• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.84.2008.tde-10112009-114059
Documento
Autor
Nombre completo
Alfredo Dias D'Almeida
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2008
Director
Tribunal
Catani, Afranio Mendes (Presidente)
Cunha, Edgar Teodoro da
Franco, Marilia da Silva
Peruzzo, Cicília Maria Krohling
Ramos, Fernão Vitor Pessoa de Almeida
Título en portugués
A construção do 'outro' nos documentários de Geraldo Sarno e Jorge Prelorán
Palabras clave en portugués
Documentário cinematográfico. Geraldo Sarno. Jorge Prelorán. Construção do Outro. Nuevo Cine Latino-
Resumen en portugués
DALMEIDA, Alfredo Dias. A construção do outro nos documentários de Geraldo Sarno e Jorge Prelorán. 2008. 257 f. Tese (Doutorado) Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina, Universidade de São Paulo, 2008. Por meio de um estudo comparado entre os filmes sobre a cultura popular realizados por Geraldo Sarno e Jorge Prelorán na segunda metade da década de 60, busca-se identificar como é construído o outro no documentário. O estudo também dá pistas sobre a postura da esquerda e dos intelectuais à época e sobre que imagens da cultura popular emanam do outro nessas obras. Defende-se que a construção do outro se efetiva a partir da estratégia fílmica, do olhar do realizador e da interação entre o realizador e o outro. Esses elementos são conformados pelos contextos social e histórico, de um lado, e pelas opções formais e estéticas de cunho pessoal, de outro. Discute-se a história do documentário e as estratégias fílmicas que influenciaram o chamado de Nuevo Cine Latinoamericano, movimento cinematográfico no qual Sarno e Prelorán estão inseridos. Decompõem-se unidades narrativas, visuais e sonoras de um conjunto de documentários, para apreender como os significados ganham inteligibilidade e que concepção do outro é construída. Conclui-se que o outro é construído como personagem no seu encontro com o cineasta, por uma troca de saberes negociada. Como personagem, o outro será reconstruído novamente na montagem, pelo olhar do realizador. Hermógens Cayo é apontado como um exemplo de atitude ética por parte do documentarista.
Título en inglés
The construction of the other in the documentaries of Sarno and Prelorán.
Palabras clave en inglés
Documentary film. Geraldo Sarno. Jorge Prelorán. Construction of the other. Nuevo Cine Latinoamerica
Resumen en inglés
DALMEIDA, Alfredo Dias. The construction of the other in the documentaries of Sarno and Prelorán. 2008. Thesis (Doctoral) Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina, Universidade de São Paulo, 2008. This thesis analyzes the work of Geraldo Sarno (Brazil) and Jorge Prelorán (Argentina) in the sixties, aiming to identify how the other is built in documentaries. Their work give voice to country people deprived of modern means of production. Their movies provide material to discuss the position of the local intellectual elite regarding popular culture and cultural colonialism. After describing the image of Latin America popular culture forged by those moviemakers, we claim that the other is a persona produced by the filmic strategy, due to two factors: (1) the nature of the interaction between interviewer and her subject; and (2) the point of view of the moviemaker. The latter tailors the other during the film edition. Dismounting units of meaning, in terms of story, visual sequence and sound track, we get insights about how the ethical and aesthetic options of a moviemaker, on one hand, and the social and history moment of creation, on the other hand, contribute to the specific quality of a particular movie. We also identify Nuevo Cine Latinoamericanos main inspirers.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2011-09-16
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.