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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.84.2019.tde-26052022-130454
Documento
Autor
Nombre completo
Muriel Figueiredo da Costa
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Franco, Marilia da Silva (Presidente)
Beskow, Cristina Alvares
Lago, Claudia
Título en portugués
"Lecturas para mujeres (1924) de Gabriela Mistral: uma interpretação com base nos arquétipos da Papisa e da Imperatriz do tarô, em um contexto literário feminino latino-americano
Palabras clave en portugués
Arquétipos
Educação
Feminismo
Literatura
Tarô
Resumen en portugués
O presente trabalho tem como objetivo estabelecer uma interpretação do livro "Lecturas para mujeres", de Gabriela Mistral, escrito no contexto da reforma educativa mexicana de 1924, a partir dos arquétipos femininos da Papisa e da Imperatriz, do tarô de Marselha. Este dois arquétipos do Tarô, surgiram como elementos de análise no desenvolvimento da pesquisa. A escolha de tal livro deu-se por ser uma obra escrita em um contexto de reforma educativa, no qual as mulheres passam a acessar em maior número a educação e por ser de autoria de Gabriela Mistral, escritora que logrou o reconhecimento na sociedade latino-americana e patriarcal, além da qualidade literária das produções da autora. Entende-se o Tarô como um sistema de imagens antigas sobre o ser humano, um instrumento capaz de revelar aspectos importantes dentro da psique humana. Para tratar da relação destes elementos, é utilizado como referencial o pensamento proposto por Carl Jung, no qual os arquétipos correspondem a imagens humanas ancestrais. Entende-se que estas manifestações arquetípicas em sua relação com o feminino podem estar em diversos campos além da literatura, assim buscou-se observar como apresentam-se estas imagens no imaginário literário e educativo do começo do século XX no México, através de um recorte da obra de Mistral. Para contextualizar a questão da mulher latino-americana, elaborou-se uma reflexão histórica sobre o México e o Brasil, em consonância com o feminismo na América-Latina. A principal metodologia adotada foi a pesquisa através de fontes bibliográficas que permitiram conectar as disciplinas da presentes reflexão. Diante de um contexto tão diverso como o de "Lecturas para mujeres", como resultado do trabalho, chegou-se à uma multiplicidade de leituras dos arquétipos propostos, em suas relações com as diferentes realidades das mulheres latino-americanas. Conclui-se dessa forma, que os arquétipos se fazem presentes na seleção literária e no contexto abordado, podendo ser observados em seus equilíbrios e desequilíbrios.
Título en inglés
"Lecturas para mujeres" (1924) by Gabriela Mistral: an interpretation based on the archetypes the Papess and the Empress of the tarot, in a Latin American literary female context
Palabras clave en inglés
Archetypes
Education
Feminism
Literature
Tarot
Resumen en inglés
The present work aims to establish an interpretation of Gabriela Mistral's book "Lecturas para mujeres", written in the context of the Mexican educational reform of 1924, from the feminine archetypes of Papisa and Empress, from the Marseille tarot. These two Tarot archetypes emerged as elements of analysis in the development of the research. The choice of this book was given as a work written in a context of educational reform, in which women began to access education in greater numbers and because it was written by Gabriela Mistral, a writer who achieved recognition in Latin- American and patriarchal, as well as the literary quality of the author's productions. The Tarot is understood as a system of ancient images about the human being, an instrument capable of revealing important aspects within the human psyche. In order to deal with the relation of these elements, the thought proposed by Carl Jung, in which the archetypes correspond to ancestral human images, is used as reference. It is understood that these archetypal manifestations in their relation with the feminine can be in several fields beyond the literature, thus it was sought to observe how these images appear in the literary and educative imaginary of the beginning of the XX century in Mexico, through a cut of the work of Mistral. In order to contextualize the question of Latin American women, a historical reflection on Mexico and Brazil was elaborated, in line with feminism in Latin America. The main methodology adopted was the research through bibliographical sources that allowed to connect the disciplines of the present reflection. Faced with a context as diverse as that of "Readings for Women," as a result of the work, a multiplicity of readings of the proposed archetypes was reached in their relations with the different realities of Latin American women. We conclude that archetypes are present in literary selection and in the context addressed, can be observed in their equilibria and imbalances.
 
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Fecha de Publicación
2022-05-26
 
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