• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.84.2022.tde-31012023-121022
Documento
Autor
Nome completo
Daniel Cajarville Fernández
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Merlo, Edgard Monforte (Presidente)
Brandalise, Roberta
Camarero, Leticia D'Ambrosio
García, María Verónica Filardo
Gremaud, Amaury Patrick
Título em português
Punta del Este, vitrine do Uruguai: um estudo sobre imagens de lugar e nação desde o Brasil
Palavras-chave em português
Imagem de lugar
Imagem de país
Integração regional
Turismo de luxo
Uruguai
Resumo em português
Esta pesquisa estuda as imagens projetadas durante o período 1997 - 2020 pelo jornal Folha de São Paulo sobre o destino Punta del Este (PdE), bem como sua relação com a imagem do país Uruguai, em diálogo com outras fontes jornalísticas e documentais produzidos no Brasil e na Argentina, por meio de uma estratégia metodológica de análise de conteúdo. Pelas investigações realizadas, percebe- se uma ênfase simbólica em torno de: i) signos de luxo e hierarquia do destino associados à sua sociabilidade, possibilidades de consumo, internacionalização e infraestrutura; ii) atributos de "civilização" em termos de estabilidade, segurança e cordialidade; iii) imagens em torno de uma paisagem costeira urbanizada, progressivamente conjugada com uma paisagem costeira rústica que avança para o interior rural. Evidencia-se que os grandes hotéis de Punta del Este com representação em São Paulo, entre outros agentes privados e públicos, têm estabelecido relações ostensivas com a mídia e agências de viagens brasileiras. Estes fomentaram olhares para o leste do Uruguai, por meio de agendas de sociabilidade e uma infraestrutura de instalações de alto padrão aberta o ano todo. O Uruguai se diversifica através das imagens de Punta del Este, um destino de sol e praia, mas ao mesmo tempo de arte e cultura, assim como nos últimos anos também de campo e viticultura. O olhar brasileiro pesquisado na Folha de São Paulo observa o destino PdE recorrentemente em relação a Colônia, Montevidéu e outros destinos incipientes no país. Os traços de segurança, estabilidade e tranquilidade observáveis na estância atlântico-pratense remetem para imagens consolidadas do país que se deslocam simbolicamente sobre o destino, bem como vice-versa. A visão brasileiro-paulista sobre PdE tem avançado progressivamente, abrangendo uma diversidade cada vez mais próxima da dos argentinos e gaúchos, que costumavam demonstrar maior familiaridade com o destino. Um alto potencial de integração regional denota-se desde esta área litorânea de encontro e identificação entre países vizinhos da América do Sul.
Título em espanhol
Punta del Este, vidriera del Uruguay: un estudio sobre imágenes de lugar y nación desde Brasil
Palavras-chave em espanhol
Imagen de lugar
Imagen de país
Integración regional, Uruguay
Turismo de lujo
Resumo em espanhol
Esta investigación estudia las imágenes proyectadas durante el período 1997 - 2020 por el periódico Folha de São Paulo sobre el destino Punta del Este (PdE), así como su relación con la imagen de país del Uruguay, en diálogo con otras fuentes periodísticas y documentales producidas en Brasil y Argentina, mediante una estrategia metodológica de análisis de contenido. A través de las indagaciones realizadas se aprecian énfasis simbólicos en torno a: i) señales de lujo y jerarquía del destino asociado a su sociabilidad, posibilidades de consumo, internacionalización e infraestructura; ii) atributos de "civilización" en términos de la estabilidad, seguridad y trato cordial; iii) imágenes en torno a un paisaje costero urbanizado conjugado progresivamente con un paisaje costero rústico que avanza hacia el interior rural. Se evidencia que los grandes hoteles puntaesteños con representación en San Pablo, entre otros agentes tanto privados como públicos, han entablado ostensibles relaciones con medios y empresas de viaje brasileñas. Los mismos han propiciado miradas hacia el este uruguayo, a través de agendas de sociabilidad y una infraestructura de instalaciones de alto estándar abiertas a lo largo del año. Uruguay se muestra diversificado a través de las imágenes de Punta del Este, destino de sol y playa pero a la vez de arte y cultura, así como en los últimos años también de campo y viticultura. La mirada brasileña relevada en Folha de São Paulo observa al destino PdE usualmente en relación con Colonia, Montevideo e incipientes otros destinos del país. Trazos de la seguridad, estabilidad y tranquilidad observable en el balneario esteño remiten a imágenes consolidadas para con el país que se desplazan simbólicamente al destino, así como viceversa. La mirada brasileña-paulista sobre PdE ha avanzado progresivamente, abarcando una diversidad cada vez más próxima a la de argentinos y gaúchos, quienes solían mostrar mayor familiaridad con el destino. Un alto potencial de integración regional es denotado a partir de esta zona balnearia de encuentro e identificación entre países sudamericanos vecinos.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-01-31
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.