DESCRIÇÃO: Manifestam-se através de manchas, descoloração e redução do brilho na superfície cerâmica, ocorrendo em geral em áreas isoladas. Este problema acontece em conseqüência da ação corrosiva de substâncias agressivas que entram em contato com a superfície cerâmica. "...os efeitos do descoloramento e alteração de cor devido ao ataque químico podem ser confundidos com os efeitos de desgaste. Muitas vezes, de fato, as duas ações (ataque químico e desgaste) acontecem simultaneamente e, quando se tenta diagnosticar a causa, nem sempre é possível distinguir e avaliar as conseqüências de duas ou mais ações (...). O efeito por ataque químico é notado em zonas bem definidas, a mancha toma formato do líquido, pulverizado ou pingado sobre a superfície. Enquanto que o efeito da abrasão está uniformemente distribuído sobre a superfície, com os limites do ataque pouco definidos." (PALMONARI, TIMELINE, 1989)
CAUSA: Em geral, o defeito ocorre por desconformidade da placa cerâmica ou erro de especificação. No primeiro, caso é necessário confirmar se as placas cerâmicas estão de acordo com as características declaradas pelo fabricante e obedecendo aos limites de norma quanto à resistência ao ataque químico. Se a placa cerâmica está de acordo, o problema foi causado por erro na escolha do material. Há classes de resistência ao ataque químico para placas cerâmicas, existindo revestimentos de alta e baixa resistência. É responsabilidade do especificador avaliar o ambiente e escolher o produto correto para o uso e, se for o caso, solicitar ao fabricante informações que atestem a resistência da cerâmica a agentes específicos. Outra causa de problemas de ataque químico é o uso de produtos de limpeza demasiado fortes para a classe daquele revestimento cerâmico.
PREVENÇÃO: As precauções devem ser tomadas durante a fase de projeto, na escolha do sistema de revestimento. É necessário observar as condições de uso, freqüência e quantidade de material agressivo ao qual o revestimento cerâmico será submetido. Deve-se estar seguro que o revestimento será capaz de resistir às solicitações, sendo necessário especificar também argamassa e rejunte adequado (resistentes a agentes agressivos).
Como medida de precaução, deve-se manter a superfície cerâmica sempre limpa, evitando o acúmulo de sujeira e, assim, o uso de produtos químicos fortes para a limpeza.