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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.84.2022.tde-03012023-175813
Documento
Autor
Nome completo
Maria Eugenia Augusto Gregorio
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Oliveira, Dennis de (Presidente)
Ferreira, Ricardo Alexino
Groppo, Luis Antonio
Ruiz, Oscar Eduardo Aguilera
Suzuki, Julio Cesar
Título em português
Movimentos sociais, comunicação e educação na América Latina: uma análise comparativa dos movimentos secundaristas no Chile e no Brasil
Palavras-chave em português
América Latina
Movimentos estudantis secundaristas
Movimentos sociais, Comunicação
Resumo em português
O início do século XXI foi marcado por uma série de ações coletivas e mobilizações de movimentos sociais que protestavam contra as desigualdades e as injustiças sociais produzidas pelo avanço do neoliberalismo e da globalização. São exemplos, a Primavera Árabe, o movimento Occupy Wall Street, os indignados da Espanha, entre outros, que têm em comum valores, formação, indignação contra as injustiças sociais, fazendo uso das chamadas Tecnologias de Informação e Comunicação, as TICs. Na América Latina do século XXI, no período democrático posterior às décadas de ditaduras, milhares de estudantes secundaristas ocuparam distintos espaços públicos, físicos e virtuais mobilizados via redes sociais, em casos como as mobilizações massivas do movimento secundarista no Chile em 2006 e depois em 2011 e no Brasil, de 2015 e 2016. Diante de tais formas de agir coletivamente, objetivamos analisar as características organizacionais políticas, comunitárias e sociais dos movimentos secundaristas chilenos (2004-2006-2011) e brasileiros (2015-2016). Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, realizando análise bibliográfica e entrevistas semiestruturadas com sete ex-lideranças secundaristas das cidades de Quilpué e Santiago, do Chile, e Diadema e São Paulo, do Brasil. Em seguida, utilizamos a Análise de Conteúdo, relacionando-a a nossas referências teóricas, construindo as categorias: gestão do movimento, relação com as instituições e relação com as organizações não formais, produção político-cultural do movimento secundarista e com o movimento secundarista. Consideramos que as semelhanças entre os movimentos em ambos os países passam pelo questionamento constante dos significados da representação democrática, assumindo que a comunicação em seu sentido dialógico cumpre um papel fundamental, em seu formato híbrido, ou seja, presencial, como nas assembleias, e virtual, como na comunicação pelas redes sociais.
Título em inglês
Social moviments, comunication and education in Latin America: a comparative analysis of High School movements in Chile and Brazil
Palavras-chave em inglês
Comunication
High school student moviments
Latin America
Social moviments
Resumo em inglês
The beginning of the 21st century was marked by a series of collective actions and mobilizations of social movements that protested against the inequalities and social injustices produced by the advance of neoliberalism and globalization. Examples of this are the Arab Spring, the Occupy Wall Street movement, the indignados of Spain, among others, who have in common values, training, indignation against social injustices, making use of so-called Information and Communication Technologies, ICT. In 21st century Latin America, in the democratic period after decades of dictatorships, thousands of high school students occupied different public, physical and virtual spaces mobilized by social networks, in cases such as the massive mobilizations of the secondary movement in Chile in 2006 and then in 2011 and in Brazil in 2015 and 2016. In view of these ways of acting collectively, we intend to analyze the political, community and social organizational characteristics of the Chilean (2004-2006-2011) and Brazilian (2015-2016) secondary movements. We developed a qualitative research, conducting bibliographic analyses and semistructured interviews with seven former high school leaders from the cities of Quilpué and Santiago, Chile, and Diadema and São Paulo, from Brazil. Next, we used Content Analysis, relating it to our theoretical references, building the categories: of movement management, relationship with institutions and relationship with nonformal organizations, political-cultural production of the secondary movement and secondary movement. We consider that the similarities between movements in both countries go through the constant questioning of the meanings of democratic representation, assuming that communication in its dialogical sense plays a fundamental role, in its hybrid format, that is, face-to-face, as in assemblies, and virtual, as in communication through social networks.
 
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Data de Publicação
2023-01-03
 
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