• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.84.2022.tde-02122022-111755
Document
Auteur
Nom complet
Paulo Sérgio de Castro
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Suzuki, Julio Cesar (Président)
Carril, Lourdes de Fátima Bezerra
Montes, Viviana Margarita Monterroza
Nepomuceno, Maria Margarida Cintra
Neves, Miranilde Oliveira
Titre en portugais
Dignidade humana e sentido do trabalho em face da alta tecnologia: o imaginário de trabalhadores latino-americanos que exercem funções de limpeza, portaria e segurança em instituições de ensino superior
Mots-clés en portugais
Dignidade no trabalho
Educação profissional
Imaginários de trabalhadores
Tecnologia
Trabalho na América Latina
Resumé en portugais
Este trabalho de investigação objetiva identificar o imaginário dos trabalhadores latino-americanos que exercem funções que exigem menor qualificação como as de porteiro, faxineiro, segurança em instituições de ensino superior em Argentina, Brasil, Colômbia e Cuba para compreender: (1) qual sua perspectiva sobre o processo de substituição do trabalho humano por máquinas e robôs de alta tecnologia, considerando-se o mundo da tecnologia 4.0, dominado pela inteligência artificial e pela computação cognitiva, vislumbrando ser o 'admirável mundo novo' uma quase-realidade no século XXI; (2) o sentido do trabalho para tais trabalhadores. Buscou-se registrar a polissemia, a multiplicidade de sentidos e a polifonia, as muitas vozes que compõem o tecido social, e tal propósito foi alcançado mediante a escuta ativa e a comunicação dialógica com os sujeitos da pesquisa, durante 2019-2022. Para realizar esta pesquisa, de natureza exploratória e abordagem qualitativa, optou-se pelo método de leitura cultural, possibilitando delimitar o contexto do problema e aprofundar seu diagnóstico, colher as vozes de protagonistas envolvidos diretamente com o fenômeno estudado, e adotou-se, como técnicas de pesquisa, entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários. A hipótese central foi a de que, apesar das dificuldades que se potencializam com a adoção da tecnologia 4.0 para muitas funções, os trabalhadores que exercem funções simples, como as de porteiro, segurança e limpeza, veem o trabalho que exercem de forma positiva, considerando-o como um formador de sua dignidade humana. As vozes desses 86 trabalhadores assim responderam à hipótese: sim, o trabalho é formador da dignidade humana, ele nos dá identidade, ele nos faz 'ser'. Mesmo que com distintas roupagens, o trabalho está invariavelmente associado ao ser humano e à sua emancipação, para a qual a educação formal se apresenta como principal 'elemento' para preparar o ser humano para o futuro e agir sobre o mundo como sujeito transformador. Contudo, para que ela se configure como principal elemento da emancipação humana, precisa ter uma mudança substancial com relação à forma de preparar que limita o ser humano a ser uma peça descartada no jogo do trabalho dominado pela tecnologia, trazendo uma formação para o 'mercado' de trabalho, quando necessita focar no 'mundo' do trabalho e na complexidade que o constitui. De forma consciente, embora sabedor das limitações constituintes de uma investigação complexa, construída nas ciências sociais, registro modestamente o que compreendo como sua importância: não é uma pesquisa voltada para si, é uma pesquisa construída polifonicamente e voltada para todos os que querem mudança para um conviver mais harmônico, menos desigual, mais humano. A dignidade é intransferível e é parte do ser humano - trazer a dignidade para a realidade da vida em sociedade é muito mais do que o exercício do direito, é o dever da humanidade enquanto reconhecida como um locus coletivo. É meu dever fazer parte dessa humanidade e lutar para, na expressão da pesquisa científica, gerar interesse, reflexão e movimento em busca desse mundo mais humano em que a dignidade do ser seja uma de suas maiores e mais bonitas expressões.
Titre en anglais
Human dignity and meaning of work in the face of high technology: the imagination of Latin American workers who perform cleaning, concierge, and security functions in higher education institutions
Mots-clés en anglais
Dignity at work
Professional education
Technology
Work in Latin America
Workers' imaginations
Resumé en anglais
This research work aims to identify the imagination of Latin American workers who perform functions that require less qualification such as doorman, janitor, security in higher education institutions in Argentina, Brazil, Colombia and Cuba to understand: (1) what is their perspective on the process of replacing human work with high-tech machines and robots, considering the world of technology 4.0, dominated by artificial intelligence and cognitive computing, with the 'brave new world' becoming a quasi-reality in the 21st century; (2) the meaning of work for such workers. We sought to record polysemy, the multiplicity of meanings and polyphony, the many voices that make up the social fabric, and this purpose was achieved through active listening and dialogic communication with the research subjects, during 2019-2022. To conduct this research, of exploratory nature and qualitative approach, we opted for the cultural reading method, making it possible to delimit the context of the problem and deepen its diagnosis, collecting the voices of protagonists directly involved with the phenomenon studied, and adopted, as research techniques, semi-structured interviews, and application of questionnaires. The central hypothesis was that, despite the difficulties that are potentiated with the adoption of technology 4.0 for many functions, workers who perform simple functions, such as door attendant, security, and cleaning, see their work in a positive way, considering him as a trainer of his human dignity. The voices of these 86 workers responded to the hypothesis: yes, work forms human dignity, it gives us identity, it makes us 'be'. Even with different guises, work is invariably associated with human beings and their emancipation, for which formal education presents itself as the main 'element' to prepare human beings for the future and act on the world as a transforming subject. However, for it to be configured as the main element of human emancipation, it needs to have a substantial change in relation to the way of preparing that limits the human being to be a discarded piece in the game of work dominated by technology, bringing a formation to the 'market ' of work, when you need to focus on the 'world' of work and the complexity that constitutes it. Consciously, although aware of the limitations that constitute a complex investigation, constructed in the social sciences, I modestly register what I understand as its importance: it is not a research focused on itself, it is a research built polyphonically and aimed at all those who want change for their lives. a more harmonious, less unequal, more human coexistence. Dignity is non-transferable and part of being human - bringing dignity to the reality of life in society is much more than the exercise of the right, it is the duty of humanity as it is recognized as a collective locus. It is my duty to be part of this humanity and fight to, in the expression of scientific research, generate interest, reflection and movement in search of a more human world in which the dignity of being is one of its greatest and most beautiful expressions.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-12-02
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.