• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2021.tde-13122021-124845
Documento
Autor
Nome completo
Larissa Aine do Nascimento
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Motokane, Marcelo Tadeu (Presidente)
Martins, Isabel Gomes Rodrigues
Reis, Pedro Guilherme Rocha dos
Título em português
Análise da recontextualização dos discursos sobre biodiversidade e cidadania em um curso de formação para professores de ciências
Palavras-chave em português
Discurso Pedagógico
Formação de professores
Questões sociocientíficas,
Resumo em português
O objetivo da presente pesquisa é caracterizar o processo de recontextualização dos conceitos de biodiversidade e cidadania, entre o campo de produção e o de reprodução do discurso, a partir da análise de um curso de formação de professores. A concepção relacional das dimensões filogenética, genética e funcional da biodiversidade é importante para a formação do professor de ciências devido a seu potencial de promover a interdisciplinaridade, pois perpassa por esferas científicas, tecnológicas, sociais e ambientais. Essa perspectiva possibilita a compreensão das relações existentes entre o conhecimento científico e a sociedade por meio de questões sociocientíficas (QSC). As QSC exigem do cidadão tanto o conhecimento das ciências quanto a reflexão acerca de tomadas de decisão responsáveis para a sociedade e o meio ambiente. Por isto, é necessário que o ensino de Ciências seja atrelado à uma perspectiva de educação para a cidadania, uma vez que esta insere-se na vida do educando por meio de suas dimensões econômica, social, civil, política e intercultural. Com base nestes pressupostos foi elaborado um curso de formação para professores de ciências tendo como objetivo oferecer aspectos técnicos para a elaboração de atividades didáticas sobre a preservação da biodiversidade. Dentre as atividades do curso foi realizada uma palestra na qual abordou-se as dimensões da biodiversidade e da cidadania. O presente trabalho utilizou a análise de conteúdo para verificar a existência dessas dimensões nos discursos de diferentes agentes recontextualizadores: a apostila do curso, a palestra e os cursistas. Todos esses momentos foram gravados e transcritos. A apostila e a palestra fazem parte de um primeiro nível de recontextualização, por se tratar de situações nas quais houve acesso ao texto científico original. Os cursistas, por permanecerem em contato somente com o texto científico recontextualizado, fazem parte de um segundo nível de recontextualização. Analisou-se dois grupos de cursistas, caracterizando a inserção das dimensões nas atividades produzidas, desde suas concepções prévias até a produção do material final. Dentro do primeiro nível, a apostila manteve muitas características do texto científico, especialmente para a biodiversidade. A palestra apresentou uma recontextualização diferente, com omissões de termos e valores, principalmente para as dimensões da cidadania e a dimensão genética da biodiversidade. No planejamento prévio dos cursistas as dimensões da cidadania pouco aparecem. Porém, após a palestra houve um acréscimo estatisticamente significativo de discussões que incluíam tais dimensões. O grupo 1 planejou atividades vinculadas à dimensão funcional da biodiversidade e às dimensões econômica e civil da cidadania. O grupo 3 trabalhou com a dimensão funcional da biodiversidade e a dimensão intercultural da cidadania. Os termos utilizados pelos cursistas aproximaram-se dos proferidos na palestra, evidenciando a importância da mediação no processo formativo. Os conceitos de biodiversidade e cidadania foram progressivamente modificados de seu sentido original. A recontextualização foi necessária para tornar o texto científico compreensível aos cursistas. No entanto, isto não ocorreu de igual forma para todas as dimensões. Conclui-se que o esforço empenhado para aproximar o texto científico dos cursistas levou-os a um distanciamento deste mesmo texto. O presente trabalho defende que a formação de professores de ciências perpasse as esferas da biodiversidade e da cidadania a fim de alcançar a transformação cultural e a superação de situações socioambientais desiguais.
Título em inglês
Analysis of the recontextualization of biodiversity and citizenship discourses in a training course for science teachers.
Palavras-chave em inglês
Pedagogic discourse
Socio-scientific issues,
Teacher training
Resumo em inglês
The objective of this research is to characterize the recontextualization process of the concepts of biodiversity and citizenship, between the production field and the discourse reproduction field, from the analysis of a teacher training course. The relational conception of the phylogenetic, genetic, and functional dimensions of the concept of biodiversity is important for the formation of science and biology teachers due to its potential to promote interdisciplinarity, as it permeates scientific, technological, social, and environmental spheres. This perspective makes it possible to understand the existing relationships between scientific knowledge and society through socio-scientific issues (SSI). SSI demands from citizens both knowledge of the sciences and reflection on responsible decision-making for society and the environment. Therefore, it is necessary that the teaching of science is linked to a perspective of education for citizenship since this is inserted in the student's life through its economic, civil, political, and intercultural dimensions. Based on these assumptions, a training course for science and biology teachers was designed with the aim of offering technical aspects for the development of educational activities on the preservation of biodiversity. Among the course's activities, a lecture was held in which the dimensions of biodiversity and citizenship were addressed. The present work analyzed the existence of these dimensions in the speeches of different recontextualizing agents: the course booklet, the lecture given, and the course participants. All these moments were recorded and transcribed. The booklet and the lecture are part of the first level of recontextualization, as they are situations in which there was access to the original scientific text. The course participants, by remaining in contact only with the scientific text that has already been recontextualized, are part of the second level of recontextualization. At this level, a content analysis was carried out for two groups, characterizing the insertion of dimensions in the activities produced by the course participants, from their previous conceptions to the production of the final material. Within the first level, the booklet presented a discourse close to the scientific text, especially for biodiversity. The lecture presented a different recontextualization, with omissions of terms and values, mainly for the dimensions of citizenship and the genetic dimension of biodiversity. The dimensions of citizenship hardly appear in the course participants' previous lesson planning. However, after the lecture, there was a statistically significant increase in discussions that included such dimensions. Group 1 planned activities mostly linked to the functional dimension of biodiversity and the economic and civil dimensions of citizenship. Group 3 worked mainly with the functional dimension of biodiversity and the intercultural dimension of citizenship. The terms used by the course participants are close to those given in the lecture, highlighting the importance of mediation in the training process. The concepts of biodiversity and citizenship were progressively modified and distanced from their original meaning. The recontextualization was necessary to bring the scientific text closer to the understanding of the course participants. However, this was not the case for all dimensions. It is concluded that the effort made to bring the scientific text closer to the course participants led them to move away from this same text. This paper argues that science teacher education should permeate the spheres of biodiversity and citizenship to achieve cultural transformation and overcome unequal socio-environmental issues.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-12-13
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.