Outras características

As características a seguir não são contempladas nas Normas Brasileiras para Argamassa colante, mas, pela sua importância, devem ser consideradas:

Preenchimento do verso (‘capacidade de molhamento’)

É a capacidade do cordão, de molhar (preencher) o verso da peça. É uma característica ligada ao tempo em aberto. Para um bom assentamento, é sempre necessário que 95% do verso da placa esteja preenchido com argamassa colante após o assentamento. A medida em que o tempo em aberto vai diminuindo, o preenchimento no verso também diminui.

Deformabilidade transversal

Avalia a deformabilidade da argamassa, se elas são mais rígidas ou flexíveis - esforços de cisalhamento. Significa a capacidade da argamassa colante endurecida de ser deformada por forças que atuam entre a placa cerâmica e a superfície de fixação, sem que ocorra uma perda de adesão significativa. É uma característica importante para a escolha da argamassa, principalmente em revestimentos externos, por estarem sujeitos a mudanças de temperatura, ação de vento e similares. Nesses casos, é essencial que o especificador e o assentador tenham informações sobre a deformabilidade/ flexibilidade para fazer a escolha correta da argamassa colante.

Resistência a agentes agressivos

Mesmo estando sob os revestimentos cerâmicos, em casos bastante particulares, como em uma indústria de laticínios, por exemplo, as argamassas para assentamento devem resistir aos ácidos e álcalis ou agentes agressivos diversos. Em geral, as argamassas mais indicadas para estes ambientes são as argamassas de epóxi, sem a presença de cimento, mas existem outros materiais também adequados para este fim. Como são produtos para uso especial, sempre que houver necessidade de utilizar argamassas resistentes a ambientes agressivos, recomenda-se consultar o fabricante do produto para obter maiores informações sobre características e limitações desses materiais em relação aos agentes agressivos com os quais terão contato.