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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2021.tde-13122021-140728
Documento
Autor
Nome completo
Giuliana Uchôa Carrieri
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Prestes, Maria Elice de Brzezinski (Presidente)
Caldeira, Ana Maria de Andrade
Landim, Maria Isabel Pinto Ferreira
Título em português
A observação de animais ao longo da história da biologia: a descrição de serpentes como estudo de caso para um ensino contextual de ciências
Palavras-chave em português
fontes primárias
História da Ciência
história natural
natureza da ciência no ensino
serpente
Resumo em português
Esta dissertação de História da Biologia, especificamente, de história das subáreas da morfologia e anatomia animal, aborda um estudo de caso, a descrição da serpente, da Antiguidade até o século XVIII. A escolha da serpente deve-se a ser um animal de distribuição cosmopolita, razão pela qual é conhecida pelo ser humano de qualquer tempo e lugar. O objetivo principal da pesquisa é o de realizar uma análise panorâmica, no escopo da très longue durée, do caráter epistêmico e metodológico da descrição de animais em diferentes períodos históricos. Seguindo metodologia de pesquisa em História da Ciência, foram selecionadas e analisadas obras representativas do estudo dos animais da Antiguidade, Medievo, Renascença, Renascimento e início da Era Moderna. A análise das obras originais foi realizada em conjunto com fontes secundárias de história e filosofia da biologia que caracterizam as epistemes de cada um desses períodos. O segundo objetivo da pesquisa foi o de tomar o estudo histórico para desenvolver uma proposta didática investigativa de aulas de ciências do ensino fundamental II. Os objetivos da proposta didática são os de promover o ensino por investigação, desenvolver habilidades de observação e descrição de animais e discutir aspectos de Natureza da Ciência (NdC). Considerando as dimensões epistêmica e humana da ciência, o objetivo é o de desconstruir especialmente dois mitos: o mito do método científico único e da imagem estereotipada do cientista. Para isso, a proposta didática expõe a variação histórica do conhecimento científico e dos modos com que foi desenvolvido, bem como apresenta breves biografias dos autores que deixaram suas contribuições. Como resultado do estudo histórico, por meio do contraste das descrições de serpente nos cinco períodos analisados, foi corroborada a periodização epistemológica das fontes secundárias consultadas. Desse modo, o estudo de caso se consolidou como um bom exemplar da longa história do estudo de animais na Europa ocidental até as ciências modernas do século XVIII. A proposta didática, por sua vez, oferece possibilidades de motivar e envolver os estudantes com a ciência da zoologia e com a própria história das ciências.
Título em inglês
The observation of animals throughout the history of biology: the description of snakes as a case study for contextual science teaching
Palavras-chave em inglês
History of Science
natural history
nature of science in science teaching
primary sources
snake
Resumo em inglês
The present work about the History of Biology, specifically on the history of the sub-areas of animal morphology and anatomy, approaches a case study, the description of the serpent, from Antiquity to the 18th century. The choice of the snake is due to a cosmopolitan distribution, which is why it is known by humans of any time and place. The main objective of the research is to carry out a panoramic analysis, within the scope of the très longue durée, of the epistemic and methodological character of the description of animals in different historical periods. Following research methodology in the History of Science, works representative of the study of animals from Antiquity, Medieval, Renaissance, Renaissance and early Modern Era were selected and analyzed. The analysis of the original works was carried out in conjunction with secondary sources of the history and philosophy of biology that characterize the epistemes of each of these periods. The second objective of the research was to take the historical study to develop an investigative didactic proposal for elementary school science classes. The objectives of the didactic proposal are to promote teaching by inquiry, develop skills of observation and description of animals and discuss aspects of the Nature of Science (NoS). Considering the epistemic and human dimensions of science, the aim is to deconstruct two myths in particular: the myth of the unique scientific method and the stereotyped image of the scientist. For this, the didactic proposal exposes the historical variation of scientific knowledge and the ways in which it was developed, as well as presents brief biographies of the authors who left their contributions. As a result of the historical study, by contrasting the descriptions of snakes in the five periods analyzed, the epistemological periodization of the consulted secondary sources was corroborated. In this way, the case study has established itself as a good example of the long history of animal studies in Western Europe until the modern sciences of the 18th century. The didactic proposal, in turn, offers possibilities to motivate and involve students with the science of zoology and with the history of science itself.
 
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Data de Publicação
2021-12-13
 
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