• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.86.1997.tde-02022012-103316
Documento
Autor
Nome completo
Cássio Borrás Santos
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1997
Orientador
Banca examinadora
Sauer, Ildo Luís (Presidente)
Burani, Geraldo Francisco
Corrêa, Francisco
Título em português
Incorporação de Elementos do Planejamento Integrado de Recursos nos Estudos de Expansão do Setor Elétrico
Palavras-chave em português
energia
mecânica aplicada
Resumo em português
Neste trabalho são analisados os principais aspectos metodológicos envolvidos no planejamento da expansão do setor elétrico. O Planejamento Integrado de Recursos - PIR, é apresentado como metodologia de análise para a definição da melhor forma de planejar a expansão do setor elétrico. A partir do panorama atual do setor elétrico brasileiro descreve-se a metodologia de planejamento da Eletrobrás enfatizando: a configuração do sistema, os critérios, os resultados dos planos de expansão, a coordenação do planejamento e a conservação de energia. A constatação de divergências entre as previsões de mercado e o consumo verificado, restrições financeiras, além da busca da redução de custos e impactos ambientais serviram de motivação para análise da inserção de elementos do PIR no planejamento do setor elétrico brasileiro. A previsão de demanda de energia baseada em usos finais, a caracterização, avaliação e integração de recursos são os pontos mais explorados na análise do PIR. Apresenta-se o fator de efetividade de custo como a melhor figura de mérito para avaliar alternativas para geração e programas de conservação de energia conjuntamente. A necessidade de um planejamento regionalizado é vista como condição para alocação ótima dos recursos de oferta e demanda.
Título em inglês
Incorporating elements of integrated resource planning studies in the power sector expansion
Palavras-chave em inglês
applied mechanics
energy
Resumo em inglês
This dissertation analyses the main methodological aspects involved in the expansion planing of the Brazilian electric sector, using an alternative planing approach of integrated resources planning (IRP). The overview of the Brazilian electric sector, Eletrobras the Brazilian electric holding company -, planing methodology is described given emphasis to: conguration the system, criteria, and the results of expansion planning, coordination planning and energy conservation. Shortcomings of the actual planning methodology are evidenced by consistent differences between forecasts and actual consumption, nancial constraints, and the recent need to diminish environmental impacts and costs. Such considerations serve as a motivation for the introduction of an IRP approach, that focus on energy demand predictions based end- use of energy and the characterization, evaluation and integration of resources. Energy generation alternatives and energy conservation programs are evaluated using a cost effective factor. The main result of the thesis yields that a regional planning is a necessary condition to provide an optimal allocation of supply and demand resources.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
CassioBorras.PDF (6.34 Mbytes)
Data de Publicação
2012-02-02
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2021. Todos os direitos reservados.