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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2022.tde-21122022-174359
Documento
Autor
Nome completo
Aparecida Amaro da Silveira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Silva, Maíra Batistoni e (Presidente)
Silva, Rena de Paula Orofino
Valois, Raquel Sousa
Título em português
O Pensamento Crítico no Ensino de Ciências e sua dimensão dialógica na abordagem do ensino por investigação
Palavras-chave em português
Ensino de ciências
Ensino de ciências por investigação,
Pensamento crítico
Prática dialógica
Revisão sistemática
Resumo em português
A Alfabetização Científica é uma importante ferramenta de combate às desigualdades sociais, possibilitando aos cidadãos tomar decisões em questões atuais que se relacionam com as ciências e tecnologias de forma embasada. A literatura sobre Alfabetização Científica aponta o Pensamento Crítico (PC) como um de seus atributos, o que justifica a necessidade de caracterizar como o PC vem sendo definido e abordado nos artigos científicos no Ensino de Ciências. Para alcançar esse objetivo, realizou-se uma revisão bibliográfica sistemática nos periódicos Qualis-Capes A1 e A2 nas áreas de Educação e Ensino (quadriênio 2013-2016) usando como buscador o termo Pensamento Crítico (português, inglês e espanhol). A análise dos artigos revelou um expressivo número de trabalhos que apenas cita o PC, sem defini-lo ou avaliá-lo, o que revela o reconhecimento de sua importância, já que sempre aparece como um atributo importante para o Ensino de Ciências, mas também a necessidade de o PC ser melhor desenvolvido e trabalhado. A partir da revisão bibliográfica sistemática, propõe-se três dimensões para caracterizar o PC: as habilidades, a disposição e a prática dialógica, assim como uma síntese de indicadores de cada dimensão. Destaca-se que a produção acerca do PC no Ensino de Ciências enfatiza a dimensão das habilidades e pouco aborda a dimensão da prática dialógica. Como segundo objetivo, buscou-se analisar como a abordagem didática do Ensino de Ciências por Investigação pode promover a dimensão da prática dialógica. Para alcançá-lo, analisou-se as sequências didáticas do 8º ano do Cadernos da Cidade - saberes e aprendizagem de Ciências Naturais'', material didático adotado pela Secretaria Municipal de Educação do Município de São Paulo. Encontrou-se indicadores da prática dialógica em todas as fases do ciclo investigativo, demonstrando que a abordagem do Ensino de Ciências por Investigação pode contribuir para desenvolver essa dimensão do Pensamento Crítico.
Título em inglês
Critical Thinking in Science Teaching and its dialogical dimension in the approach of inquiry-based learning
Palavras-chave em inglês
Critical thinking
Dialogical practice
Inquiry-based teaching,
Science teaching
Systematic review
Resumo em inglês
Scientific Literacy is an important tool for combating social inequalities, enabling citizens to position themselves and make decisions on issues related to science and technology. The literature on Scientific Literacy points to Critical Thinking as one of its attributes, which justifies the need to characterize how Critical Thinking has been defined and addressed in scientific articles in Science Teaching. To achieve this objective, a systematic review of the literature was carried out in Qualis-Capes A1 and A2 journals in the areas of Education and Teaching (2013-2016) using the term Critical Thinking (Portuguese, English and Spanish) as a search term. . In the analysis of the articles, a significant number of works were revealed that only mention the PC, without defining or evaluating it, which reveals the recognition of its importance, since it always appears as an important attribute for Science Teaching, but it also reveals the need for Critical Thinking to be well developed and worked on. Based on the systematic literature review, three dimensions are proposed to characterize Critical Thinking: skills, willingness and dialogic practice, as well as a synthesis of indicators for each dimension. It is noteworthy that the production on Critical Thinking in Science Teaching emphasizes the dimension of competences and little addresses the dimension of dialogic practice. As a second objective, we seek to analyze how the didactic approach of Inquiry-based teaching can promote the dimension of dialogic practice. In order to achieve it, the didactic sequences of the 8th year of the Cadernos da Cidade - knowledge and learning of Natural Sciences'', didactic material adopted by the Secretaria Municipal de Educação of São Paulo, were analyzed. Indicators of dialogic practice were found in all phases of the investigative cycle, demonstrating that the approach of Inquiry-based learning can contribute to developing this dimension of Critical Thinking.
 
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Data de Publicação
2023-01-26
 
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