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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2020.tde-28102020-191429
Documento
Autor
Nome completo
Raíssa dos Santos Ballego
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Correia, Paulo Rogério Miranda (Presidente)
Dotta, Silvia Cristina
Lemos, Evelyse dos Santos
Título em português
Desenvolvimento de uma atividade com mapas conceituais com erros para promover a aprendizagem colaborativa
Palavras-chave em português
Aprendizagem colaborativa
Construção Colaborativa do conhecimento
Ensino de Ciências
Mapas conceituais
Resumo em português
Pedir para que os alunos façam atividades em grupo, dentro ou fora da sala de aula, sempre foi uma prática recorrente de vários professores. Colaborar para aprender não é um processo intuitivo e falta um direcionamento para que os alunos tirem o melhor proveito da construção colaborativa do conhecimento. Uma questão levantada é como fazer com que os alunos discutam e não simplesmente segmentem o trabalho, posteriormente juntando as partes de uma forma fragmentada. Pensando nisso, essa dissertação utilizou Mapas Conceituais com erro como recurso instrucional para sustentar as discussões entre os alunos. A literatura aponta como um dos principais problemas a administração da aprendizagem colaborativa, isto é, o fato do professor não saber qual o melhor momento para pedir que os alunos trabalhem em grupos. Esse trabalho tenta estabelecer o melhor momento para inserir uma atividade colaborativa, para que dessa forma os alunos apresentem os melhores resultados de ganho de conhecimento declarativo. Para isso, foram feitos dois estudos. No estudo 1, os alunos foram separados em duas condições experimentais que foram comparadas. No estudo 2, foi verificado se há um agrupamento natural dos alunos sem considerar a condição experimental. Essa pesquisa foi realizada na disciplina de Ciências da Natureza da EACH-USP, com 87 alunos. Para o desenvolvimento da atividade, foram criadas quatro tarefas: pré-teste, mapa conceitual com erro, folhas de avaliação do desempenho e pós teste. O conteúdo abordado das tarefas pré-teste, mapa conceitual com erro e pós-teste foi genética. Com base nessas tarefas, foram criadas duas condições experimentais para o estudo 1: na condição I (n=31) os alunos colaboraram para responder ao mapa conceitual com erro, e na condição II (n=56) os alunos colaboraram para responder as folhas de avaliação de desempenho. Durante o estudo foi verificado como os alunos se engajam na construção colaborativa do conhecimento, levando em consideração as etapas de externalização, elicitação, consenso e internalização. A análise do momento da colaboração foi feita considerando o ganho de conhecimento declarativo (comparação dos resultados do pré com o pós-teste), que se trata de um ganho individual. Os resultados indicam que não houve diferença estatística significativa. Entretanto, o desempenho nas demais tarefas foi melhor na condição I, mostrando que o formato da tarefa tem influência no processo de construção colaborativa do conhecimento. Para o estudo 2 foi feita uma análise de agrupamentos naturais dos alunos com relação ao desempenho de todos os alunos no pré e pós-teste. Nela, foi observado que os clusters que possuem maior desempenho são os que possuem mais alunos na condição I. Isso mostra que o momento da colaboração influencia em como o aluno internaliza os resultados das discussões.
Título em inglês
Development of an activity with concept maps with errors to promote the collaborative learning
Palavras-chave em inglês
Collaborative construction of knowledge
Collaborative learning
Concept maps
Science teaching
Resumo em inglês
Students are asked to do group activities, inside or outside the classroom, has always been a recurring practice for many teachers. Collaborating to learn is not an intuitive process and it lacks direction for students to get the best out of collaborative knowledge construction. One question raised is how to get students to discuss and not just do a part of the work each, putting everything together in a fragmented way. This dissertation used Conceptual Maps with error as a tool to support discussions between students. Literature points out as one of the main problems how to manage collaborative learning, that is, the fact that the teacher does not know what is the best time to ask students to work in groups. This report presents the attempt to verify the best time to insert a collaborative activity, so that in this way students present the best results of gaining declarative knowledge. For that, two studies were made, in study 1, students were separated into two experimental conditions that were compared, in study 2, it was verified whether there is a natural grouping of students without considering the experimental condition. This research was carried out in the discipline of Natural Sciences at EACH-USP, with 87 students. For the development of the activity, four tasks were created: pre-test, conceptual map with error, performance evaluation sheets and post-test. The content covered in the pre-test, conceptual map with error and post-test tasks was genetic. Based on these tasks, two experimental conditions were created for study 1; condition I (n = 31) students collaborate to answer the conceptual map with error, and condition II (n = 56) students collaborate to answer the performance evaluation sheets. During the study, it was verified how students engage in the collaborative construction of knowledge, considering the stages of externalization, elicitation, consensus and internalization. The analysis of the moment of collaboration was made considering the gain of declarative knowledge (comparison of the results of the pre with the post-test), which is an individual gain. The result obtained was that there was no statistically significant difference. However, performance in other tasks was better in condition I, showing that the format of the task has an influence on the process of collaborative construction of knowledge. For study 2, an analysis was made of the students' natural groupings in relation to the performance of all students in the pre and post-test. It was observed that the clusters that have the highest performance are the ones that have more students in condition I. This proves that the moment of collaboration makes how the student internalizes the results of the discussions.
 
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Data de Publicação
2020-11-11
 
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