Há quatro métodos para assentar revestimentos cerâmicos. A escolha de cada um deles depende das condições da superfície a ser revestida assim como do tipo de solicitação do ambiente.
Método convencional ou tradicional: o assentamento é executado com argamassa fresca comum de cimento Portland e areia, onde a pasta de cimento é o adesivo entre a placa e o substrato;
Método com argamassa colante: esse método utiliza argamassa pré - dosada, acrescida de aditivos, espalhada através de desempenadeira denteada, o que facilita o trabalho e melhora o desempenho do assentador;
Método de colagem, utilizando colas orgânicas constituídas de resinas+solventes;
Método com fixação mecânica, sem a utilização de argamassa ou outro tipo de cola. As placas são fixadas através de braçadeiras e parafusos e afixadas no edifício. São mais utilizadas em fachadas com placas de grandes dimensões.
Atualmente, o uso do método tradicional vem sendo rapidamente abandonado, sendo substituído pelo método com argamassa colante - tipo de assentamento mais utilizado no Brasil -, que possibilita procedimentos de trabalho mais eficientes, aumenta a produtividade e permite um ambiente de trabalho mais limpo; no entanto, alguns pedreiros ainda insistem em utilizar o método convencional. Há também os métodos empregando colas orgânicas constituídas de resinas+solventes e assentamento com fixação mecânica só utilizados em casos especiais.