• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.84.2019.tde-21112022-190007
Document
Auteur
Nom complet
Paulo Cesar de Sousa
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2019
Directeur
Jury
Cury, Lucilene (Président)
Santos, Marcelo dos
Velasco, Maria Teresa Del Carmen Quiroz
Titre en portugais
A inclusão digital nas sociedades do conhecimento: um estudo comparativo com adolescentes em situação de vulnerabilidade social em Lima e São Paulo
Mots-clés en portugais
Apropriação da informação
Desigualdade social
Inclusão digital
Nativos digitais
Tecnologias da informação e comunicação (TIC)
Resumé en portugais
Neste estudo comparativo, busca-se compreender de que maneira adolescentes que vivem em comunidades em situação de vulnerabilidade social em Lima (Peru) e São Paulo (Brasil) se apropriam dos dispositivos digitais e operam essas tecnologias, a fim de analisar como tais práticas podem contribuir para com a inclusão social desses indivíduos. Uma vez considerado os pressupostos de que nativos digitais pensam e processam a informação de maneira diferente das gerações anteriores e que a apropriação da informação, além de permitir aos sujeitos dominarem as tecnologias de informação e comunicação (TIC) mais recentes em prol de sua própria aprendizagem, também possibilita o uso desses instrumentos para a formação de protagonistas culturais, esta pesquisa busca compreender como o processo de inclusão digital pode combater a desigualdade social nas regiões estudadas. Para isso, o trabalho foi constituído de dois pilares, sendo eles: revisão bibliográfica sobre os temas que estão diretamente relacionados à questão da inclusão digital e aplicação de estudos de caso nas comunidades selecionadas.
Titre en anglais
The digital inclusion in knowledge societies: a comparative study with adolescents in situations of social vulnerability in Lima and São Paulo
Mots-clés en anglais
Appropriation of information
Digital inclusion
Digital natives
Information and Communication Technologies (ICT)
Social inequality
Resumé en anglais
This comparative study seeks to understand how adolescents living in socially vulnerable communities in Lima (Peru) and São Paulo (Brazil) appropriate digital devices and operate these technologies, in order to analyze how such practices can contribute to the social inclusion of these individuals. Once considered the assumptions that digital natives think and process information differently from previous generations and that the appropriation of information, in addition to allowing subjects to master the latest information and communication technologies (ICT) for their own learning , also allows the use of these instruments for the formation of cultural protagonists, this research seeks to understand how the process of digital inclusion can combat social inequality in the studied regions. For this, the work was constituted of two pillars, being: bibliographical review on the themes that are directly related to the issue of digital inclusion and application of case studies in the selected communities.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-11-21
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.