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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.84.2023.tde-19072023-185409
Documento
Autor
Nome completo
Michelle Cristina Alves Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Suzuki, Julio Cesar (Presidente)
Alexandre, Marcos Antônio
Boas, Rafael Litvin Villas
Neves, Miranilde Oliveira
Scaraffuni, Luciana
Título em português
As relações entre teatro, política e sociedade no Brasil e no Uruguai: os casos do Grupo El Galpón e da Companhia do Latão
Palavras-chave em português
Censura
Ditaduras
Materialismo Cultural
Política
Teatro
Resumo em português
A pesquisa versou acerca da produção teatral do Brasil e do Uruguai, que dialoga com as questões político-sociais do país e de seu tempo, a partir da chave marxista, do materialismo cultural e dos estudos de caso do grupo teatral uruguaio El Galpón e do grupo paulistano Companhia do Latão. O trabalho apresenta um panorama do teatro político na América do Sul no período das ditaduras militares, aborda a relação entre teatro e política, a censura e sua incidência junto aos artistas teatrais, as políticas culturais mais recentes para o teatro nos dois países, pauta o debate sobre a função social do teatro, bem como a produção teatral nos governos de exceção. A metodologia fundou-se em: 1) Levantamento bibliográfico das principais referências de estudo das artes e da cultura, além de referências nas áreas da sociologia, filosofia e política que dialogam com a prática teatral engajada, 2) Análise do repertório da Companhia do Latão do ano de 2003 na gestão do então presidente Lula até a produção mais recente e do grupo El Galpón no período prévio à ditadura militar (1968), passando pela ditadura até a redemocratização (1985), 3) Análise documental sobre a produção teatral uruguaia e brasileira e 4) Realização de entrevistas semi estruturadas com integrantes das companhias e com pesquisadores que estudam a relação do teatro político com a sociedade. Os resultados apontam para a importância de distinguir conceitualmente entre teatro político e teatro politizado, delimitando a atuação de grupos que transitam entre estes dois tipos de atuação ou que se limitam a uma produção politizada apenas, reitera, também, como esses processos artísticos, em especial, a produção artística dos grupos elencados contribuem para promover o debate e a formação artística junto aos movimentos sociais, auxiliando no processo de luta de classes, ao mesmo tempo em que artistas também são formados por estes movimentos e, por fim, contribui para socializar os meios de produção teatral para um público mais amplo.
Título em inglês
The relations between theater, politics and society in Brazil and Uruguay: the cases of Grupo El Galpón and Companhia do Latão
Palavras-chave em inglês
Censorship
Cultural Materialism
Dictatorships
Politics
Theater
Resumo em inglês
The research addressed the theatrical production in Brazil and Uruguay, dialoguing with political and social issues of each country and its time from the Marxist and cultural materialist perspectives, and the cases of study of the Uruguayan theater group El Galpón and the São Paulo group Companhia do Latão. This work presents an overview political theater in South America during the military dictatorships, reporting the relationship between theater and politics, censorship and its impact on theatrical artists, the latest cultural policies for theater in both countries, and helps to conduct the debate on the social function of theater, as well as the theatrical production in a state of exception. The methodology is based on: 1) Bibliographic research of relevant references for the study of arts and culture, in addition to those of sociology, philosophy, and politics dialoguing with the committed theatrical practice. 2) The analysis of Companhia do Latão's repertoire from the year 2003 during the administration of President Lula, until its most recent production, as well as the work of the El Galpón group in the period before the military dictatorship (1968), passing through the dictatorship and until the re-democratization (1985). 3) The documentary analysis of the Uruguayan and Brazilian theatrical production. 4) The making of semi-structured interviews with members of both companies and researchers who study the relationship between political theater and society. The results indicate the importance of conceptually distinguishing between political and politicized theater, delimiting the performance of groups that transit between these two types of action or those limited to a politicized production only. It also reiterates how these artistic processes, in particular, the artistic production of the groups listed, contributes to debate and artists education together with social movements, helping in the process of class struggle at the same time that artists are also formed by these movements and, finally, contributing to socialize the means of theatrical production for a wider audience.
 
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Data de Publicação
2023-07-19
 
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