• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.84.2023.tde-11052023-141546
Documento
Autor
Nombre completo
Rodolfo das Neves Barbosa de Lima
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Silva, André Chaves de Melo (Presidente)
Gonçalves, Ricardo Junior de Assis Fernandes
Silva, Adriana Carvalho
Título en portugués
Processos de produção de identidades e suas consequências a partir da análise das personagens de A República dos sonhos de Nélida Piñon e Herejes de Leonardo Padura
Palabras clave en portugués
A República dos Sonhos
Herejes
Literatura
Produção de identidades
Verossimilhança
Resumen en portugués
A presente pesquisa propõe um estudo dos romances Herejes de Leonardo Padura Fuentes e A República dos Sonhos de Nélida Piñon. Por serem obras extensas, de grande complexidade artística e que apresentam diversas possibilidades de leitura e análise é, obviamente, impossível esgotá-las. Assim, o enfoque do estudo proposto será o de analisar como ocorrem os processos de produção das diversas identidades culturais performadas pelas personagens. As identidades culturais são formadas e construídas pela ação de diversos vetores, tais como a ação dos Estados-Nacionais na formação da identidade nacional através de políticas públicas deliberadas e na criação de heróis nacionais; ou ainda ação das multinacionais, que através do incentivo ao consumo cultural - estilos musicais como K-Pop, por exemplo - corrobora a formação de tribos urbanas; discursos produzidos e reiterados historicamente sobre as orientação sexual, gênero e "raça", atuam conformando comportamentos, sentimentos e ações. A conjugação da análise literária com a epistemologia e metodologia de algumas ciências sociais (História, Sociologia, Geografia, Psicologia) foi utilizada na tentativa de investigar transdisciplinarmente de que maneira estes vetores atuam na formação identitária das personagens dos romances. Distante de conclusões demasiado fechadas ou perenes, a pesquisa apontou para um choque geracional que opõe a aceitação de identidades construídas socialmente e seu questionamento, promovendo um processo de destruição e reconstrução identitária. Mario Conde e Judith evidenciaram a atuação do estado-nacional cubano na promoção do Homem-Novo como estruturante da identidade do primeiro, que cresce no contexto da Revolução Cubana de 1959 e do socialismo de Fidel Castro a partir de 1961, enquanto que, diante das circunstâncias de crise dos anos 1990, influenciada pela Globalização, a jovem Judy questiona o ideário construído pela Cuba castrista. A formação discursiva sobre a "mulher" é evidenciada pelo confronto de gerações que opõem Eulália e Esperança no romance de Nélida. Enquanto Eulália se submete a tal construção, sua filha a questiona e leva ao extremo sua insatisfação quanto ao papel social a ela destinada. Odete, da mesma forma que Eulália, inconscientemente, se submete à construção discursiva histórica sobre a mulher negra e seu papel social.
Título en inglés
Identity production processes and their consequences from the analysis of the characters in A República dos Sonhos by Nélida Piñon and Herejes by Leonardo Padura
Palabras clave en inglés
A república dos sonhos
Herejes
Literature
production of identities
Verisimilitude
Resumen en inglés
This research proposes a study of the novels Herejes by Leonardo Padura Fuentes and A república dos Sonhos by Nélida Piñon. Because they are extensive works, of great artistic complexity and that present different possibilities of reading and analysis, it is obviously impossible to exhaust them. Thus, the focus of the proposed study will be to analyze how the production processes of the different cultural identities performed by the characters occur. Cultural identities are formed and constructed by the action of several vectors, such as the action of the Nation-States in the formation of the national identity through deliberate public policies and in the creation of national heroes; or even the action of multinationals, which, by encouraging cultural consumption - musical styles such as K-Pop, for example - corroborate the formation of urban tribes; discourses produced and reiterated historically about sexual orientation, gender and "race", act by shaping behaviors, feelings and actions. The combination of literary analysis with the epistemology and methodology of some social sciences (History, Sociology, Geography, Psychology) was used in an attempt to investigate in a transdisciplinary way how these vectors act in the identity formation of the characters in the novels. Far from overly closed or perennial conclusions, the research pointed to a generational shock that opposes the acceptance of socially constructed identities and their questioning, promoting a process of identity destruction and reconstruction. Mario Conde and Judith highlighted the role of the Cuban national state in promoting the New Man as a structuring element of the former's identity, which grew in the context of the Cuban Revolution of 1959 and Fidel Castro's socialism from 1961 onwards, while, given the crisis circumstances of the 1990s, influenced by Globalization, young Judy questions the ideals built by Castro's Cuba. The discursive formation about the "woman" is evidenced by the confrontation of generations that oppose Eulália and Esperança in Nélida's novel. While Eulália undergoes this construction, her daughter questions her and takes her dissatisfaction with the social role assigned to her to the extreme. Odete, like Eulália, unconsciously submits to the historical discursive construction of black women and their social role.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-05-11
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.