Limpeza ao finalizar a instalação

Restos de cimento e sais podem ser removidos com o uso de saponáceo cremoso e, em casos mais graves, com a aplicação de soluções ácidas diluídas, utilizadas sempre com muito cuidado e moderação. Utilizar ácido muriático/ clorídrico diluído em água (proporção 1:10). Já existem produtos comerciais específicos para realizar esta limpeza. Deve-se ter cuidado para não utilizar ácidos exageradamente fortes - altas concentrações ou ácido fluorídrico - e sabões abrasivos, sobre superfícies brilhantes - sapólios. É importante salientar que o cimento, em contato com o ácido muriático em maiores concentrações, reage formando sais de cor branda e altamente solúveis em água. Eflorescências podem ser provenientes da limpeza incorreta de revestimentos cerâmicos.

Observar as seguintes recomendações:

  1. Esperar a secagem da argamassa, antes da limpeza, pois o ácido pode reagir com a argamassa molhada, deteriorar as juntas e/ou depositar compostos insolúveis sobre o revestimento;
  2. É conveniente molhar a superfície com água limpa, antes de qualquer tratamento químico, para evitar a absorção desses elementos, e enxaguar imediatamente após o tratamento;
  3. Estas operações devem ser realizadas por profissional competente, com utilização de luvas, e levando sempre em conta as recomendações do fabricante.

Atualmente já existem no mercado brasileiro produtos específicos para limpeza e manutenção de revestimentos cerâmicos, substituindo sabões tradicionais e o uso de ácidos.