• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.84.2003.tde-09012023-144642
Documento
Autor
Nombre completo
Lia Madalena Ramponi Antonioli
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2003
Director
Tribunal
Peralta, Inez Garbuio (Presidente)
Catani, Afranio Mendes
Monteiro, Arlete Assumpção
Título en portugués
Fontes semelhantes, vertentes diferentes: a formação do professor primário no Brasil e em Cuba na década de 1960 - um estudo comparativo
Palabras clave en portugués
Curso normal
Curso primário
Escolanovismo
Militante político
Pedagogia Socialista
Professor primário
Tecnicismo
Técnico
Resumen en portugués
O tema de -interesse do presente estudo é o da fundamentação teórica estabelecida para a formação do Professor Primário, enquanto profissional da educação no curso primário (séries iniciais do Ensino Fundamental) na década de 1960, no Brasil e em Cuba. Buscamos apreender em cada uma das realidades estudadas e no contexto histórico delimitado as diretrizes que foram assumidas pelo Brasil e por Cuba no enfrentamento da necessidade de oferecer formação adequada ao Professor Primário no momento histórico vivido pelos dois países. Por meio da metodologia comparativa buscamos compreender o direcionamento das diretrizes teóricas que foram estabelecidas e dos instrumentos legais que foram exarados para dar visibilidade e sustentação à formação do Professor Primário em momentos de opções políticoeconômicas. Comparando as duas realidades, foi possível entender o direcionamento proposto para o perfil do profissional a ser habilitado para a docência na década de 1960 pelo Brasil e por Cuba. Conclui-se que diretamente influenciada pelas condições econômicas e políticas no Brasil, a proposta referia-se à formação do Professor Técnico e em Cuba do Professor Militante Político
Título en inglés
Similar sources, different outcome: primary teacher instruction in Brazil and in Cuba in the 1960s
Palabras clave en inglés
New school
Normal course for primary teachers
Political militancy
Primary course
Primary teacher
Socialist pedagogy
Technical
Technicism
Resumen en inglés
This present study aims at theoretical principles established for the Primary Teacher Instruction for those who were acting as professionals of Education in the Primary Course (first stages of "Ensino Fundamental") in the 1960s in Brazil and ín Cuba. We tried to apprehend in each one of the focused realifes and in the delimited historical context the established lines of direction in order to cope with the needs for offering and adequate instructions for the Primary Teachers at the historical moment experienced by these two countries. Through comparative methodology we tried to understand the proposed theoretical direction and legal documents written down in order to clarify and support the Primary Teacher instruction at moments of economical and political options. By comparing these two realities we could understand the proposed directions for the profile of professionals to be qualified as teachers in the 1960s in Brazil in Cuba. We got to the conclusion that, directly influenced by contextual conditions, the proposal established for the instruction of Teachers in Brazil was the Technical one while Cuba airned at Political Militant Teachers
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-01-09
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.