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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.84.2021.tde-27052021-203405
Documento
Autor
Nome completo
João Roque da Silva Júnior
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Oliveira, Dennis de (Presidente)
Cunha, Karina Poli Lima da
Romanini, Anderson Vinícius
Título em português
Cultura, Criatividade e Desenvolvimento no Mercosul: desafios e possibilidades para as indústrias criativas e culturais
Palavras-chave em português
Criatividade
Cultura
Desenvolvimento
Indústrias Criativas
Mercosul
Resumo em português
Esta pesquisa tem por objetivo compreender o campo de interação da produção cultural no Mercosul, a partir do qual os pequenos e médios produtores atuam para viabilizar os seus produtos e serviços culturais. Para isso, a metodologia adotada foi de natureza qualitativa, composta pelas estratégias de pesquisa bibliográfica e documental, aplicação de formulário survey, entrevista e estudo de caso, com finalidade descritiva e analítico-interpretativa. O primeiro capítulo tratou das mudanças e continuidades entre quatro conceitos: indústria cultural, indústrias culturais, indústrias criativas e economia criativa. A partir disso, o segundo capítulo discutiu como os Estados e as instituições supranacionais construíram os discursos da política cultural internacional por meio da associação entre cultura, criatividade e processos de desenvolvimento econômico e cultural. Em complemento, debateu brevemente as implicações dos regimes de regulação do comércio internacional para as políticas culturais. O terceiro capítulo foi dedicado à análise da institucionalização do que denominamos de discurso criatividade e desenvolvimento, tanto nas políticas culturais nacionais como no próprio Mercosul. Em seguida, empreendeu-se a avaliação do modelo de desenvolvimento do Mercado de Indústrias Culturais do Sul (Micsul). Os resultados finais sugerem avanços na última década, mas, na participação global, a posição da região é preocupante. Além disso, observou-se que o campo de interação do Mercosul oferece obstáculos consideráveis e um ambiente pouco favorável aos pequenos e médios produtores culturais. Entretanto, também se notou a marcante resiliência no Micsul e no Mercosul Cultural, isto é, a capacidade de manter uma agenda propositiva mesmo em contextos de crises política e econômica.
Título em inglês
Culture, Creativity and Development in the Mercosur: challenges and opportunities for creative and cultural industries
Palavras-chave em inglês
Creative Industries
Creativity
Culture
Development
Mercosur
Resumo em inglês
This work intends to understand the field of interaction of cultural production that occurs within the Mercosur, focusing on small and medium-sized producers who provide cultural services and products. The methodology used to do so was qualitative in nature, composed by bibliographic and documentary research, surveys, interviews, and case studies, with a descriptive, analytical and interpretive purpose. The first chapter addresses the changes and continuity that have occurred among four concepts: cultural industry, cultural industries, creative industries, and creative economy. Based on these findings, chapter two discusses how States and supranational institutions constructed their discourses about international cultural policies through the association of culture, creativity, and economic and cultural development. Additionally, the second chapter briefiy debates the implications of international trade regulations on cultural policies. The third chapter analyzes the institutionalization of the so called creativity and development discourse, found in national cultural policies as well as in the Mercosur itself. Next, the model of development of the MICSUL (Cultural Industry Market of the South) was evaluated. The final results suggest progress throughout the past decade, however, when analyzed in a global setting, the region's position is greatly concerning. Furthermore, the field of interaction observed in the Mercosur exhibits significant obstacles and an unfavorable setting for small and medium-size cultural producers. However, exceptional resilience was observed at both the MICSUL and Cultural Mercosur, that is, the ability to maintain a purposeful agenda even when facing political and economic crisis.
 
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Data de Publicação
2021-05-28
 
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