Público & Comercial Quadra Esportiva (externa)  
 
O revestimento de quadras esportivas utilizando placas cerâmicas para piso não é o mais indicado, havendo materiais específicos e apropriados para este tipo de uso. Ainda assim, são apresentadas a seguir as especificações para parede (sem restrição para este tipo de uso) e também para piso (caso, por qualquer motivo, seja necessário utilizar o revestimento cerâmico).

 

Características - todos os usos
Análise visual 95% sem defeitos
Características Geométricas Dentro da tolerância
Classe de absorção de água 0 a 10%
Carga de ruptura Maior ou igual a 1000 N
Resistência à abrasão superficial Maior ou igual a 5
Resistência à abrasão profunda Alta
Resistência ao gretamento Não gretar
Expansão por umidade Menor ou igual a 0,06%
Resistência ao risco (Dureza Mohs) Maior ou igual a 4

Resistência a manchas Maior ou igual a 5
Resistência ao ataque químico - usos domésticos (baixa concentração) Maior ou igual a 'A'

Características - uso específico
Resistência ao congelamento *(1)
Resistência à dilatação térmica -
Resistência ao choque térmico -
Resistência ao escorregamento Maior ou igual a 0,4
Resistência ao impacto Exigido

Resistência ao ataque químico - uso industrial (alta concentração) -
Resistência ao chumbo e cádmio
solúveis
-

 

ARGAMASSA COLANTE
    Argamassa colante de grande aderência e com propriedades flexíveis. Deve ser resistente à compressão, às deformações e a cargas pontuais. Utilizar preferencialmente argamassa à base de epóxi.

REJUNTE
    Rejunte industrializado aditivado com látex ou epóxi. O rejunte deve ser flexível, impermeável, com alta limpabilidade e antifungo. É necessário que o material seja resistente às deformações e a produtos químicos em geral, devendo apresentar alta resistência mecânica e à abrasão. Deve manter a sua cor inalterada no decorrer dos anos.

PONTOS IMPORTANTES
    A incidência de cargas estáticas ou dinâmicas, choques, desgastes e fricção de limpezas exigem muito do revestimento cerâmico.
A presença de terra, areia e outras sujeiras, do próprio ambiente e nas solas dos sapatos, pode riscar ou estragar com maior intensidade o piso cerâmico. É importante dispor capachos nas (nas entradas ou no perímetro dos ambientes) ou utilizar faixas de cerâmicas com alta resistência ao escorregamento, para limpar a sujeira dos sapatos. (VER DETALHE). Essa diversidade de materiais, cores e texturas pode ser utilizada como elemento arquitetônico.
Para evitar a formação de trilhas de circulação, deve-se utilizar, preferencialmente, placas cerâmicas sem esmaltar com espessuras maiores possíveis.
Áreas de circulação, quando externas, devem ser resistentes ao escorregamento. Utilizar pisos cerâmicos com Resistência ao escorregamento superior a 0,7 (segurança de pedestres).
Exigir ensaio de resistência ao impacto (NBR 13818 - Q) para absorver choques e quedas.
O contrapiso deve estar completamente compactado. Eventuais problemas de ruptura estão diretamente ligados à sua deformação.
Em áreas externas, placas de cores escuras absorvem mais os raios solares, aquecendo. Recomenda-se utilizar cores claras.
O sistema de impermeabilização deve ser eficiente e promover a estanqueidade.
*(1) Em locais sujeitos a geada, utilizar placas com absorção entre 0 a 6% e, em locais sujeito a neve, adotar limite de 3%.