Expansão por umidade

A expansão por umidade ocorre com maior freqüência em lugares com altos índices de umidade, como banheiros, piscinas, saunas; significa o aumento nas dimensões da peça cerâmica em função da absorção da umidade pelas partículas de argila - quando estas estão mal moídas ou sinterizadas - (NBR 13818-J). A expansão por umidade está diretamente relacionada ao processamento de fabricação.

"Esta é a característica tecnológica que melhor permite avaliar a qualidade da massa cerâmica. Quando a queima é parcial, feita em temperatura insuficiente, feita em tempo rápido demais ou a moagem é grosseira, a reação cerâmica é incompleta e o produto apresenta expansão por umidade que pode produzir gretagem ou estufamento (...) o limite recomendado por norma é de 0,6 mm/m".(CCB, 1995 - disquete).

A expansão é freqüentemente a maior responsável pelo descolamento das peças, agindo isoladamente ou em conjunto com outros fatores, como a ausência de juntas de assentamento, por exemplo. Contrariamente ao que normalmente se pensa, a expansão por umidade, e não a absorção de água, é a característica crítica em termos de umidade.