• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.83.2022.tde-01092022-164713
Documento
Autor
Nombre completo
Laura Andrian Leal
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Henriques, Sílvia Helena (Presidente)
Goulart, Bethania Ferreira
Soares, Mirelle Inacio
Sonobe, Helena Megumi
Título en portugués
Competências gerenciais para discentes de enfermagem: uso de metodologia inovadora de ensino
Palabras clave en portugués
Aprendizagem
Competência Profissional
Enfermagem
Ensino Superior
Estudantes
Resumen en portugués
As competências gerenciais devem possibilitar o desenvolvimento de vantagem competitiva sustentável para as organizações hospitalares, além da efetividade no cuidado. Ressalta-se que estratégias de aprendizagem na graduação que visam preparar o profissional com desempenho inovador e criativo, capaz de reflexão/ação social e crítica de sujeito construtor do conhecimento para a práxis de enfermagem é vital. Nesse sentido, este estudo teve o objetivo geral de avaliar estratégia de ensino para o desenvolvimento de competências gerenciais em graduandos de enfermagem para o contexto hospitalar. Trata-se de um estudo exploratório, de intervenção com abordagem qualitativa dos dados. Participaram 12 docentes e 54 discentes de enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior Pública. A coleta ocorreu em três etapas. Na Etapa 1, realizou-se grupos focais com docentes para mapear competências gerenciais essenciais ao estudante; na etapa 2, aplicou-se aos discentes, oficinas de discussão com dois casos clínicos para abordagem gerencial. Posteriormente, na etapa 3, após imersão dos discentes em campo de estágio, realizou-se entrevistas semiestruturadas. Para análise dos dados, utilizou-se análise temática indutiva. Os principais resultados revelaram que os docentes pontuaram quatro competências gerenciais que devem ser apreendidas pelos discentes para atuação no hospital. De posse destas informações, nas oficinas, abordou-se de forma aleatórias dois diferentes estudos de caso, um sobre as competências de comunicação, tomada de decisão e liderança e, um segundo, contemplando comunicação, tomada de decisão e relacionamento interpessoal. Após realização da intervenção grupal foi necessária avaliação do método utilizado, que foi realizada por meio de entrevistas, posteriormente a imersão na prática desses discentes, onde pôde-se identificar aspectos positivos como preenchimento de lacunas do conhecimento e outros, e limitantes, como pouco tempo de discussão dos casos. Concluiu-se que oficinas implementadas durante a formação acadêmica podem ser métodos de ensino eficazes para a aprendizagem de competências gerenciais necessárias ao futuro enfermeiro, auxiliando sobremaneira na dinâmica da gerência de enfermagem na organização hospitalar, como também na assistência direta aos usuários desses serviços.
Título en inglés
Management competences for nursing students: use of innovative teaching methodology
Palabras clave en inglés
Education
Higher
Learning
Nursing
Professional Competence
Strategies
Students
Resumen en inglés
Management competencies should enable the development of sustainable competitive advantage for hospital organizations, in addition to effectiveness in care. It is noteworthy that undergraduate learning strategies that aim to prepare professionals with innovative and creative performance, capable of social reflection/action and criticism of a knowledge-building subject for nursing practices is vital. In this sense, this study had the general objective of evaluar a teaching strategy for the development of management competences in nursing students for the hospital context. This is an exploratory study of intervention with a qualitative approach to the data. Twelve professors and 54 nursing students from a Public University participated. The collection was divided in three stages. In Stage 1, focus groups were held with professors to map essential management competences for the student; in step 2, discussion workshops with two clinical cases were applied to the students for a management approach. Subsequently, in step 3, after immersion of the students in the internship field, semi-structured interviews were carried out. For data analysis, inductive thematic analysis was used. The main results revealed that the professors scored four management skills that must be learned by the students to work in the hospital. With this information, in the workshops, a first case study was approached on communication skills, decision making and leadership, and a second one contemplating communication, decision making and interpersonal relationships. After carrying out the group intervention, it was necessary to evaluate the method used, which was carried out through interviews. After the immersion practice, positive aspects could be identified, such as filling gaps in knowledge and others. Limiting aspects was also identified, such as a short time of discussion of cases and others. It was concluded that workshops implemented during academic training can be effective teaching methods for learning management competencies required for the future nurse, greatly helping the nursing management dynamic in the hospital organization, as well as in direct assistance of these services users.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
LauraAndrianLeal.pdf (1.51 Mbytes)
Fecha de Publicación
2023-03-01
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.