Tolerâncias de execução - paredes externas e fachadas

Planeza: considerar irregularidades graduais, que não devem ser maiores que 3 mm em relação a uma régua de 2 m; e ressaltos de placas cerâmicas, que não podem superar 1 mm

Alinhamento das juntas de assentamento: em uma régua de 2 mm, alinhada a uma das faces das placas/juntas, não deve haver afastamento maior que 1 mm entre as bordas de placas cerâmicas.

Aderência: realizar ensaio de aderência após cura de 28 dias. Em pelo menos seis determinações, quatro valores devem ser iguais ou maiores a 0,3 MPa.

O controle de aceitação da execução de fachadas deve verificar a área do tardoz ocupada por argamassa ou adesivo, logo depois de assentada. Este controle deve ser feito periodicamente (pelo menos 4 vezes ao dia para cada colocador).

"... recomenda-se que, se a área ocupada for inferior a 80% da superfície das peças - em duas amostragens seguidas de três peças, em uma área de 100m2 - se deve rever os procedimentos e/ou as especificações dos materiais, adotando, se for o caso, a técnica de dupla colagem." (MEDEIROS, 1999)