• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.84.2003.tde-09012023-144642
Document
Auteur
Nom complet
Lia Madalena Ramponi Antonioli
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2003
Directeur
Jury
Peralta, Inez Garbuio (Président)
Catani, Afranio Mendes
Monteiro, Arlete Assumpção
Titre en portugais
Fontes semelhantes, vertentes diferentes: a formação do professor primário no Brasil e em Cuba na década de 1960 - um estudo comparativo
Mots-clés en portugais
Curso normal
Curso primário
Escolanovismo
Militante político
Pedagogia Socialista
Professor primário
Tecnicismo
Técnico
Resumé en portugais
O tema de -interesse do presente estudo é o da fundamentação teórica estabelecida para a formação do Professor Primário, enquanto profissional da educação no curso primário (séries iniciais do Ensino Fundamental) na década de 1960, no Brasil e em Cuba. Buscamos apreender em cada uma das realidades estudadas e no contexto histórico delimitado as diretrizes que foram assumidas pelo Brasil e por Cuba no enfrentamento da necessidade de oferecer formação adequada ao Professor Primário no momento histórico vivido pelos dois países. Por meio da metodologia comparativa buscamos compreender o direcionamento das diretrizes teóricas que foram estabelecidas e dos instrumentos legais que foram exarados para dar visibilidade e sustentação à formação do Professor Primário em momentos de opções políticoeconômicas. Comparando as duas realidades, foi possível entender o direcionamento proposto para o perfil do profissional a ser habilitado para a docência na década de 1960 pelo Brasil e por Cuba. Conclui-se que diretamente influenciada pelas condições econômicas e políticas no Brasil, a proposta referia-se à formação do Professor Técnico e em Cuba do Professor Militante Político
Titre en anglais
Similar sources, different outcome: primary teacher instruction in Brazil and in Cuba in the 1960s
Mots-clés en anglais
New school
Normal course for primary teachers
Political militancy
Primary course
Primary teacher
Socialist pedagogy
Technical
Technicism
Resumé en anglais
This present study aims at theoretical principles established for the Primary Teacher Instruction for those who were acting as professionals of Education in the Primary Course (first stages of "Ensino Fundamental") in the 1960s in Brazil and ín Cuba. We tried to apprehend in each one of the focused realifes and in the delimited historical context the established lines of direction in order to cope with the needs for offering and adequate instructions for the Primary Teachers at the historical moment experienced by these two countries. Through comparative methodology we tried to understand the proposed theoretical direction and legal documents written down in order to clarify and support the Primary Teacher instruction at moments of economical and political options. By comparing these two realities we could understand the proposed directions for the profile of professionals to be qualified as teachers in the 1960s in Brazil in Cuba. We got to the conclusion that, directly influenced by contextual conditions, the proposal established for the instruction of Teachers in Brazil was the Technical one while Cuba airned at Political Militant Teachers
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-01-09
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.