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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.83.2022.tde-09032023-090038
Documento
Autor
Nome completo
Vanessa dos Santos Ribeiro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Carvalho, Emília Campos de (Presidente)
Kumakura, Ana Railka de Souza Oliveira
Lui, Danielle Cristina Garbuio
Zamarioli, Cristina Mara
Título em português
Adaptação cultural, avaliação semântica, análise descritiva e propriedades psicométricas do Incivility in Nursing Education - Revised (INER) Survey com estudantes brasileiros
Palavras-chave em português
Alunos
Educação
Enfermagem
Estudos de validação
Incivilidade
Professores
Resumo em português
O objetivo deste estudo foi validar o Incivility in Nursing Education - Revised (INE-R) Survey de Clark©, 2014, com estudantes brasileiros de graduação em enfermagem. Realizado em uma escola paulista, constou de três etapas: adaptação cultural, avaliação semântica e análise descritiva e das propriedades psicométricas do instrumento adaptado. A adaptação cultural contou com a tradução, síntese das traduções, retro tradução, análise por comitê de especialistas e apresentação da versão final à autora do survey. A avaliação semântica para o idioma português do Brasil com a população-alvo seguiu o método DISABKIDS® adaptado para o Brasil pelo Grupo de Pesquisa sobre Medidas em Saúde (GPEMSA CNPq). A terceira etapa analisou as propriedades psicométricas de 24 itens relacionados a comportamentos de estudantes e igual número relacionado a comportamentos de docentes; foram avaliados quanto à validade de construto, por Análise Fatorial Confirmatória, sendo analisados os índices de ajuste 2/GL, RMSEA, NFI, CFI e TLI (NNFI); fidedignidade, pelo teste-reteste para verificação da reprodutibilidade calculada Coeficiente de Correlação Intraclasse e pelo Coeficiente alpha de Cronbach. A parte final do survey consta de questões, que foram analisadas quanto à frequência e tipos de respostas e alcance dos propósitos do instrumento. Os resultados obtidos retratam a construção de uma versão traduzida com poucas divergências da versão original; a avaliação semântica apontou os itens de dificuldade pelos estudantes e sugestões no layout, sendo feitos ajustes em três itens. A versão final adaptada à cultura brasileira foi aprovada pela autora da versão original. A validação de construto evidenciou ajuste ao modelo proposto da Análise fatorial confirmatória, com dois fatores (baixa e alta incivilidade) e para todos os itens referentes ao professor; para os itens relativos aos comportamentos dos estudantes, apenas o valor de ajuste ao modelo RMSEA não foi satisfatório, destacando-se três itens com baixa carga fatorial. Os valores das medidas de ajustes, para os itens correspondentes a comportamentos de estudantes e de professores, respectivamente, foram: 2/GL de 3,461 e 1,957; p-valor 0,000 e 0,000; CFI 1,000 e 1,000; TLI 1,000 e 1,000; NFI 1,000 e 1,000; RMSEA 0,091 e 0,044. O ICC foi 0,53 (-0,02-0,78); a consistência interna foi de 0,94 (0,93;0,95) para os itens de estudantes e de 0,97 (0,97;0,98) para os de professor. A análise descritiva das questões finais mostrou serem as mesmas adequadas para identificar se a incivilidade se apresenta como problema para o curso de enfermagem, os agentes dos comportamentos incivis, o nível de incivilidade, as estratégias para elevar o nível de civilidade. As questões abertas propiciaram a identificação, pelos participantes, de exemplos de comportamentos de incivilidade na instituição, da causa de incivilidade, das consequências desses comportamentos e maneiras de promoter civilidade acadêmica. Ainda, no teste reteste, essas questões evidenciaram ser estáveis. Conclui-se que o INE-R survey versão brasileira apresentou fidelidade; quanto a validade, a AFC reiterou a proposta do modelo original para os itens relacionados a professores e sugerimos a revisão de três dos itens relacionados aos estudantes (itens 1, 5 e 15).
Título em inglês
Cultural adaptation, semantic evaluation, descriptive analysis, and psychometric properties of the Incivility in Nursing Education - Revised (INE-R) Survey with Brazilian students
Palavras-chave em inglês
Education
Incivility
Nursing
Students
Teachers
Validation Studies
Resumo em inglês
This study aimed to validate the Incivility in Nursing Education - Revised (INE-R) Survey by Clark©, 2014, with Brazilian undergraduate nursing students. Conducted in a school in São Paulo state, it consisted of three phases: cultural adaptation, semantic evaluation, and descriptive analysis as well as analysis of the adapted instruments psychometric properties. The cultural adaptation included translation, synthesis of translations, back translation, analysis by an expert committee, and presentation of the final version to the author of the survey. The semantic evaluation for Brazilian Portuguese with the target population followed the DISABKIDS® method, which was adapted for Brazil by the Research Group on Health Measures (GPEMSA - CNPq). The third phase analyzed the psychometric properties of 24 items related to students behaviors and the same number of items related to teachers behaviors; their construct validity was evaluated by Confirmatory Factor Analysis, with the following fit indices being analyzed: 2/GL, RMSEA, NFI, CFI and TLI (NNFI); reliability was evaluated by test-retest to verify reproducibility as calculated by the Intraclass Correlation Coefficient and Cronbachs alpha coefficient. The final part of the survey consists of questions, which were analyzed regarding the frequency and types of answers and the scope of the instruments purposes. The results obtained portray the construction of a translated version with few divergences from the original version; the semantic evaluation pointed out the items of difficulty by the students and suggestions regarding the layout, with adjustments being made in three items. The final version, adapted to the Brazilian culture, was approved by the author of the original version. The construct validation showed adjustment to the proposed model of Confirmatory Factor Analysis, with two factors (low and high incivility) and for all teacher-related items related. As for the items related to the students behaviors, only the value of adjustment to the model RMSEA was not satisfactory, highlighting three items with low factor loading. The values of the adjustment measures for the items corresponding to students and teachers behaviors, respectively, were: 2/GL of 3.461 and 1.957; p-value 0.000 and 0.000; CFI 1.000 and 1.000; TLI 1.000 and 1.000; NFI 1.000 and 1.000; RMSEA 0.091 and 0.044. CCI was 0.53 (-0.02-0.78); internal consistency was 0.94 (0.93;0.95) for student items and 0.97 (0.97;0.98) for teacher items. The descriptive analysis of the final questions showed that they were adequate to identify whether incivility presents a problem for the nursing program, the agents of uncivil behavior, the level of incivility, and strategies to raise civility levels. The open-ended questions allowed participants to identify examples of incivility behaviors in the institution, the cause of incivility, the consequences of such behaviors, and ways to promote academic civility. Furthermore, in the test-retest, those questions proved to be stable. It is concluded that the Brazilian version of the INE-R survey showed fidelity; as for validity, AFC reiterated the proposal of the original model for the teacher-related items, and we suggest the revision of three of the student-related items (items 1, 5, and 15).
 
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Data de Publicação
2023-04-14
 
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