Residencial, público, industrial ou especial?

Em uma residência há locais de exigências mínimas, como paredes e pisos de quartos, ao mesmo tempo em que há ambientes de maior cuidado, como áreas externas e fachadas. Mesmo o ambiente mais exigente de uma residência não pode ser comparado ao uso público ou industrial, que apresenta solicitações muito superiores.

No uso público e comercial, o tráfego intenso é a principal característica. É importante observar a resistência à abrasão, a carga de ruptura e a resistência a manchas (esta última tanto para piso quanto para parede). É necessário observar também o coeficiente de atrito para pisos em áreas externas, escadas, rampas e entradas.

Os ambientes industriais solicitam ainda mais do revestimento cerâmico - no mínimo, características de uso público reforçadas com algumas outras exigências. Deve haver maior preocupação com a resistência ao ataque químico industrial e carga de ruptura. De forma geral, deve-se considerar também facilidade de limpeza e manutenção, coeficiente de atrito, baixa absorção de água e espessura plena.