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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2020.tde-28102020-184941
Document
Author
Full name
Luana Beatriz Xavier Nunes
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2020
Supervisor
Committee
Prestes, Maria Elice de Brzezinski (President)
Ferreira, Breno Ferraz Leal
Meglhioratti, Fernanda Aparecida
Title in Portuguese
Willian Harvey e a circulação sanguínea: uso de fontes primárias da história da ciência no ensino de biologia
Keywords in Portuguese
ensino de biologia
Harvey; William
história da ciência
sistema circulatório
Abstract in Portuguese
Este trabalho faz uso da história da ciência (HC) como ferramenta para o ensino do sistema circulatório, tratando do episódio histórico da contribuição dos trabalhos do médico inglês William Harvey (1578-1656), importante personagem que atuou na sistematização e reformulação do conhecimento fisiológico e anatômico sobre a circulação sanguínea. Buscou-se desenvolver uma pesquisa em história da ciência com o objetivo de descrever e discutir a contribuição de Harvey para a construção do conhecimento sobre a circulação do sangue, contextualizando-o em relação aos conhecimentos precedentes e contemporâneos, no que diz respeito ao coração, vasos sanguíneos e sangue. Para isso, seguiu-se a metodologia de pesquisa em história da ciência, com análise de fontes primárias (trabalhos de Harvey, antecedentes e contemporâneos) à luz de fontes secundárias (trabalhos de historiadores da ciência). O estudo histórico, por sua vez, foi tema para a elaboração de uma sequência didática (SD) planejada para alunos do Ensino Médio com base na modelagem proposta por Méheut e Psillos (2004), priorizando a leitura de trechos da obra De motu cordis (1628) de William Harvey e norteada por princípios do Ensino por Investigação (ENCI). A SD tem o objetivo de que o aluno possa adquirir conhecimento histórico, conhecimento científico e conhecimento metacientífico, envolvendo a compreensão de como a ciência é realizada e, mais particularmente, de habilidades de investigação científica (ALLCHIN, 2013). A sequência didática produzida foi validada junto ao grupo de pesquisa do Laboratório de História da Biologia e Ensino (LaHBE) do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP). Da validação emergiram diversas sugestões que contribuíram para o aprimoramento das atividades e sua maior adequação a diferentes realidades escolares. As atividades investigativas proporcionam situações nas quais os alunos vivenciam a prática científica, utilizando linguagens que possibilitam a comunicação das hipóteses e sínteses realizadas, incentivando o protagonismo dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem. Espera-se que o presente estudo possa ser utilizado no ensino de biologia, destacando a importância de utilizar fontes primárias como uma das possibilidades para trabalhar história da ciência, desenvolver concepções informadas de natureza da ciência e facilitando a aprendizagem de conhecimentos científicos atuais sobre a circulação sanguínea.
Title in English
William Harvey and the blood circulation: use of primary sources of the history of science in the biology teaching
Keywords in English
biology teaching
circulatory system
Harvey; William
history of science
Abstract in English
This work makes use of the history of science (HC) as a tool for the teaching of the circulatory system, dealing with the historical episode of the contribution of the works of the English physician William Harvey (1578-1656), an important character who acted in the systematization and reformulation of physiological and anatomical knowledge about blood circulation. We sought to develop a research in the history of science in order to describe and discuss Harvey's contribution to the construction of knowledge about blood circulation, contextualizing it in relation to previous and contemporary knowledge, regarding to the heart, blood vessels and blood. This was followed by the methodology of research in the history of science, with analysis of primary sources (Harvey's works, antecedents and contemporaries) in the light of secondary sources (works of science historians). The historical study, in turn, was the theme for the elaboration of a Didactic Sequence (DS) planned for students of the second year of high school based on the modeling proposed by Méheut and Psillos (2004), prioritizing the reading of excerpts from De motu cordis (1628) by William Harvey and guided by the principles of Inquiry based Learning (IBL). DS aims to enable students to acquire historical knowledge, scientific knowledge and meta- scientific knowledge, involving the understanding of how science is performed and, more particularly, of scientific research skills (ALLCHIN, 2013). The Didactic Sequence produced was validated with the research group of the Laboratory of History of Biology and Teaching (LaHBE) of the Institute of Biosciences of the University of São Paulo (IB-USP). From the validation emerged several suggestions that contributed to the improvement of the activities and their better adaptation to different school realities. The investigative activities provide situations in which students experience scientific practice, using languages that enable the communication of hypotheses and syntheses, encouraging the protagonism of students in the teaching and learning process. It is hoped that the present study can be used in the teaching of biology, highlighting the importance of using primary sources as one of the possibilities for working the history of science, developing informed conceptions of the nature of science and facilitating the learning of current scientific knowledge about blood circulation.
 
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Publishing Date
2020-11-11
 
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