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Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.84.2012.tde-22102012-124009
Documento
Autor
Nombre completo
Ana Carolina Altieri Soares
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2012
Director
Tribunal
Silva, Dilma de Melo (Presidente)
Machado, Eliany Salvatierra
Urquidi, Vivian Grace Fernandez Davila
Título en portugués
Educomunicação e cidadania na América Latina. A interface comunicação/educação a partir das práticas sociais no continente: estudo de caso de políticas públicas na Argentina e no Brasil
Palabras clave en portugués
América Latina
Cidadania
Comunicação como direito humano
Comunicação/educação
Educomunicação
Movimentos sociais
Políticas públicas
Resumen en portugués
Esta pesquisa teve como objetivo identificar o contexto político-social em que surgiu o conceito de educomunicação na América Latina, tendo como hipótese que o novo campo emergiu da própria luta do movimento social pelos direitos humanos, em específico, pelo direito à comunicação. Refletimos, nesse contexto, sobre a comunicação, como campo científico, como área de trabalho e, sobretudo, como espaço de conflitos e de exercícios de cidadania. Neste contexto, pudemos localizar, entre outros, dois países na América Latina que obtiveram conquistas significativas em suas politicas públicas relacionadas à interface da comunicação com a educação: o Brasil e a Argentina. Adotando os procedimentos da metodologia da história comparada, buscamos construir uma pesquisa sobre a educomunicação como síntese da contribuição latino-americana para o desenvolvimento de iniciativas cidadãs ligadas aos direitos humanos e à comunicação. Na Argentina, foram levantados os dados sobre a evolução da prática da educación para la comunicación como herança cultural do esforço argentino em torno à pratica da comunicação e à recepção crítica dos meios. Tais estudos tiveram como objeto privilegiado o Programa "La red Nacional de Radios. Aprender con la radio". Já no caso do Brasil, o estudo focou o projeto de política pública, implementado pela prefeitura de São Paulo, a partir de 2001, sob o título Educomunicação nas Ondas do Rádio - Educom.rádio. Nos dois casos, a pesquisa buscou identificar os referenciais teórico-metodológicos que deram sustentação ao nascimento dos programas, garantindo sua sustentabilidade até os dias presentes.
Título en inglés
Educommunication and citizenship in Latin America. The interface comunication/education from social practices in daily life: study of the case of public policies in Argentina and Brazil
Palabras clave en inglés
Citizenship
Communication as a human right
Communication/education
Educommunication
Latin America
Public politics
Social movements
Resumen en inglés
This research aimed to identify the social-political context in which emerged the concept of educommunication in Latin America, under the hypothesis that the new field has emerged from the struggle itself of the social movement for human rights, in particular the right to communication. We reflected in this context on communication as a scientific field, as a job area and especially as a place of conflict and exercise of citizenship. In this context, we find, among others, two countries in Latin America who obtained significant achievements in their public policies related to the communication interface with education: Brazil and Argentina. Adopting the procedures of the methodology of comparative history, we seek to build a research on educational communication as a synthesis of the Latin American contribution to the development of citizens' initiatives relating to human rights and communication. In Argentina, data were presented on the evolution of the practice of the "Educación para la comunicación" as a cultural heritage of the Argentine effort around the practice of communication and the critical reception of the media. These studies had as privileged object the program "La Red Nacional de Radios. Aprender con la radio". In the case of Brazil, the study focused on the design of public policy, implemented by the city of São Paulo, from 2001, under the title "Educomunicação nas Ondas do Rádio - Educom.rádio." In both cases, the survey sought to identify the theoretical and methodological support that gave birth to these programs, ensuring their sustainability to the present day.
 
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Fecha de Publicación
2012-11-27
 
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