• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.85.2009.tde-22092011-135437
Documento
Autor
Nome completo
Lizandra Pereira de Souza Fonseca
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Sordi, Gian Maria Agostino Angelo (Presidente)
Perez, Clarice de Freitas Acosta
Rodrigues, Demerval Leônidas
Título em português
Contribuição para otimização das doses individuais dos trabalhadores no processo de expedição do gerador de Tecnécio-99m
Palavras-chave em português
dose efetiva
otimização
proteção radiológica
Resumo em português
O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, IPEN, pesquisa e produz radiofármacos que são distribuídos para todo o Brasil. Atualmente o radiofármaco com a maior quantidade de embalados expedidos por ano e com a maior atividade total é o gerador de tecnécio-99m. Com o intuito de diminuir as doses individuais dos trabalhadores envolvidos na produção de radiofármacos foi realizado um estudo de otimização da proteção radiológica no processo de expedição do gerador de tecnécio-99m, utilizando as técnicas de análise de custo-benefício diferencial, análise de custo-benefício integral, análise de prioridade com atributos múltiplos e análise com critérios múltiplos excedentes. Com alterações na configuração do embalado para despacho do gerador e com a aquisição de uma esteira transportadora foi possível estabelecer 4 opções de proteção. Os atributos considerados foram o custo da proteção, a dose coletiva, a dose individual e o esforço físico realizado pelo trabalhador para movimentar o embalado na falta da esteira. Para verificar a robustez das soluções analíticas encontradas com as técnicas utilizadas na otimização foi realizado um estudo de sensibilidade e foi constatado que a opção 3 é mais robusta que a opção 1, que deixa de ser a solução analítica com um aumento de R$ 20.000,00 no custo da proteção.
Título em inglês
Contribution to optimization of individual doses of workers in shipment of generator technetium-99m
Palavras-chave em inglês
optimization
radiological protection
Resumo em inglês
The Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, IPEN, radiopharmaceuticals research and produce that are distributed throughout Brazil, currently the radiopharmaceutical with the largest number of packaged shipped per year and with the highest total activity is the 99m technetium generator. To reduce individual doses for workers involved in the production of radiopharmaceuticals was performed a study of radiological protection optimization in the shipment process of technetium generator, using the techniques: diferencial cost-benefit analysis, integral cost-benefit analysis, multi-attribute utility analysis and multi-criteria outranking analysis. With changes in the configuration of packed for generator dispatch and with the acquirement of a mat transporter it was possible establish 4 protection options. The attributes considered were the protection cost, collective dose, individual dose and physical effort by worker to move the package without the mat. To assess the robustness of analytical solutions found with the techniques used in the optimization we performed a sensitivity study and found that option 3 is more robust than option 1, which is no longer the analytical solution with an increase of R$ 20.000,00 the cost of protection.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2011-10-17
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2021. Todos os direitos reservados.