Prumo da superfície

Também chamada de enchimento ou regularização, esta camada só deve ser executada se a espessura necessária para corrigir irregularidades ou chegar a determinado posicionamento precisar ser maior que 25mm; do contrário, necessita-se apenas do próprio emboço.

O traço recomendado varia de 1:1:6 até 1:2:9 de cimento, cal hidratada e areia média úmida, podendo conter aditivos para implementar a aderência, ou com função impermeabilizante.

A aplicação deve ser feita com energia sobre o chapisco levemente umedecido, em seguida a argamassa deve ser desempenada e sarrafeada, deixando um acabamento áspero. É necessário aguardar 7 dias para secagem, tempo onde 60 a 80% da retração acontece.

Deve-se estabelecer as juntas de movimentação com argamassa ainda fresca. Para isso, utiliza-se um frisador (para cortar a argamassa em toda a sua espessura) alinhado a uma régua (de alumínio), antes ou logo após desempenar.

  1. Caso, por algum motivo construtivo, a argamassa supere, mas não excessivamente, a espessura de 25mm, deve-se inserir uma tela metálica de malha quadrada de 5x5cm com fio 16 BWG (1,6 mm aproximadamente), chumbada na estrutura suporte em 4 pontos por m2 e 3 pontos por metro linear, transpassando cerca de 10 cm nas emendas. A tela deve ser colocada na metade da espessura da camada e precisa estar completamente coberta pela argamassa para evitar corrosão;
  2. Em caso de correções maiores, superiores a 30mm, a argamassa deve ser executada em camadas sucessivas e superpostas - de até 25 mm cada - quantas forem necessárias, em diferentes etapas, respeitando um período de 7 dias de cura da camada anterior.