• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.84.2002.tde-31082022-114832
Documento
Autor
Nome completo
Silvia Beatriz Adoue
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2002
Orientador
Banca examinadora
Catani, Afranio Mendes (Presidente)
Franco, Marilia da Silva
Mendonca, Mary Enice Ramalho de
Título em português
Cinema de ficção científica e alfabetização cinematográfica: duas experiências - estudo comparativo entre Brasil e Argentina
Palavras-chave em português
Alfabetização cinematográfica
Argentina
Brasil
Cinema de ficção científica
Resumo em português
Neste trabalho comparam-se duas experiências de alfabetização cinematográfica com filmes de Ficção Científica em primeiras séries de duas escolas de classe média, uma em São Paulo e outra em Buenos Aires. Essas experiências de alfabetização audiovisual crítica focalizam tanto os elementos da "gramática" cinematográfica quanto os procedimentos narrativos comuns a outras linguagens. Esses elementos e procedimentos produtores de sentido são estudados enquanto ideologia, considerando o seu contexto de produção e recepção
Título em inglês
Not available
Palavras-chave em inglês
Argentina
Brazil
Cinematographic alphabetization
Science fiction movies
Resumo em inglês
In this work two cinematographic alphabetization experiences are compared. They are carried out among 7t" grade students from two middle-class schools, one in São Paulo and another one in Buenos Aires. These critical audio-visual alphabetization experiences point out the "grammar" elements and the narrative procedures common to other languages in Science Fiction movies. These elements and resources, which produce a vein of sense, are studied as ideology considering their production and reception context
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-08-31
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.