DESCRIÇÃO: Aparecimento de fissuras ou trincas em linha reta ou curva, ao longo de várias peças seguidas, envolvendo não só a placa cerâmica, mas também todas as camadas inferiores, conseqüência de estados de tensão na superfície cerâmica. As peças não apresentam som oco nem se desprendem da base. Os efeitos são estéticos e funcionais, na medida em que o sistema revestimento perde sua função de estanque e impermeável.
CAUSA: Esse defeito é resultado de tensões transmitidas à superfície cerâmica através das camadas inferiores. Para o aparecimento desta patologia, algumas situações são necessárias: base de assentamento muito forte, rígida (base de cimento); estrutura facilmente deformável, capaz de suportar pressões; estrutura com mobilidade ou capacidade de ceder em certas direções; estrutura sob tensão. Essas situações provocam o aparecimento de fissuras na base do revestimento (contrapiso ou alvenaria) que afloram na superfície do revestimento cerâmico. As fissuras do revestimento cerâmico são apenas o prolongamento das fissuras da estrutura. Um projeto de juntas mal executado pode contribuir para o agravamento do defeito.
Todos os casos descritos são resultado de erro nos serviços de base (projeto, planejamento ou execução) mas, em geral, são muito difíceis de diagnosticar pela dificuldade de se obter as informações do projeto estrutural, hidráulico, traços de argamassa utilizados etc.
PREVENÇÃO: O fabricante deve garantir um revestimento com dilatação térmica e expansão por reidratação (Expansão por umidade) dentro dos limites de norma. A base do revestimento deve ser elaborada de acordo com um projeto cuidadoso, prevendo juntas de movimentação e estruturais nos locais necessários e aguardando os tempos de cura de cada camada. É preciso tomar cuidados durante o projeto de revestimento cerâmico (projeto de juntas de assentamento, movimentação e dessolidarização), planejamento (evitar assentamento prematuro, utilização de argamassa e rejunte flexível) e assentamento (não assentar com camada muito fina em bases rígidas).