DEFEITO: Alteração na cor

DESCRIÇÃO: É um defeito essencialmente estético, onde a porosidade da base contribui para o seu agravamento. Esse defeito é originado no próprio sistema, ocasionando uma alteração da cor, geralmente puxando para o escuro. Em revestimento não esmaltado a alteração ocorre na superfície e, em esmaltados, no interior ou sob a camada de esmalte. Nestes casos, deve-se desconsiderar todos os problemas originados por abrasão ou ataque químico.

CAUSA: Esse defeito é causado pelo excesso de água nas camadas inferiores ao revestimento (provocados por qualquer tipo de infiltração ou quebra de instalação hidráulica). Na maior parte dos casos, resolvido o problema original, a alteração da cor desaparece, voltando à coloração original. Esse problema pode ser acompanhado pelo aparecimento de eflorescências, já que a presença de água é uma das condições para esse fenômeno; nesse caso, as conseqüências são mais duradouras.

PREVENÇÃO: Na fase de projeto, planejar a execução da base incluindo uma camada de impermeabilização, garantindo camadas impermeáveis e estanques e utilizar argamassas de qualidade assegurada.

Deve-se excluir causas acidentais como infiltrações, que nem sempre podem ser prevenidas ou detectadas com antecedência.