento térreo, ou laje dos pisos superiores. O contrapiso deve ser realizado quando faltar apenas 25mm para atingir o nível ideal (espessura entre 15 a 25 mm). Pode ser executado diretamente sobre a base ou sobre uma camada intermediária. O substrato sob o contrapiso deve estar limpo e sem substâncias ou objetos que possam prejudicar a sua aderência.

Para iniciar este serviço, as instalações elétricas e hidráulicas de piso devem estar executadas e testadas. Para a execução do contrapiso sobre a base, aguardar pelo menos 28 dias da cura, ou 7 dias de terminada a camada anterior de regularização, tempo onde 60 a 80% da retração acontece, diminuindo assim os efeitos negativos de movimentação da estrutura. Se o contrapiso for laçado sobre uma camada de separação, realizar reforço da estrutura com tela soldada.

Caso, por algum motivo construtivo, a argamassa supere, mas não excessivamente, a espessura de 25mm, deve-se inserir uma tela metálica malha 5x5cm e fio 16 BWG (1,6 mm aproximadamente), chumbada na estrutura suporte em 4 pontos por m2 e 3 pontos por metro linear, transpassando cerca de 10 cm nas emendas. A tela deve ser colocada na metade da espessura da camada e precisa estar completamente coberta pela argamassa, para evitar corrosão.A função da tela é inibir a retração da argamassa, sendo indispensável quando uma das camadas subjacentes ao contrapiso, mesmo respeitando os 25 mm de espessura, for uma camada de separação, impermeabilização, camada de enchimento ou isolamento térmico.

Os traços recomendados em volume são 1:6 de cimento e areia média úmida ou 1:0,25:6 de cimento, cal hidratada e areia úmida, podendo conter aditivos impermeabilizantes. Essa argamassa deve ser estendida e, em seguida, desempenada e sarrafeada, deixando um acabamento áspero de acordo com o modo de execução.

A qualidade do serviço depende também da perfeita aderência entre o contrapiso e a camada anterior, seja à base de concreto ou outra camada intermediária. Esta aderência entre as camadas é proporcionada pela ponte de aderência alcançada através de (1) uma pasta de cimento e areia média no traço 1:1 lançada na base ou camada niveladora, imediatamente antes da execução do contrapiso, e espalhada energicamente, com vassouras de pelo duro, ou (2) pelo espalhamento, com auxílio de uma peneira, de 0,5 Kg de cimento sobre a base umedecida.

Os caimentos podem ser realizados anteriormente, na camada de regularização, ou nesta etapa de execução do contrapiso.É necessário prever as juntas de movimentação e dessolidarização, preenchendo-as com elementos removíveis, como ripas de madeira, ou elementos permanentes de enchimento, como tiras de poliuretano expandido (tarugos).

A execução de contrapiso com uso de argamassa modificada (argamassas com dosagem controlada de cimento Portland, areia e aditivos poliméricos) tem sido utilizada com o intuito de melhorar a qualidade e desempenho desta camada. Este tipo de tecnologia visa proporcionar uma maior estanqueidade aos pisos de pavimento tipo, principalmente de áreas molháveis, onde a incidência de umidade é consideravelmente maior. De forma geral, a adição de polímeros nas argamassas convencionais aplicadas no contrapiso melhora de desempenho quanto à estanqueidade, aderência e capacidade de absorver deformações.

Terminados os serviços, o ambiente deve ser isolado do trânsito de pessoas e equipamentos durante 2 a 3 dias. Para iniciar o assentamento, aguardar um período de 14 dias.

Pontos importantes para o substrato - contrapiso