DESCRIÇÃO: Ambos os casos são fissuras que se formam na superfície da peça. A gretagem apresenta-se através de várias microfissuras (parecendo um fio de cabelo), em forma de círculos irregulares ou formando uma teia de aranha. A gretagem ocorre apenas na superfície esmaltada da peça, ficando o corpo cerâmico inalterado (só ocorre em esmaltados). Em relação às trincas, as microfissuras formadas atingem o esmalte e o corpo cerâmico, podendo ocorrer em esmaltados e não esmaltados. Diferencia-se da gretagem, por formarem, na maioria dos casos, linhas quase retas, sendo uma trinca por peça.
Ambos os defeitos provocam deficiências estéticos e funcionais, comprometendo a impermeabilidade da peça e provocando o acúmulo de sujeira dentro das microfissuras, dificultando a manutenção da higiene.
CAUSA: A gretagem pode ser ocasionada pela má qualidade da peça cerâmica, ou pelas tensões atuantes na placa entre a base e o esmalte, após o assentamento, causadas por dilatação térmica ou expansão por umidade.
A trinca é um defeito de fabricação, que, na maioria das vezes é imperceptível. Por isso, as peças com trinca que deveriam ser rejeitadas durante a classificação, passam para a comercialização. Quando assentadas, devido às movimentações do sistema, logo apresentam o problema. Há também outra possibilidade para o aparecimento de trincas, quando a cerâmica é assentada em uma superfície que teve grande retração durante a maturação, o que pode acarretar tensões suficientes para gerar trincas.
PREVENÇÃO: Especificar produtos de qualidade garantida. Deve-se tomar cuidado na fase de especificação, construtiva (realizar uma impermeabilização adequada) e de assentamento (planejar juntas de assentamento e movimentação suficientes para absorver deformações, evitando esforço da placa).
"Na maioria dos casos, a gretagem é causada pelo desacordo entre a dilatação térmica do esmalte e da base. Isto significa que, sob certas condições envolvendo variações de temperatura, o esmalte está sujeito a tensões suficientes para causar a fissura. Outra causa, a mais freqüente, é a expansão por umidade, também conhecida como gretagem retardada. O corpo cerâmico, quando em contato com umidade, volta a se reidratar (as moléculas de água são incorporadas na sua composição) aumentando de tamanho e provocando igualmente tensões no vidrado e tem, como conseqüência, a gretagem. Esse tipo de gretagem ocorre após certo tempo de assentamento." (PALMONARI, TIMELINE, 1989)