As argamassas para rejunte são constituídas basicamente de cimento Portland, areia silicosa de granulometria controlada e aditivos. Os aditivos têm a função de alterar ou ajustar as propriedades dos rejuntes e são utilizados com as seguintes finalidades: melhorar a trabalhabilidade, aumentar a adesão e a aderência, aumentar a capacidade de absorver deformações (resiliência) e promover repelência à água.
A argamassa deve ter boa trabalhabilidade, baixa retração e boa aderência às bordas das juntas de assentamento (ou bordas das placas). Após o assentamento, as juntas devem permanecer estanques para permitir a durabilidade da aderência das placas ao substrato (ciclos de molhagem-secagem podem ocasionar descolamento).
"As argamassas industrializadas para rejuntamento são em geral resistentes à ação da umidade e ciclos de congelamento. Entretanto esses materiais não devem ser considerados impermeáveis, embora o uso de aditivos possa modificar suas propriedades para que sejam mínimas as possibilidades de passagem da água por capilaridade e por difusão de vapor... apenas as argamassas à base de resina epóxi podem ser consideradas impermeáveis".(MEDEIROS, 1999, p.126).
Os rejuntes devem apresentar as seguintes características e propriedades: