Camada niveladora ou regularização

Esta camada só deve ser executada quando, para alcançar a cota prevista, for necessária uma camada superior a 25mm; caso contrário, executa-se apenas o contrapiso. Tem a função de corrigir caimentos ou regular a base, quando a espessura do contrapiso é insuficiente. Após a regularização, pode-se aplicar o contrapiso ou uma outra camada intermediária. Quando necessário ou previsto, os caimentos podem ser realizados nesta etapa.

O traço recomendado para a regularização é 1:6 de cimento e areia média úmida, apresentando espessura entre 10 a 25 mm. Essa argamassa deve ser estendida e, em seguida, desempenada e sarrafeada, deixando um acabamento áspero, segundo o modo de execução.

A durabilidade de um piso depende da perfeita aderência da camada niveladora à base de concreto. Esta aderência entre as camadas é proporcionada pela ponte de aderência alcançada através de (1) uma pasta de cimento e areia média no traço 1:1 lançada sobre base ou camada niveladora, imediatamente antes da execução do contrapiso, e espalhada energicamente com vassouras de pelo duro ou (2) pelo espalhamento, com auxílio de uma peneira, de 0,5 Kg de cimento sobre a base umedecida.

  1. Caso, por algum motivo construtivo, a argamassa supere, mas não excessivamente, a espessura de 25mm, deve-se inserir uma tela metálica de malha quadrada de 5x5cm com fio 16 BWG (1,6 mm aproximadamente), chumbada na estrutura suporte em 4 pontos por m2 e 3 pontos por metro linear, transpassando cerca de 10 cm nas emendas. A tela deve ser colocada na metade da espessura da camada e precisa estar completamente coberta pela argamassa para evitar corrosão;
  2. Em caso de correções maiores, superiores a 30mm, a argamassa deve ser executada em camadas sucessivas e superpostas - de até 25 mm cada -, quantas forem necessárias, em diferentes etapas, respeitando um período de sete dias de cura da camada anterior e realizando sempre uma ponte de aderência entre as camadas.

Para a execução da camada intermediária posterior ao contrapiso, é necessário aguardar sete dias, tempo onde 60 a 80% da retração acontece, diminuindo assim os efeitos negativos de movimentação da estrutura.

É necessário prever as juntas de movimentação e dessolidarização, preenchendo-as com elementos removíveis como ripas de madeira ou elementos permanentes de enchimento como tiras de poliuretano expandido (tarugos).