• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.81.2022.tde-25042022-164827
Document
Auteur
Nom complet
Rafael Matias de Moura
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Motokane, Marcelo Tadeu (Président)
Bezerra, Ciro de Oliveira
Freire, Caio de Castro e
Pereira, Marcelo
Ratz, Sofia Valeriano Silva
Titre en portugais
Entre a formatação docente e a formação de si: percepções de egressos sobre a licenciatura em ciências biológicas em uma universidade do nordeste brasileiro
Mots-clés en portugais
Formação de si
Formatação docente
Metodologia Interativa,
Resumé en portugais
Este trabalho discute as percepções e tensões de egressos de uma licenciatura em Biologia numa universidade pública do Nordeste brasileiro. A ênfase da tese encontra-se nas experiências desenvolvidas na trajetória formativa, com destaque às atividades de pesquisa e ensino. Outrossim, investigou-se as referidas atividades durante a formação inicial e como elas contribuem no processo de conquista da autonomia intelectual, emancipação humana e empoderamento. Ao mesmo tempo, o objetivo geral ocupa-se de tentar responder a esta grande questão da pesquisa. Já os específicos, são os seguintes: estudar os limites das racionalidades técnica e prática no contexto da formatação docente; identificar os movimentos de subjetivação ocorridos a partir das ações de empoderamento durante a formação inicial; e, por fim, analisar as experiências em pesquisa e ensino durante o processo de formação à luz da teorização acerca da Formação de Si. Para tanto, constituiu-se um arcabouço teórico a partir dos objetivos elencados no formato de um estado da questão e seguiu-se o trabalho metodológico nos aportes da Metodologia Interativa. A metodologia revelou-se empoderadora no que concerne à participação dos pesquisados na primeira etapa de análise do agregado de entrevistas e sínteses parciais feitas pelo pesquisador. Também possibilitou a produção de dados relevantes que foram analisados em dois momentos: numa primeira etapa, por meio da elaboração da síntese interativa; logo após, pela análise hermenêutica-dialética-interativa. Os principais resultados dizem respeito à predominância da racionalidade técnica no contexto formativo, com a supervalorização do apego ao conhecimento biológico. A perspectiva de formação centrada nas escolas também foi percebida. Por outro lado, a única ação de empoderamento em que os pesquisados sentiram-se engajados foi algum tipo de fortalecimento pessoal e coletivo percebido nas relações interpessoais entre colegas de turmas e os professores formadores do curso. A formatação docente também foi confirmada nas motivações e aspirações dos pesquisados, em que a maioria diz respeito à conquista de um lugar ao sol dado pela conquista de um emprego público de professor, seja na rede básica de ensino ou na própria universidade em que estudaram. A principal contribuição desta pesquisa diz respeito à importância de se falar em uma mudança de perspectiva na formação inicial do professor de Biologia como uma possibilidade contra-hegemônica aos ditames neoliberais: por um lado, possibilitando o descentramento da subjetivação como também das ações formativas voltadas às racionalidades técnica e prática para que haja espaço de luta e resistência; por outro, materializando a importância de se pensar e lutar por uma formação que contemple um mix de racionalidades que se ocupem de uma formação sob a perspectiva ética-estética-política-humana. Dessa forma, enxerga-se um horizonte de trabalho que objetiva formar professores enquanto intelectuais transformadores, críticos, autônomos e contra-hegemônicos, ao contrário de meros transmissores de conteúdo escolar e reprodutores de esquemas de currículo prescrito pelos ditames do neoliberalismo educacional.
Titre en anglais
Between Teacher formatting and Formation of Self - perceptions of graduates about the degree in Biological sciences at a public university in northeastern Brazil.
Mots-clés en anglais
Formation of Self
Interactive Methodology,
Teacher's formatting
Resumé en anglais
This thesis discusses the perceptions and tensions of graduates of a formation in Biology at a public university in northeastern Brazil. The thesis´ emphasis is on the experiences developed in the formative trajectory, with emphasis on research and teaching activities. Furthermore, these activities were investigated during initial formation and how They contribute to the processo of acheving intelectual autonomy, human emancipation and empowerment. At same time, the general objective is concerned with trying to answer this great research question. The specific ones are as follows: study the limits of technical and practical rationalities in the contexto of teacher formation; identify the subjectivation movements that occured from the empowerment actions during initial formation; and, finally, to analyze the experiences in reserarch and teaching during the formation process in light of theorization about Formation of Self. For that, a theoretical framework was constituted from the objectives listed in the formato f a state of the matter and followed by the methodological work in the contributions of the Interactive Methodology. The methodology proved to be empoweringwith regard to the participation of those surveyed in the first stage of analysis of the aggregate of interviews and partial synthesis made by the researcher. It also enabled the production of relevant data that were analyzed in two stages: in a first stage, through the elaboration of the interactive synteshis; soon after, by the hermeneutic-dialetic-interactive analysis. The perspective of training centered on schools was also perceived. On the other hand, the only empowering action in which the respondentes felt engaged was some kind of personal and collective strengthening perceived in the interpersonal relationships between classmates and the teacher-trainers of the course. The teaching format was also confirmed in the motivations and aspirations of the respondentes, in which the majority concerns the achievement of a place in the sun given by the achievement of a public job as a teacher, either in the basic education or in the university where they studied. The main contribution of this research concerns the importance of talking about a change of perspective in the initial training of biology teachers as a conter-hegemonic possibility of neoliberal dictates: on the one hand, enabling the decentering of subjectivation as well as formative actions aimed at technical and practical rationalities so that there is space for struggle and resistance; on the other hand, materializing the importance of thinking and fighting for an education that contemplates a mix of rationalities that deal with an ethical-aesthetic-political- human perspective. In this way, we see a work horizon that aims to train teachers as transformative, critical, autonomous and counter-hegemonic intellectuals, as opposed to mere transmitters of school content and reproducers of curriculum schemes prescribed by the dictates of educational neoliberalism.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-04-27
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.