DESCRIÇÃO: São pequenas diferenças de altura em peças vizinhas. Este desnivelamento danifica a aparência da superfície e provoca, posteriormente, outros defeitos, como lascamento e abrasão precoces, em função dessas superfícies estarem mais expostas ao desgaste e ao impacto mecânico.
CAUSA: Pode haver duas razões: assentamento incorreto, com batidas insuficientes ou contrapiso não plano; ou falta de qualidade do revestimento, quando este apresenta defeitos dimensionais (curvatura e empenamento) maiores que os exigidos em norma.
PREVENÇÃO: É necessário comprar produtos com qualidade assegurada, respeitando os limites de curvatura e empeno descritos em norma (no assentamento, o ressalto entre placas vizinhas não pode ultrapassar 1 mm). O contrapiso ou emboço devem respeitar o limite de planeza. As irregularidades graduais não devem ser superiores a 3 mm na régua de 2 m.
Deve-se contratar uma mão de obra qualificada para o serviço. Caso haja dificuldade de alinhar as peças e obter uma superfície plana, recomenda-se assentar as peças com juntas de assentamento mais largas. Esse procedimento ameniza os efeitos desse tipo de imperfeição.