As placas cerâmicas para revestimento apresentam atualmente uma abundância de designs diferenciados. Cores, tamanhos e formas são elementos que compõem um projeto de revestimento cerâmico. A textura e o acabamento da superfície (polido, brilhante, acetinado, rústico, granilhado etc.) também podem ser utilizados como elemento de composição.
O assentamento em paralelo é indicado em ambientes absolutamente dentro do esquadro, pois este tipo de paginação ressalta problemas desta natureza. O assentamento diagonal disfarça problemas de esquadro, sendo indicados quando o ambiente apresenta algum tipo de deficiência neste sentido. A mistura de assentamento paralelo e diagonal pode trazer resultados estéticos bastante agradáveis, podendo misturar faixas e peças complementares.
A escolha da cor do rejunte também influencia na aparência e no resultado final. O rejunte pode ser um importante elemento na composição, junto com os revestimentos. A escolha das cores, tanto para as placas cerâmicas como para os rejuntes, determina a aparência de um ambiente. O uso de rejuntes na mesma tonalidade das placas cerâmicas proporciona um visual uniforme. Rejuntes com cores contrastantes em relação às placas cerâmicas enfatizam as posições e os padrões formados pelo revestimento cerâmico. Quanto mais contrastante for a cor da placa e do rejunte, maior a possibilidade de perceber os defeitos das peças e do assentamento. A combinação desses elementos nos revestimentos cerâmicos faz de cada instalação um projeto de um ambiente único.
Muitos arquitetos já descobriram essa alternativa de criar fachadas com composições cerâmicas, utilizando este material não apenas como proteção do edifício, mas também como elemento marcante na concepção do projeto de arquitetura.