Procedimentos de rejuntamento - pisos internos e externos

Deve ser realizado três dias após o assentamento, com uso de pranchas de madeira para trafegar. É indicado fazer o teste de percussão, para verificar se alguma placa precisa ser recolocada. Utilizar argamassa para rejuntamento industrializada.

Em rejuntamento, igualmente à argamassa colante, é recomendado trabalhar pequenas áreas de cada vez, limpando e dando o acabamento final.

Antes de executar o rejuntamento, realizar o teste em uma placa isolada e verificar se o material mancha a placa cerâmica. Caso isto ocorra, deve-se impregnar a superfície com cera incolor, cera de carnaúba ou fita adesiva nas bordas, antes de realizar o rejuntamento.

Em revestimentos porosos e não esmaltados , devido ao grau de aderência e pigmentação da argamassa de rejuntamento , deve-se fazer a aplicação somente nas juntas, com o máximo cuidado, sob pena de dificultar a tarefa de limpeza final na superfície da placa cerâmica.

  1. As juntas devem estar limpas, sem resíduos ou poeiras e devem ser levemente umedecidas com uma broxa;
  2. O material deve ser aplicado em excesso com o auxílio de uma desempenadeira ou espátula de borracha ou rodo, diagonalmente às juntas, preenchendo-as completamente;
  3. O rejunte deve secar por cerca 15 a 30 minutos;
  4. Realizar o frisamento do rejunte utilizando um pedaço de mangueira, adequado à largura das juntas ou frisadores disponíveis no mercado;
  5. O excesso deste material deve ser removido com uma vassoura macia;
  6. Limpar as placas com uma esponja de borracha macia, limpa e úmida e finalizar com um pano ou estopa limpa e seca.

Ao utilizar rejuntamento com argamassa epóxi (após o preparo, o rejuntamento epóxi deve ser utilizado no prazo máximo de 50 minutos), este deve ser realizado aos poucos, em pequenas áreas, utilizando uma desempenadeira de borracha ou pistola de aplicação, possibilitando a limpeza antes do endurecimento completo do material. A limpeza deve ser realizada com água morna, após 30 minutos da aplicação.