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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.85.2021.tde-16062021-154737
Document
Auteur
Nom complet
Adalberto Rodrigues Sobreiro Junior
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Jury
Andrade, Delvonei Alves de (Président)
Freire, Luciano Ondir
Melo, Paulo Fernando Ferreira Frutuoso e
Titre en portugais
Desenvolvimento de um plano preliminar de descomissionamento de um navio com uma planta de potência nuclear embarcada
Mots-clés en portugais
descomissionamento
navios mercantes
usina nuclear móvel
Resumé en portugais
Para reduzir as emissões de gases do efeito estufa por navios mercantes, o emprego de energia nuclear seria uma opção viável, porém o descomissionamento traz custos elevados os quais impactam a viabilidade econômica. A experiência da Marinha Americana indica que o custo de um descomissionamento, depois de estabelecido um processo bem definido, é próximo de 25% do custo do reator, porém a experiência da Marinha Britânica, que protelou o descomissionamento, salienta um custo muito maior, ou seja, um bom planejamento reduz custos e atrasos. Portanto, é importante desenvolver uma boa política de reciclagem após a inativação do navio com uma usina nuclear. O objetivo deste trabalho é propor um método de descomissionamento para navios com propulsão nuclear através de pesquisas trazendo a experiência e feedback de outros países sobre esse assunto. Além de um processo enxuto de descomissionamento que atende as normas vigentes, este trabalho identificou requisitos de projeto e de base que trariam benefícios econômicos a um empreendimento nuclear. O potencial máximo de ganho com a adoção do método proposto e o atendimento dos requisitos identificados seria de 10,3% de economia sobre o preço da tarifa da energia vendida ao consumidor. No entanto, existem custos adicionais no projeto, cuja estimativa, às vezes, é de difícil obtenção.
Titre en anglais
Development of a preliminary proposal for a nuclear power-plant ship decommissioning
Mots-clés en anglais
decommissioning
merchant ships
mobile nuclear plant
Resumé en anglais
The use of nuclear energy would be a feasible option to reduce the greenhouse gases emission by merchant ships; however, decommissioning brings high costs, which affect the economic feasibility. The experience from US Navy indicates that the decommissioning cost, after the establishment of a well-defined process, is close to 25% of the reactor cost. Nevertheless, the experience the Royal Navy that postponed the decommissioning highlights a cost much higher, showing that a good planning decreases cost and delays. Therefore, it is important to develop a good recycling policy after deactivation of a ship with nuclear-power propulsion. The objective of this work is to propose a decommissioning method for nuclear propulsion ships through a survey bringing the experience and feedback from other countries about this subject. Furthermore, beyond a simple decommissioning process, which is following the standards from Nuclear Regulation, this work found design and base requirements, which would bring economic benefits to a nuclear facility. The maximum potential gain with the adoption of the proposed method and the fulfilment of the identified requirements would be 10.3% savings on the price of the energy sold to the consumer. Still, there are additional costs in the project whose estimate are, sometimes, difficult to obtain.
 
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Date de Publication
2021-06-17
 
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