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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.82.2021.tde-23082021-162607
Documento
Autor
Nome completo
Gabriel Augusto Ginja
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2021
Orientador
Banca examinadora
Cliquet Junior, Alberto (Presidente)
Rimkus, Carolina de Medeiros
Osório, Fernando Santos
Pagnano, Rodrigo Gonçalves
Título em português
Desenvolvimento e validação de um ambiente de realidade virtual para reabilitação de membros superiores em pessoas com lesão medular
Palavras-chave em português
Cinemática, Lesão Medular, Realidade Virtual,
Resumo em português
Este trabalho caracteriza dados cinemáticos de membros superiores de pessoas com lesão medular durante um protocolo de alcance com o objetivo de desenvolver um ambiente de realidade virtual personalizado para treinar atividades de vida diária. Quatro pacientes com nível neurológico de lesão de C5 a C8 alcançaram cinco pontos sobre a mesa para simular uma atividade da vida diária que utiliza ombro e flexão de cotovelo. Eles estavam usando clusters com marcadores ao lado de câmeras VICON para capturar ângulos de flexão de ombros e cotovelo. Os dados cinemáticos coletados são usados juntamente com a antropometria em um ambiente de realidade virtual parametrizado para treinar membros superiores
Título em inglês
Development and validation of a Virtual Reality environment for rehabilitation of upper limbs in people with Spinal Cord Injury
Palavras-chave em inglês
Kinematics, Spinal Cord Injury, Virtual Reality,
Resumo em inglês
This work characterizes kinematic data from upper limbs of people with spinal cord injury during a reach protocol in order to develop a personalized virtual reality environment to train activities of daily living. Four patients with neurological level of lesion from C5 to C8 reached five points over table to simulate an activity of daily living that uses shoulder and elbow flexion. They were using clusters with markers alongside VICON cameras to capture flexion angles from shoulders and elbow. The kinematic data collected is used alongside anthropometry in a parameterized virtual reality environment to train upperlimbs.
 
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Data de Publicação
2021-08-25
 
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