DIMENSÃO NOMINAL (N): É a dimensão utilizada para descrever o formato do produto.
DIMENSÃO REAL INDIVIDUAL DE CADA PLACA (r): É a dimensão média dos quatro lados de uma placa cerâmica quadrada, ou de dois lados correspondentes de uma placa retangular.
DIMENSÃO REAL MÉDIA (R): É o tamanho médio de 10 placas.
DIMENSÃO DE FABRICAÇÃO (W): É a dimensão especificada para fabricação, com a qual a dimensão real deve estar conforme, dentro de tolerâncias que constam da Norma de Especificação.
CALIBRES: Os lados das placas cerâmicas são medidos e classificados pelo fabricante em faixas de dimensão denominados calibres, como o exemplo a seguir, de placas 200 x 200 mm.
197- 198 mm,
198- 199mm,
199- 200 mm.
MÓDULO (M): É a dimensão de fabricação W, acrescida da largura da junta (J).
MODULAÇÃO NO SISTEMA MÉTRICO: Ocorre quando a dimensão W, acrescida da junta J (isto é, o módulo M), apresenta valores métricos exatos.
FORMATO: Descreve a dimensão nominal N (10X10, 20X20, 30x30 cm).
TAMANHOS NÃO MODULADOS: São os formatos comumente produzidos, excluindo-se os baseados na modulação métrica.
ESPAÇADORES (saliências distanciadoras): São oito protuberâncias localizadas ao longo das bordas das placas. Quando duas placas são colocadas lado a lado, as saliências distanciadoras adjacentes separam as placas por uma distância não menor do que a largura especificada para a junta. As saliências distanciadoras são produzidas com uma espessura menor que as placas, de modo que as juntas possam ser preenchidas com rejunte, sem que as saliências permaneçam expostas.