1. Argamassas de base cimentícia, onde o ligante principal é o cimento Portland, e que são denominadas como argamassas colantes.
2. Adesivos de base não cimentícia: são materiais adesivos cujos ligantes principais são as resinas sintéticas de alto desempenho. São também compostos de resinas orgânicas e cargas minerais e denominados em função do tipo de resina:
Os materiais de base epóxi ou resina furânica (sem cimento) freqüentemente apresentam propriedades superiores aos materiais à base de cimento (resistência química, perfeito assentamento). No entanto são necessários técnicas e materiais especiais para o assentamento e o custo, tanto do material como da aplicação, é mais alto que o assentamento com materiais à base de cimento. Após o preparo, a argamassa epóxi deve ser utilizada no prazo máximo de 50 minutos.
No Brasil, o tipo de argamassa mais difundido e utilizado é a argamassa de base cimentícia monocomponente, com diferentes tipos de aditivos, que necessita apenas a adição de água. As normas brasileiras para argamassa de assentamento referem-se às argamassas colantes monocomponentes.