O uso de selantes em ambientes internos em geral não apresenta problemas quanto à durabilidade, pois ficam protegidos de agentes atmosféricos e são solicitados com menor intensidade (menor movimentação da estrutura e das juntas). Em locais externos, esses materiais são mais solicitados, pois os agentes atmosféricos (gases, chuvas, radiação) podem causar pequenas fissuras, rachaduras e enrugamento superficial. Esses problemas podem provocar a perda da aderência e estanqueidade do selante. O mesmo pode acontecer em ambientes internos agressivos.
Os selantes devem apresentar estanqueidade, serem altamente deformáveis e permitir manutenção da integridade ao longo do tempo. Em ambientes externos ou de alta umidade, é necessário resistir ao crescimento de fungos e musgos. Devem acomodar movimentações sem perder a aderência às laterais das juntas, suportar várias condições de exposição, ação da água, radiação ultravioleta, sem perder sua integridade e, em ambientes externos ou agressivos, o material deve resistir aos agentes agressivos atmosféricos e/ou químicos mantendo suas propriedades e sua coloração inalterados.
Selantes de silicone e poliuretano não exigem imprimação prévia para sua aplicação, o que significa menos uma tarefa na obra.