• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2020.tde-27102020-182547
Documento
Autor
Nombre completo
Carolina Perozzi Guedes de Azevedo
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Prestes, Maria Elice de Brzezinski (Presidente)
Baldinato, José Otavio
Berçot, Filipe Faria
Título en portugués
Francesco Redi (1626-1698) e alguns contemporâneos: contribuições para a discussão sobre a origem dos seres vivos no século XVII incorporadas a uma narrativa histórica
Palabras clave en portugués
BONANNI; PHILIPPO
ENSINO DE CIÊNCIAS
GERAÇÃO ESPONTÂNEA
HARVEY; WILLIAM
HISTÓRIA DA CIÊNCIA (HC)
HOOKE; ROBERT
NARRATIVA HISTÓRICA
REDI; FRANCESCO
SÉCULO XVII
Resumen en portugués
Um episódio histórico que aparece com frequência em diversos livros didáticos brasileiros é o da contribuição de Francesco Redi (1626-1698) para o combate da ideia de geração espontânea dos insetos. Redi realizou uma série de experi-mentos nos quais observou o aparecimento de vermes sobre alimentos em de-composição (carnes, vegetais) em frascos abertos e completa ou parcialmente fechados - um procedimento experimental inovador para a época. A partir dos resultados obtidos, defendeu a ideia de que aqueles vermes não surgiam espon-taneamente como se pensava, mas a partir de ovos depositados por moscas e outros insetos que tivessem acesso às carnes ou vegetais. Contudo, paralela-mente, Redi continuou alinhado a uma concepção de geração a partir de um "princípio vital" em outros casos, como "vermes" que aparecem em plantas ou no interior de animais. Ao mesmo tempo, outros pesquisadores também discu-tiam o tema e suas conclusões eram bastante variadas. É o caso de Robert Hooke, William Harvey e Philippo Bonanni, três contemporâneos de Redi que investigaram a geração dos seres vivos. Considera-se que uma visão parcial da história da ciência, que só menciona os "acertos" de um pesquisador do passado, oferece uma perspectiva distorcida sobre a natureza da ciência. Abordado ape-nas pelas ideias que são aceitas pela ciência atual, o caso de Redi pode ser apontado como um exemplo de "pseudo-história" que simplifica demais o pro-cesso da ciência, romantiza os cientistas e dramatiza suas descobertas. A inclu-são de episódios da história da ciência na escola básica precisa, portanto, estar alinhada com a historiografia contemporânea, com os aportes das pesquisas teó-ricas e empíricas de inclusão da história da ciência no ensino e com propostas curriculares oficiais. Para isso, é necessário que se desenvolvam abordagens históricas contextualizadas e em língua portuguesa, acompanhadas de ferra- mentas que auxiliem sua utilização em sala de aula. Neste contexto, esta pes-quisa dedicou-se a três objetivos principais: o primeiro, da pesquisa histórica, foi o de analisar, sob a perspectiva da historiografia atual, as contribuições de Fran-cesco Redi para as discussões sobre a origem e reprodução dos seres vivos. O contexto epistêmico das ideias de Redi foi fornecido mediante a comparação de suas ideias com as de três pesquisadores que também abordaram o tema na época, William Harvey, Robert Hooke e Philippo Bonanni, caracterizando o se-gundo objetivo da pesquisa. O terceiro objetivo desta pesquisa, de caráter edu-cacional, foi desenvolver uma Narrativa Histórica adequada para alunos do en-sino fundamental II ou ensino médio, que facilite a aprendizagem de conceitos científicos atuais acerca da origem e reprodução dos seres vivos e que promova concepções fundamentadas da natureza da ciência. A Narrativa intitulada "Fran-cesco Redi (1626-1698) e os vermes nas carnes: de onde vieram?" foi construída com base em metodologia proposta por pesquisadores da interface entre história da ciência e ensino de ciências. Espera-se que os resultados da pesquisa histó-rica contribuam com subsídios da história da ciência para a formação de profes-sores de ciências e que a Narrativa constitua uma ferramenta que possa ser adaptada e inserida em planejamentos de ensino de diferentes realidades esco-lares, bem como submetida a avaliações empíricas de sua efetividade.
Título en inglés
Francesco Redi (1626-1698) and some contemporaries: contributions to the discution about the origin of living beings on the 17th century incorporated to a historical narrative.
Palabras clave en inglés
17TH CENTURY
BO-NANNI; PHILIPPO
HARVEY; WILLIAM
HISTORI-CAL NARRATIVES
HISTORY OF SCIENCE
HOOKE; ROBERT
REDI; FRANCESCO
SCIENCE TEACHING.
SPONTANEUS GENERATION
Resumen en inglés
An historical episode that shows up frequently in several Brazilian textbooks is the contribution of Francesco Redi (1626-1698) to combat the idea of spontane-ous generation of insects. Redi performed a series of experiments which he ob-served worms appearing over decomposing food (meat, vegetables) inside open or partially open jars - an innovative experimental procedure for his time. From this, he defended the idea that those worms were not spontaneously generated as thought, but stemmed from eggs laid by flies and other insects that might have had access to meat or vegetables. However, in parallel, Redi kept alligned to the conception of generation from a "vital principle" in other cases, like "worms" that appear in plants or inside animals. At the same time, other thinkers also looked into this matter and their conclusions were various. Those are the cases of Robert Hooke, William Harvey and Philipo Bonanni, three of Redi's contemporaries that studied the generation of living beings We consider that a narrow view of History of Science, one that only mentions the past researcher's "hits", offers a distorted perspective about the nature of Science. Discussed only through ideas supported by current Science, Redi's case could be pointed out as an example of "pseu-dohistory" that oversimplifies Science's process, romanticizes scientists and dra-matizes discoveries. Including episodes of History of Science in basic education needs to, therefore, be in line with conteporary historiography, with theoretical and empirical researches' contributions to the inclusion of History of Science in education and with official proposed curricula. For that is required the deve-lopment of contextualized historical approaches in Portuguese combined with to-ols that support its classroom use. In this context, this research focused on three main goals: the first one, of historical research, was to analyse, through present-day historiography, Francesco Redi's contributions to the debate about the origin and reproduction of living beings. The epistemic context of Redi's ideas was pro-vided by comparing his views with the ideas of three researchers that also appro-ached the subject on their time, William Harvey, Robert Hooke and Philippo Bo-nanni, characterizing the second objective of this research. The third goal of this research, of educational nature, was to develop an historical narrative suited to the second stage of elementary education and high school students, one that helps learning today's scientifical concepts about the origin and reproduction of living beings and promotes views based on Nature of Science. The narrative na-med "Francesco Redi (1626-1698) e os vermes nas carnes: de onde vieram?" ("Francesco Redi (1626-1698) and the worms in meats: where do they came from?") was made based on methodology set by researchers of the interface between History of Science and Science teaching. We hope that the results of the historical research give resources on History of Science to training of Science teachers and the narrative becomes a tool that can be adapted and added to teachers' plans in different school realities, as well as be submitted to empirical evaluations of its effectiveness.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2020-10-27
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.