DESCRIÇÃO: Logo após o assentamento, percebe-se que o revestimento cerâmico é esteticamente diferente do esperado. Este pode ser um aspecto subjetivo, na medida em que é uma sensação do usuário. Mas também o revestimento pode ser objetivamente diferente daquele escolhido na compra.
CAUSA: Com relação às diferenças 'subjetivas', são aspectos complexos e difíceis de definir. A escolha da placa cerâmica é quase sempre realizada pela visualização de um painel ou placas isoladas, que reproduz uma porção bastante limitada da superfície, diferente de quando assentada, com a luminosidade, rejunte, decoração etc.
Sobre as diferenças reais de tonalidade, em geral ocorrem por falhas no processo de queima da cerâmica, que tem direito a uma tolerância de 5% na diferença de tonalidade. Pode acontecer duas situações: compra de um produto de primeira qualidade e recebimento de um produto de qualidade inferior; ou o produto adquirido, vendido como de primeira qualidade não atende aos requisitos de especificação, sendo, neste último caso, considerado um produto defeituoso.
PREVENÇÃO: Deve haver um controle rigoroso antes do assentamento. É necessário checar os revestimentos, verificando se a qualidade comprada confere com a recebida e se as diferenças de tonalidade estão dentro dos limites aceitáveis.