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Tesis Doctoral
DOI
10.11606/T.84.2010.tde-19122012-111534
Documento
Autor
Nombre completo
Maria Idati Eiró Nogueira de Sá
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2010
Director
Tribunal
Catani, Afranio Mendes (Presidente)
Araujo, Valeria Amorim Arantes de
Bryan, Newton Antonio Paciulli
Silva Junior, Wilson Carlos da
Vitale, Ester Regina
Título en portugués
O sentido da pedagogia por competências: de Bolonha à América Latina
Palabras clave en portugués
Educação sustentável
Ensino superior na América Latina
Mercosul educacional
Pedagogia por competências
Tratado de Bolonha
Resumen en portugués
Esta investigação insere-se na linha de pesquisa Sociedade, Economia e Estado do Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina e tem como principal objetivo estudar o novo modelo educacional de ensino superior da União Européia e discutir sua implantação na América Latina. Inicialmente, é feito um breve relato sobre a expansão do sistema educacional superior na Europa e sua associação aos interesses econômicos. Apresentamos o processo de convergência do Ensino Superior europeu, denominado Processo de Bolonha, seus níveis de formação (graduação, mestrado e doutorado), suas propostas de mobilidade estudantil e profissional e seu sistema de equivalência de créditos. O estudo volta-se, então, para a América Latina, focalizando sua integração - essencialmente econômica - e a sua formação universitária. Após essa contextualização, define-se competência e, em seguida, Pedagogia por Competências, estratégia pedagógica preconizada por Bolonha por meio do projeto Tuning (União Européia) e de seu correspondente Tuning América Latina, para atender aos interesses do setor produtivo. Esses projetos se propõem a determinar pontos de referência para as competências genéricas e específicas de cada curso universitário e de cada disciplina curricular. É realizada análise da Pedagogia por Competências voltada para a competência profissional, sua utilidade e sua efetividade social, no contexto analítico de um processo de convergência educacional continental em andamento. Verifica-se que nas últimas décadas a União Européia está introduzindo a formação profissional como interesse estratégico para o desenvolvimento organizacional. A América Latina se esforça para seguir o mesmo percurso. A principal consequência é a adoção, em larga escala, de uma política de ensino superior profissionalizante em detrimento de uma formação social humanista e crítica. A proposta é a adoção de uma Pedagogia por Competências alinhada à formação integral dos indivíduos, dando respaldo a uma educação, crescimento econômico e desenvolvimento social sustentáveis.
Título en inglés
The sense and the direction of Pedagogy based on Competencies: from Bologna to Latin America
Palabras clave en inglés
Bologna process
Higher education in Latin America
Mercosul educational
Pedagogy based on competencies
Sustainable education
Resumen en inglés
This study is part of the research line Society, Economy and State of the Post Graduate Program of Integration in Latin America and its main objective is to discuss the new educational model implemented in the European Union and speculate about its deployments in Latin America. To contextualize the study is made a brief report of the expansion of higher education system and its association with the productive sector. We present the convergence of European higher education system, called Bologna Process, their levels (graduation degree, masters and PhD), their proposals for professional and student mobility and its system of equivalence of credits. The study turns to Latin America, its integration - mainly economic - and its higher education system. Following this context, competence is defined. Afterwards is defined Pedagogy based on Competencies, the teaching strategy recommended by Bologna through the Tuning project (European Union) and its corresponding Tuning Latin America, to attend economic interests. These projects are designed to determine points of reference for generic and specific competencies for the careers and its curricula. During the last decades the European Union is introducing vocational training as a strategic interest for organizational development. Latin America follows the same route. The main consequence is the widespread adoption of a higher education policy that does not consider the social and humanistic basis. The proposal is to adopt a Pedagogy based on Competencies that supports a long-lasting and sustainable education, economic growth and social development.
 
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Fecha de Publicación
2012-12-19
 
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