• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.84.2021.tde-11032022-211649
Documento
Autor
Nombre completo
Ayrton Ribeiro de Souza
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Cury, Lucilene (Presidente)
Barreda, Suzana Vinicia Mancilla
Dallari, Pedro Bohomoletz de Abreu
Pereira, Wagner Pinheiro
Souza Junior, Jorge Rodrigues de
Título en portugués
A Diplomacia Cultural da Espanha no Brasil (1998-2021): ensino e promoção da língua e cultura espanholas como elementos de soft power
Palabras clave en portugués
Diplomacia Cultural
Ensino de Língua estrangeira
Instituições culturais - Espanha
Língua espanhola
Relações Exteriores Brasil-Espanha
Relações Internacionais
Resumen en portugués
O objetivo geral do presente trabalho é analisar a amplitude da presença da Diplomacia Cultural da Espanha no Brasil sob a perspectiva teórica do soft power. A hipótese principal é que o Brasil constitui desde os anos 1990 uma prioridade para a Diplomacia Cultural espanhola, oportunizada principalmente por meio da promoção da língua espanhola. Como método de verificação, realizou-se pesquisa de cunho hipotético-dedutivo, caracterizada como estudo de caso, com abordagem qualitativa, e desenvolvida com procedimentos bibliográficos e documentais para cada um dos órgãos da Diplomacia Cultural espanhola atuantes no Brasil: Instituto Cervantes, Consejería de Educación, Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), Ação Cultural Espanhola (AC/E), Instituto de Turismo de España (TURESPAÑA), instituições de mobilidade acadêmica (Fundação Carolina, AUIP e Grupo Tordesilhas) e também da cooperação multilateral ibero-americana (Secretaria Geral Ibero-Americana). Sobre as condições do ensino no espanhol no Brasil, o presente trabalho apresenta, primeiramente, um estudo sobre a relevância do idioma espanhol a nível global e no Brasil, em particular, considerando ainda o Mercosul como fator intensificador da importância e interesse pelo idioma espanhol entre os brasileiros. Também foi realizada uma análise sobre a presença do ensino da língua espanhola no sistema educativo brasileiro, bem como sobre os atuais projetos de leis estaduais visando a inclusão da oferta da língua espanhola nas escolas e do papel representado pelos professores de espanhol em prol do hispanismo no país. Os resultados obtidos indicam que o Brasil constitui uma prioridade para a ação dos órgãos públicos espanhóis responsáveis pela promoção do idioma e cultura da Espanha no exterior, sendo o Instituto Cervantes identificado como o órgão mais representativo desta atuação por meio da maior rede de centros em um único país, pela oferta de cursos de língua espanhola, aperfeiçoamento de professores, recursos digitais de aprendizagem, eventos culturais e pelos exames e certificações de proficiência de espanhol como língua estrangeira. O trabalho permitiu constatar, ainda, possíveis pontos de aprimoramento da atuação da promoção da língua e cultura espanholas por meio de uma melhor coordenação interinstitucional dos diversos órgãos da Diplomacia Cultural da Espanha.
Título en inglés
The Cultural Diplomacy of Spain in Brazil (1998-2021): teaching and promotion of Spanish language and culture as elements of soft power
Palabras clave en inglés
Cultural Diplomacy
Cultural institutions - Spain
Foreign Relations Brazil-Spain
International Relations
Spanish Language
Teaching of Foreign Language
Resumen en inglés
The general objective of this work is to analyze the amplitude of the presence of Spanish Cultural Diplomacy in Brazil from the theoretical perspective of soft power. The central hypothesis is that since the 1990s Brazil has been a priority for Spanish Cultural Diplomacy, made possible mainly through the promotion of the Spanish language. As a method of verification, a hypothetical-deductive research was carried out, characterized as a case study, with a qualitative approach and developed with bibliographic and documentary procedures for each of the bodies of the Spanish Cultural Diplomacy operating in Brazil: Instituto Cervantes, Consejería de Educación, Spanish Agency for International Development Cooperation (AECID), Spanish Cultural Action (AC/E), Instituto de Turismo de España (TURESPAÑA), academic mobility institutions (Fundación Carolina, AUIP and Grupo Tordesillas) and also multilateral Ibero-American cooperation (Ibero-American General Secretariat). On the conditions of teaching Spanish in Brazil, the present work presents, firstly, a study on the relevance of the Spanish language globally and in Brazil, in particular, considering Mercosur as an intensifying factor of the importance and interest of the Spanish language among Brazilians. An analysis was also carried out on the presence of Spanish language teaching in the Brazilian education system, as well as on current state law projects aimed at including the provision of the Spanish language in schools and the role played by Spanish teachers in favor of Hispanism in Brazil. The results obtained indicate that Brazil is a priority for the action of Spanish public bodies responsible for promoting the language and culture of Spain abroad, with the Instituto Cervantes identified as the main representative of this activity through the largest network of centers in a single country, for offering Spanish language courses, teacher training, digital learning resources, cultural events and for exams and certifications of proficiency in Spanish as a foreign language. The work also made it possible to identify possible points for improving the performance of the promotion of the Spanish language and culture through better inter-institutional coordination of the various bodies of the Spanish Cultural Diplomacy.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-03-11
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.