Classificação de defeitos - segundo o tipo

PALMONARI, TIMELINE (1989) classificam os defeitos em duas categorias principais:

1. Defeitos superficiais

Defeitos que envolvem, exclusiva ou principalmente, a superfície dos revestimentos cerâmicos.

São defeitos decorrentes da degradação da superfície cerâmica. Estes defeitos estão intimamente ligados a problemas da placa cerâmica. Quase sempre esses defeitos são de caráter apenas estético, mas podem também prejudicar a funcionalidade da superfície, apresentados a seguir.

2. Defeitos do sistema construtivo

Pode-se dizer que são problemas mais graves e mais difíceis de diagnosticar que os superficiais. Mais graves porque não envolvem apenas a placa cerâmica, e sim diversos tipos de materiais que compõem o sistema multicamadas de revestimento cerâmico. Mais difíceis de diagnosticar, em função de abranger todas as camadas e materiais anteriores à placa cerâmica. Esses defeitos prejudicam a funcionalidade da superfície cerâmica, podendo afetar também o aspecto do revestimento.

Esse tipo de defeito compreende todos os problemas advindos do sistema construtivo, que provocam, em última instância, algum tipo de degradação no revestimento cerâmico. Esses defeitos prejudicam, de alguma forma, a estrutura de apoio, a liga entre as diversas camadas ou a coesão mecânica interna de uma ou mais camadas. Alguns desses defeitos: