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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.83.2012.tde-22082012-110210
Documento
Autor
Nome completo
Fernanda Paula Cerantola Siqueira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Silva, Isilia Aparecida (Presidente)
Abrão, Ana Cristina Freitas de Vilhena
Abuchaim, Erika de Sá Vieira
Praça, Neide de Souza
Souza, Sonia Buongermino de
Título em português
O significado da amamentação na construção da relação mãe e filho: um estudo interacionista simbólico
Palavras-chave em português
Aleitamento materno
Apego ao objeto
Interacionismo Simbólico
Relações mãe-filho
Resumo em português
Com a finalidade de ampliar a compreensão da formação de vínculo entre mãe e filho e qual o papel da amamentação nesse processo, este estudo teve como objetivos: Compreender os significados atribuídos pela mulher à amamentação na construção do vínculo entre mãe e filho e compreender como os significados atribuídos pela mulher à amamentação influenciam a construção do vínculo entre mãe e filho. Utilizaram-se a Teoria Fundamentada nos Dados e o Interacionismo Simbólico como referenciais metodológicos e teóricos, respectivamente para a análise dos dados. Foram entrevistadas 22 mulheres, sem restrição de idade ou de outra variável social ou biológica, que deram luz aos seus filhos em uma maternidade do município de Marília-SP, cujo último filho, na época da coleta de dados, estivesse com idade entre dez e 24 meses. A análise dos dados mostrou que há uma complexidade na construção da relação entre mãe e filho que pode estar vinculada à experiência da mulher e significados atribuídos desde o processo de gestar e ir além da fase da amamentação, a depender dos elementos significativos que esta mulher e seu filho tecem no decorrer de sua interação. Esses elementos podem ser compreendidos por meio de quatro temas: PERCEBENDO-SE GRÁVIDA, TENDO QUE CUIDAR DA CRIANÇA, VIVENCIANDO A AMAMENTAÇÃO e CONSTRUINDO A RELAÇÃO COM O FILHO. Nesse processo, a amamentação é interpretada como um forte elemento interacional simbólico entre a mãe e o bebê, propiciando a descoberta de sentimentos mútuos, e um significado de forte elo de ligação, interpretados e atribuídos pela mãe. A sua percepção dos sentimentos de amor e carinho, gerados neste processo do cuidar da criança, sofre retroalimentação contínua e crescente, resultado da interpretação materna em perceber a retribuição do apego da criança pela mãe, pelos gestos e pela necessidade demonstrada de proximidade por ambos. Na continuidade da construção da relação, outros elementos são descobertos e atribuídos como determinantes significativos da ligação entre eles, sendo a presença materna o elemento simbólico mais forte dessa construção, que abrange o estar grávida, amamentar e continuar no cuidado ao filho.
Título em inglês
The significance of breastfeeding in the construction of the mother/child relationship: a symbolic interactionist study
Palavras-chave em inglês
Maternal Breastfeeding. Mother-Child Relations. Object Attachment. Symbolic Interactionism
Resumo em inglês
In order to broaden the understanding of the bonding between mother and child and the role of breastfeeding in this process, this study aimed to understand the meanings attributed to breastfeeding by the women in the construction of this bonding between mother and child, and to understand how this meanings have influence in the construction of the bond between mother and child. Data Based Theory and the Symbolic Interactionism were used as theoretical and methodological references, respectively, for data analysis. Twenty two women, irrespective of age or other social/biological variable that gave birth to their infants in a maternity hospital in the city of Marília SP and whose last child were aged between ten and 24 months at the time of data collection were interviewed. Data analysis showed that there is some complexity in the construction of the mother/child relationship that can be linked to the womans experience and to meanings attributed since the generating process that can continue beyond the lactation stage, and that depend on significant elements that this woman and her child weave during their interaction. These elements can be understood through four themes: KNOWING ABOUT THE PREGNANCY, HAVING TO TAKE CARE OF THE CHILD, EXPERIENCING THE BREASTFEEDING, and CONSTRUCTING THE RELATIONSHIP WITH THE CHILD. During this process, breastfeeding is interpreted as a strong symbolic interactional element between mother and baby, allowing the discovery of mutual feelings, and the meaning of a strong link, interpreted and attributed by the mother. Her perception of love and affection feelings, generated during this process of taking care of the child, undergoes continual and growing feedback as a result of the maternal interpretation in noticing the retribution of the child by gestures and the need of proximity by both of them. During the continuation of this relationship, other elements are discovered and considered as significant determinants of this link; the maternal presence is the strongest symbolic element in this construction, which covers being pregnant, breastfeeding, and taking care of the child.
 
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Tese_final.pdf (1.25 Mbytes)
Data de Publicação
2012-09-11
 
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