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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.81.2023.tde-15082023-162601
Documento
Autor
Nombre completo
Rodrigo Acácio Matos de Araújo
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Kawamura, Maria Regina Dubeux (Presidente)
Reis, Daniele Aparecida
Rink, Juliana
Silva, Rosana Louro Ferreira
Watanabe, Giselle
Título en portugués
Sustentabilidade no Panorama das Pesquisas em Educação Ambiental
Palabras clave en portugués
Educação Ambiental
Práticas Escolares e EArte,
Sustentabilidade
Resumen en portugués
Nas últimas décadas, as questões ambientais vêm se tornando cada vez mais relevantes, passando a requerer atenção no campo educacional, o que motivou a discussão e a inserção de políticas, documentos e pesquisas, com a definição de uma área relativa à Educação Ambiental. Ao mesmo tempo, e nos campos da política e da ecologia mais gerais, conceitos como de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, ainda que polissêmicos, também foram ganhando espaço. Nesse quadro, propomos investigar como vem ocorrendo a atenção à sustentabilidade no conjunto das Pesquisas em Educação Ambiental. Partimos da hipótese de que a compreensão das interações desse conceito possa apontar considerações e reflexões que contribuam para o aprimoramento da Educação Ambiental. Com esse objetivo, foi analisada a produção de teses e dissertações da área de Educação Ambiental, a partir do EArte (Banco de Dados de Pesquisas em Educação Ambiental), acompanhando temporalmente sua presença e evolução até 2016. Foram desenvolvidas duas dimensões de análise, caracterizadas respectivamente por um panorama institucional e por uma análise de fundo conceitual. Do ponto de vista institucional, procurou-se verificar, em uma abordagem quantitativa, onde e como foram sendo desenvolvidas pesquisas que tratam da sustentabilidade. Para a análise conceitual, foi construído um corpo amostral, constituído por um subconjunto de produções de diferentes períodos, em que a presença de relatos de propostas de práticas educacionais era explicitada. Nesse sentido, não se buscou os referenciais das pesquisas desenvolvidas, mas, sobretudo, as práticas relatadas, buscando identificar, dentre outras, representações da relação ser humano-ambiente, espaços para a sustentabilidade na escola e atividades desenvolvidas por alunos e professores. De uma maneira geral, observou-se que as pesquisas envolvendo sustentabilidade permaneceram quantitativamente constantes, ao longo do tempo, mantendo-se em torno de 10% das dissertações e teses do EArte. Em relação às práticas escolares, foram identificadas diferentes situações de envolvimento escolar, com uma compreensão de ambiente mais relacionada aos hábitos de consumo, e uma abordagem pouco disciplinar. Também, embora tenham sido propostas diferentes atividades, identificou-se uma certa dificuldade em articulações com uma Educação mais crítica. Assim, não foi constatada uma clara preponderância por uma dada abordagem específica da sustentabilidade, havendo algumas mais complexas e interdisciplinares, enquanto outras eram menos contextualizadas e fragmentadas. Em nenhum momento houve a intenção de atribuir qualquer tipo de valores às atividades analisadas, uma vez que o amplo espectro de situações relatadas não só reflete realidades diferentes, mas pode ampliar o universo de possibilidades a serem pretendidas por professores e escolas. Assim, consideramos que o quadro polivalente que emerge dessas análises, em conjunto, pode contribuir para reflexões dos professores, das escolas e de inserções nos espaços de formação de professores.
Título en inglés
Sustainability in the overview of research in environmental education
Palabras clave en inglés
Educational Practices and EArte,
Environmental Education
Sustainability
Resumen en inglés
The environmental issues in the last decades have become more relevant and they have required more attention in the educational field. This fact motivated discussions and brought in new politics, documents and researches with the creation of a new field related to Environmental Education. At the same time, concepts like sustainability and sustainable development, although yet polysemic, have gained more space in the political landscape and ecology. In this scenario, the research proposes the investigation of the ways the attention to sustainability has been occurring in Environmental Education researches. The research starts from the hypothesis that the comprehension of interaction between those concepts may guide the considerations and reflections which enables contributions to environmental education improvements. The productions of thesis and dissertations in the Environmental Education Field were analyzed from the EArte (Environmental Education Research Database) with a temporal basis and its evolution until the year 2016 of this database. Two analyses dimensions were developed, one of which was characterized by an institutional overview and the other by a conceptual nature. The present thesis verified, from a quantitative approach, where and how the researches that focus on sustainability were developed. For the conceptual analyses a sample group was chosen, formed by a subassembly of studies from different periods in which education practices were reported. The practices reported such as the relation between human and environment, spaces of sustainability in schools and activities implemented by students and teachers were the focus of the investigation that was carried out, instead of the references of researches developed in the area. Through the data analysis, it became clear that the researches involving sustainability, throughout time, represented a constant around 10% of all dissertations and thesis of EArte. The schools approaches were diverse from each other as it was identified with an environment comprehension correlated with the consumption habits instead of scientific procedures. Although different activities have been proposed, a certain difficulty was identified in articulating with a more critic education view. Hence, there was not a noticeable predominance of a specific approach of sustainability, some of them being more complex and interdisciplinary while others were fragmented and less contextualized. Not at any point there was any intention of judgement of worth of the different practices that were analyzed, specially considering that the ample range of the situations described not only shows distinct realities, but also could broaden the universe of possibilities intended by teachers and schools. Therefore, the multipurpose picture that emerges from this analysis, jointly, raises the possibility of contribution to further the depth of the reflections of teachers, institutions, and insertions within the educations and teaching courses.
 
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Fecha de Publicación
2023-08-17
 
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