• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.85.2004.tde-05102007-173822
Documento
Autor
Nombre completo
Valdéres Fernandes Pinheiro
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2004
Director
Tribunal
Rogero, José Roberto (Presidente)
Cugnasca, Carlos Eduardo
Cugnasca, Paulo Sergio
Martins, Eliane Simões
Vasconcellos, Eduardo Pinheiro Gondim de
Título en portugués
"Modelo organizacional de ensino a distância para Instituições Tecnológicas"
Palabras clave en portugués
Ensino a distancia
modelo EAD
Resumen en portugués
O desenvolvimento tecnológico e a ampliação da infra-estrutura das telecomunicações propiciou um aumendo do número de usuários na Internet. Dentre as imensas possibilidades de utilização, a aprendizagem constitui-se num dos temas mais atrativos. A aprendizagem à distância – EAD consolida-se como uma opção atrativa ao considerar-se principalmente as variáveis custo e comodidade. O trabalho visa avaliar alguns modelos para educação a distância e desenvolver um modelo para instituições de ensino.. Inicialmente, busca-se ampliar o conhecimento teórico acerca do tema com pesquisas bibliográficas que envolvem temas como a Internet, a tecnologia, modelos internacionais e nacionais e o processo de aprendizagem. A etapa seguinte, promove o desenvolvimento de modelos, utilizando a técnica da prototipação de modelos de ensino à distância, nesta etapa são consideradas como vertentes: tecnologia, mercado, cliente e metodologia utilizada. Os modelos são apresentados e analisados qualitativamente e seqüencialmente, sob o prisma dos seus pontos fortes e pontos fracos, os resultados são considerados e tornam-se subsídios para o desenvolvimento dos modelos posteriores. Para coleta de dados são utilizados métodos de questionários, entrevistas e observação direta durante o transcorrer dos cursos.
Título en inglés
MODEL ORGANIZATION DISTANCE LEARNING FOR EDUCATIONAL INSTITUTIONS
Palabras clave en inglés
e-learning
EAD
Model Distance Learning
Resumen en inglés
The technological development provided the increasing access of the number of users in the InterNet. Amongst the immense possibilities of use, the learning consists in one of the subjects most attractive. The distance learning is consolidated as a attractive option when considering mainly the variables: cost and comfort. The work aims at to develop and to evaluate models for distance learning. Initially, one search to extend the theoretical knowledge concerning the subject with bibliographical research that involves subjects as the Internet, technology, international and national models and the learning process. The following stage, promotes the development of models, using the technique of the prototipation of models of distance learning, in this stage is considered as flowing: technology, market, customer and used methodology. The models are presented and analyzed qualitatively and sequentially, under the prism of its strong points and weak points, the results are considered and become subsidies for the development of the posterior models. For collection of data are used methods of questionnaires, interviews and direct observation during the courses.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
tese_Valderes.pdf (4.55 Mbytes)
Fecha de Publicación
2007-12-10
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.