Fachadas

O limite da NBR 13755 para placas em fachadas: 400cm2 e espessura de 15mm. Segundo MEDEIROS 1999, placas com dimensões de até 30x30cm e peso aproximado de 20Kg/m2 não causam maiores problemas. A maioria das normas e códigos não apresenta informações sobre assentamento de placas cerâmicas de grande dimensão em fachadas.

É preferível que as placas apresentem garra reentrante no verso da peça, ‘rabo de andorinha’, seja mono -orientado ou poli orientado.

Peças de grés porcelanato exigem maiores cuidados para o assentamento (argamassa especial ou fixação mecânica) Em peças maiores que 20 x 20 cm utilizar argamassa específica para o produto. Grandes formatos devem ser assentados com fixação mecânica (grapas ou suportes) em vez de colagem.

Pontos importantes

Juntas

Considerar sempre as juntas estruturais e de movimentação, usando-as como elemento decorativo dos panos de fachada.

É necessário posicionar juntas de movimentação horizontais (espaçadas a cada pé direito, próximas ao encunhamento da alvenaria) e verticais a cada 6 m.

Executar juntas perimetrais ao redor de elementos da fachada (janelas, portas, caixas de ar condicionado) e entre materiais diferentes para evitar acumulo de tensões.

Realizar juntas de quinas em volta de ângulos salientes ou recuados, entre panos revestidos com cerâmica.