DESCRIÇÃO: Defeito que ocorre em pisos, industriais ou públicos, quando sujeitos à pressão de cargas muito pesadas, caracterizado pelo aparecimento de rachaduras retas ou curvas nos cantos das peças, em direção ao centro, podendo soltar alguns pedaços da placa. Tem graves efeitos estéticos e funcionais, com perda da impermeabilidade.
CAUSA: O revestimento não consegue suportar o esforço ao qual foi submetido, por problemas de planejamento ou projeto: escolha de um revestimento com características de espessura, resistência mecânica e porosidade insuficientes; escolha de argamassa de assentamento com resistência de aderência inadequada.
As possibilidades anteriores consideram que a placa e todos os outros materiais estejam nos padrões exigidos em norma. Esse defeito pode ocorrer, também, por erro no assentamento, pela ausência de uma superfície plana ou erro na fixação da placa cerâmica, apresentando quinas fora do plano, má qualidade dos rejuntes, condições inadequadas para que a peça se mantenha bem fixada à base de colocação ou uso precipitado da superfície, antes do término das reações da argamassa e rejunte.
PREVENÇÃO: Alguns cuidados especiais: escolher placas compactas com baixa absorção e mais espessas e argamassa de assentamento com adesão adequada ao uso. Executar a base de assentamento no nível. Projetar juntas de assentamento e juntas de movimentação. Deve-se observar todos os processos de assentamento, assegurando sua boa execução e não utilizar o piso, até a cura da argamassa colante (em ambientes industriais ou públicos, pode chegar a 30 dias).