DESCRIÇÃO: O aparecimento de mofos ocorre por formações de fungos esbranquiçados ou esverdeados que se desenvolvem, principalmente, em revestimentos não esmaltados, em geral porosos e em ambientes úmidos. A eflorescência é uma mancha de sais solúveis, de cor esbranquiçada, que aparece na superfície cerâmica. Inicialmente esse defeito aparece sob a forma de uma substância viscosa e, quando seca, forma um pó esbranquiçado aderido à superfície cerâmica. Procede-se a limpeza mas, depois de alguns dias, o fenômeno volta a acorrer
Uma causa constante do aparecimento de eflorescência é a realização da limpeza de revestimentos cerâmicos com ácidos em alta concentração, sem posterior lavagem.
CAUSA: No caso do mofo, a cerâmica serve apenas como base para o crescimento dos microorganismos já existentes no ambiente; sendo assim, a origem do problema é externa ao sistema de revestimento.
Diferente do mofo, a eflorescência é conseqüência de problemas no sistema construtivo. Três condições são imprescindíveis para o seu aparecimento: a presença de sais solúveis nos materiais utilizados (grande parte desses sais está presente no cimento, podendo existir também na areia e na própria cerâmica); a existência de água ou umidade (conseqüência de infiltrações do solo, vazamentos ou advindas da própria argamassa de assentamento) capaz de dissolver os sais e a presença de pressão hidrostática ou evaporação para transportar os sais para a superfície (pelo próprio revestimento, quando poroso, ou através do rejunte). Se algum desses fatores não existir, a eflorescência não acontece.
PREVENÇÃO: Em relação aos mofos, o cuidado deve estar na hora de especificar, escolhendo, para ambientes úmidos, revestimentos com baixa absorção e esmaltados. Quanto à eflorescência, é necessário eliminar uma das condições para o seu surgimento. A condição mais fácil de eliminar é a água; portanto, deve-se planejar a execução de uma impermeabilização eficaz e realizar ensaios com as tubulações (antes do assentamento), para atestar estanqueidade. Sempre executar assentamento pelo método com argamassa colante, que envolve menos água. Para que não haja problemas de eflorescências, através da limpeza com produtos químicos, deve-se proceder a limpeza com água morna e detergente neutro. Já existem produtos comercializados em lojas de materiais de construção que são indicados para amenizar os efeitos da eflorescência.