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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.82.2021.tde-23082021-162607
Document
Auteur
Nom complet
Gabriel Augusto Ginja
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2021
Directeur
Jury
Cliquet Junior, Alberto (Président)
Rimkus, Carolina de Medeiros
Osório, Fernando Santos
Pagnano, Rodrigo Gonçalves
Titre en portugais
Desenvolvimento e validação de um ambiente de realidade virtual para reabilitação de membros superiores em pessoas com lesão medular
Mots-clés en portugais
Cinemática, Lesão Medular, Realidade Virtual,
Resumé en portugais
Este trabalho caracteriza dados cinemáticos de membros superiores de pessoas com lesão medular durante um protocolo de alcance com o objetivo de desenvolver um ambiente de realidade virtual personalizado para treinar atividades de vida diária. Quatro pacientes com nível neurológico de lesão de C5 a C8 alcançaram cinco pontos sobre a mesa para simular uma atividade da vida diária que utiliza ombro e flexão de cotovelo. Eles estavam usando clusters com marcadores ao lado de câmeras VICON para capturar ângulos de flexão de ombros e cotovelo. Os dados cinemáticos coletados são usados juntamente com a antropometria em um ambiente de realidade virtual parametrizado para treinar membros superiores
Titre en anglais
Development and validation of a Virtual Reality environment for rehabilitation of upper limbs in people with Spinal Cord Injury
Mots-clés en anglais
Kinematics, Spinal Cord Injury, Virtual Reality,
Resumé en anglais
This work characterizes kinematic data from upper limbs of people with spinal cord injury during a reach protocol in order to develop a personalized virtual reality environment to train activities of daily living. Four patients with neurological level of lesion from C5 to C8 reached five points over table to simulate an activity of daily living that uses shoulder and elbow flexion. They were using clusters with markers alongside VICON cameras to capture flexion angles from shoulders and elbow. The kinematic data collected is used alongside anthropometry in a parameterized virtual reality environment to train upperlimbs.
 
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Date de Publication
2021-08-25
 
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