Placas cerâmicas aplicadas em painéis pré-fabricados

Esta inovação trata do fornecimento de painéis de concreto pré-moldados, com placas cerâmicas já assentadas, para uso em fachadas. Neste caso, a obra deve ser altamente racionalizada e permitir o encaixe perfeito do painel. A vantagem deste tipo de tecnologia é que há economia de tempo no cronograma e dos custos de mão de obra, uma vez que as placas cerâmicas já vêm assentadas e rejuntadas.

As placas são ‘assentadas’ não com uso de argamassa colante; são aderidas diretamente ao concreto, na forma. As placas cerâmicas são arrumadas na forma metálica, o que garante a planaridade das placas (em geral as peças cerâmicas estão agrupadas, unidas por elementos plásticos ou por telas), com a parte visível para baixo, e as juntas são protegidas com fitas adesivas para que o concreto não penetre nas mesmas. É necessário controlar o nível de umidade das peças cerâmicas, uma vez que este fator garante a aderência da cerâmica ao painel. Realiza-se, então, a armação da peça e o concreto é despejado.

Este tipo de ‘assentamento’ tem a desvantagem de não apresentar características flexíveis, mas, até o momento não houve problemas com o sistema. Após a secagem, a peça é colocada na vertical e o rejunte é aplicado. A placa de concreto fica pronta e acabada, com as peças cerâmicas assentadas e rejuntadas.

O painel de concreto deve manter um contorno sem peças assentadas, de forma que haja uma proteção de concreto em volta do painel, e as peças cerâmicas são planejadas para somar um número inteiro, sem cortes.