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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2020.tde-15042021-184520
Documento
Autor
Nome completo
André Ricardo Martelini
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Scarpa, Daniela Lopes (Presidente)
Ibraim, Stefannie de Sá
Silva, Renata de Paula Orofino
Título em português
Habilidades argumentativas potenciais e expressas por estudantes do ensino fundamental no material didático de ciências naturais da cidade de São Paulo
Palavras-chave em português
Argumentação
Ensino de Ciências
Habilidades Argumentativas
Materiais Didáticos
Práticas Epistêmicas
Resumo em português
Historicamente, o Ensino de Ciências apresenta características que atualmente são pouco amparadas pelas pesquisas na área, propiciando sobretudo a formação de indivíduos não alfabetizados cientificamente. É fundamental, porém, salientar a importância da aquisição de ferramentas que permitam ao indivíduo realizar o processo argumentativo de forma qualificada, principalmente em um momento em que o anticientificismo emerge no globo. Dentro da argumentação, uma série de práticas epistêmicas podem ser salientadas como potenciais norteadoras do ensino dessa área, notadamente organizadas em categorias como proposição, comunicação, avaliação e legitimação, culminando em habilidades argumentativas diversas. Pensando no Ensino de Ciências, além da atuação docente, materiais didáticos são possíveis ferramentas de auxílio, principalmente se forem calcados no ensino por investigação que permitam a criação de ambientes colaborativos de argumentação. Sendo assim, este trabalho prestou-se a avaliar o Caderno da Cidade do município de São Paulo, na disciplina de Ciências Naturais de uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal, visando verificar, a partir da construção de um quadro de habilidades argumentativas baseadas em categorias de práticas epistêmicas, quais dessas habilidades e categorias seriam potencialmente expressas em respostas escritas de questões de uma unidade do Caderno, bem como quais habilidades foram efetivamente expressas nas respostas escritas pelos estudantes da turma. Ancorado nessa abordagem, verificou-se que todas as questões analisadas apresentaram habilidades argumentativas potencialmente expressas, assim como houve expressão de, em média, mais que a metade das habilidades argumentativas esperadas em todos os estudantes observados, demonstrando que o material realmente pode ser um catalisador da prática argumentativa. Ainda, o material parece propiciar ao longo de suas atividades um trabalho que estimula o entendimento sobre o processo de construção do conhecimento científico. Dessa feita, concluiu-se que o material pareceu oferecer boas possibilidades de estímulo ao Ensino de Ciências e notoriamente ao ensino de argumentação.
Título em inglês
Potentially and expressed argumentative skills on the Natural Sciences teaching material of São Paulo's City Curriculum.
Palavras-chave em inglês
Argumentation
Argumentative Skills
Epistemic Practices, Didactic Material
Science teaching
Resumo em inglês
Historically, Science Education presents some characteristics that are currently not well evaluated by the academic research within this field, once its practice often leads students to become scientifically illiterate individuals. However, it is crucial to stand by the importance of tools and skills that support people throughout the argumentation process in a qualified way, especially at a time when anti-scientism emerges on the horizon. A series of epistemic practices can be highlighted as potential guidelines for Science teaching, notably organized into categories such as preposition, communication, evaluation and legitimization. With all together, those practices can be turned into argumentative skills. Still regarding this matter, in addition to the teaching practice, the didactic materials are powerful supporting tools, particularly if they are focused on investigation-based teaching and learning - and perhaps allowing the creation of collaborative argumentative environments. Thus, this dissertation focused on evaluating the São Paolo's City Book didactic material (Caderno da Cidade de São Paulo) regarding the Natural Sciences school subject for 7th graders on a Municipal Elementary School. The research was grounded on the production of an argumentative skills table based on epistemic practicing categories, further used by ourselves to verify which of those skills and categories could be potentially expressed on written tasks presented in one of the São Paulo's City Book Natural Sciences chapters, as well as which skills were effectively expressed on the actual written answers from students of an specific class. Anchored on this approach, it was verified that all tasks presented expressed argumentative skills in potential, as well as more than a half of the expected argumentative skills were somehow expressed by all students analyzed. It demonstrates that the didactic material really seems to be a catalyst for argumentative practice. Nonetheless, the analyzed material seems to provide throughout its tasks a stimulation towards the understanding of the scientific knowledge process. It is concluded by this dissertation that the didactic material seemed to offer good possibilities in order to enhance Science teaching, as well as argumentative-based teaching.
 
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Data de Publicação
2021-04-16
 
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