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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.85.2020.tde-23122020-144543
Document
Auteur
Nom complet
Antonio Eustaquio Sirolli Ferreira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Couto, Antonio Augusto (Président)
Silva Junior, Wilson Carlos da
Vatavuk, Jan
Titre en portugais
Análise mecânica estrutural e viabilidade econômica na substituição de aços ARBL (alta resistência baixa liga) pela liga de alumínio 6082 em quadro de chassi de caminhão
Mots-clés en portugais
alumínio AA6082
caminhão
chassi
estrutura
quadro
Resumé en portugais
Na fabricação de quadros de chassi de caminhões os materiais predominantes são os aços ARBL (Alta Resistência Baixa Liga), que demandam ferramentais de estampagem de alto custo e complexidade de produção e operação, para se gerar os componentes que irão permitir a formação do quadro do chassi. As vantagens dos aços ARBL são o custo da peça final, resistência e ser de conhecimento amplo no setor de caminhões. O presente estudo visa avaliar um novo material nessa aplicação que é a liga de alumínio 6082, pelo processo de extrusão, o que pode reduzir os custos dos ferramentais bem como adicionar uma vantagem competitiva ao veículo por poder proporcionar maior capacidade de carga útil resultando em maior ganho por operação do veículo.
Titre en anglais
Structural mechanical analysis and economic feasibility in the replacement of HSLA (High Strength Low Alloy) steels by 6082 aluminum alloy in truck chassis frame
Mots-clés en anglais
aluminum AA6082
chassis
frame
structure
truck
Resumé en anglais
In the manufacture of truck chassis frames, the predominant materials are HSLA (High Strength Low Alloy) steels, which require high cost stamping tools and production and operation complexity, to generate the components that will allow the formation of the chassis. The advantages of HSLA steels are the final part cost, strength and being well known in the truck industry. The present study aims to evaluate a new material in this application which is the 6082 Aluminum alloy by the extrusion process, which can reduce tooling costs as well as add a competitive advantage to the vehicle by providing greater payload capacity resulting in higher gain per vehicle operation.
 
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Date de Publication
2020-12-29
 
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