DEFEITO: Escurecimento da superfície da cerâmica - mancha d’água

DESCRIÇÃO: Pode ser considerado como um problema específico do citado anteriormente. Ocorre o escurecimento da superfície da placa esmaltada, quando utilizada em áreas molhadas. Em geral, as manchas começam a aparecer nas bordas das peças, pela porosidade do rejuntamento ou, principalmente, onde há falhas no rejunte.

CAUSA: Estando em contato com água ou umidade, o escurecimento pode ocorrer por vários fatores em conjunto: espessura do vidrado e/ou engobe inferior ao usual e falhas no material de rejuntamento, que permite com mais facilidade a absorção da água pela peça cerâmica.

PREVENÇÃO: Escolher placas cerâmicas com qualidade assegurada é um passo importante. Dessa forma, fica praticamente garantido que as camadas de engobe e esmalte se encontram com espessuras e constituição adequadas ao uso. O rejunte tem um papel importante no sistema; ele completa a função estanque oferecida pelo revestimento cerâmico. Deve-se, então, especificar um rejunte impermeável e realizar o frisamento praticamente rente à placa cerâmica.