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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2021.tde-13122021-135947
Documento
Autor
Nome completo
Gabriela Christine Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Trivellato, Silvia Luzia Frateschi (Presidente)
Munford, Danusa
Pechliye, Magda Medhat
Título em português
O engajamento disciplinar produtivo e a promoção de práticas epistêmicas por estudantes do ensino médio
Palavras-chave em português
Engajamento
Engajamento Disciplinar Produtivo
Práticas Epistêmicas,
Resumo em português
No presente trabalho utilizamos o referencial teórico de Alfabetização Científica (AC). Entendemos que a AC é um processo em contínuo desenvolvimento que permite ao estudante construir relações entre as ciências e a sociedade para tomar decisões e assumir posicionamentos. Acreditamos que uma das formas de analisar a promoção da compreensão da natureza da ciência em sala de aula é a verificação da forma com que professores promovem o compartilhamento de práticas epistêmicas, ou seja, práticas próprias da ciência. Para nós, as práticas epistêmicas são as formas com que os membros de um determinado grupo social propõem, comunicam, avaliam e legitimam o conhecimento científico (KELLY, 2008). Outro referencial importante para nosso trabalho é o de Engajamento Disciplinar Produtivo (EDP) proposto no trabalho de Engle e Conant (2002). As autoras discriminam três níveis de engajamento que os estudantes podem apresentar: Engajamento, Engajamento Disciplinar e Engajamento Disciplinar Produtivo. Nossos objetivos de trabalho são verificar como a presença de indicadores de EDP varia em diferentes aulas e grupos, como a atuação do docente influencia o desenvolvimento de EDP em sala de aula e quais as relações entre as práticas epistêmicas que os estudantes compartilham e os indicadores de EDP. Para investigar o EDP em sala de aula construímos uma ferramenta analítica com indicadores de Engajamento (E), Engajamento Disciplinar (ED) e Engajamento Disciplinar Produtivo (EDP) a fim de analisar as interações discursivas de três grupos de estudantes. Analisamos uma sequência didática investigativa sobre dinâmica populacional ministrada para turmas do 1º ano do ensino médio. Sequência essa que já foi analisada quanto ao compartilhamento de práticas epistêmicas em sala (GEROLIN, 2017) e agora, quanto à presença de EDP. A partir de nossos estudos verificamos uma relação entre a quantidade de turnos de fala e episódios de interações discursivas dos grupos e seu Engajamento (E). Verificamos também que os indicadores de ED e EDP variam de acordo com a atividade proposta. Além disso, nossa pesquisa corrobora com a compreensão do papel importante do docente em sala de aula, uma vez que verificamos na situação analisada uma correlação entre a presença da professora e maior ocorrência de EDP. Por fim, observamos que grupos que compartilharam maior diversidade de práticas epistêmicas também apresentaram maior frequência de indicadores de EDP.
Título em inglês
Productive disciplinary engagement and the fostering of epistemic practices by high school students.
Palavras-chave em inglês
Engagement
Epistemic Practices,
Productive Disciplinary Engagement
Resumo em inglês
In this work we use the theoretical framework of Scientific Literacy. We understand that Scientific Literacy is a process in continuous development that allows students to establish relationships between science and society so that they can make decisions and position themselves. We believe that one of the ways to analyze the understanding of the nature of science in the classroom is to see how teachers promote the sharing of epistemic practices, practices that are characteristic of science. For us, epistemic practices are the ways in which members of a given social group propose, communicate, evaluate and legitimize scientific knowledge (KELLY, 2008). Another important reference for our work is the Productive Disciplinary Engagement (PDE) proposed in the work by Engle and Conant (2002). The authors discriminate 3 levels of engagement that students can present: Engagement, Disciplinary Engagement and Productive Disciplinary Engagement. Our work objectives are to verify how the presence of indicators of PDE varies in different classes and groups, how the teacher's performance influences the development of PDE in the classroom and what are the relationships between the epistemic practices that students share and the Disciplinary Productive Engagement indicators. To investigate PDE in the classroom, we built an analytical tool with Engagement, Disciplinary Engagement and Productive Disciplinary Engagement indicators to analyze the discursive interactions of three groups of students. We analyzed an investigative didactic sequence on population dynamics, taught to 1st year high school classes. This didactic sequence had previously been analyzed regarding the sharing of epistemic practices in the classroom (GEROLIN, 2017) and now we analyze it regarding the presence of PDE. From our studies, we verified a relationship between the number of turns and episodes of the discursive interactions of the groups and their Engagement. We also verified that the Disciplinary Engagement and Productive Disciplinary Engagement indicators vary according to the proposed activity. In addition, our research corroborates the important role of the teacher in the classroom, since we verified in the situation analyzed a correlation between the presence of the teacher and a higher occurrence of PDE. Finally, we observed that groups that shared a greater diversity of epistemic practices also presented more frequent indicators of PDE.
 
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Data de Publicação
2021-12-13
 
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