• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2018.tde-10072018-134601
Documento
Autor
Nome completo
Milena Jansen Cutrim Cardoso
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Scarpa, Daniela Lopes (Presidente)
Munford, Danusa
Zômpero, Andréia de Freitas
Título em português
Identificação e descrição de elementos de ensino de ciências por investigação em aulas de professores em formação inicial
Palavras-chave em português
ensino de ciências; formação inicial de professores de ciências; ferramenta DEEnCI
Resumo em português
Este estudo de caso buscou identificar e descrever os elementos do ensino de ciências por investigação (EnCI) utilizados por um grupo de sete licenciandos participantes de um programa de formação que possibilitava a aproximação ao EnCI, a vivência de práticas semelhantes às realizadas por docentes em serviço e a inserção em comunidades de professores. Para isso, nove aulas planejadas e ministradas pelos licenciandos em uma turma de 9º ano do ensino fundamental foram gravadas, transcritas e analisadas através da ferramenta Diagnóstica de Elementos do Ensino de Ciências por Investigação (DEEnCI). A análise revelou que os elementos relacionados ao estímulo ao interesse dos alunos na investigação e ao seu engajamento na coleta, registro e análise dos dados; na emissão, justificação e comunicação de conclusões; e no trabalho em grupo estiveram presentes na maioria dos blocos de aulas. Por outro lado, esteve pouco presente ou completamente ausente o envolvimento direto dos alunos com a elaboração de problemas e/ou questões, de hipóteses e/ou previsões e de procedimentos de investigação, bem como com o processo de reflexão a cerca da investigação como um todo ou de etapas específicas. A maioria das investigações foi realizada sem que uma questão fosse a sua norteadora e sem que houvesse uma continuidade do processo investigativo. Na prática da maioria dos elementos presentes, os licenciandos ofereceram espaço para a participação ativa dos estudantes, embora, por vezes, poucos estudantes tenham participado da elaboração de conclusões e explicações e os licenciandos tenham desenvolvido o raciocínio no lugar dos estudantes. A identificação e descrição de elementos do EnCI ajuda revelar possíveis facilidades e problemas que os licenciandos encontram durante a implantação do EnCI. Isso pode auxiliar no desenvolvimento de estratégias de formação de professores mais efetivas na aproximação dos professores em formação inicial ao EnCI.
Título em inglês
Identification and description of inquiry-based science teaching elements in pre-service teachers' classes
Palavras-chave em inglês
science teaching; science teachers initial training; DEEnCI tool
Resumo em inglês
This case study sought to identify and describe elements of inquiry-based science education (IBSE) used by a group of seven pre-service teachers participating in a training program that enabled approaching to IBSE, experiencing practices similar to those carried out by in-service teachers and inserting into teacher communities. In order to this, nine classes planned and taught by pre-service teachers in elementary school 9th year were recorded, transcribed and analyzed through Inquiry-based Science Education Elements' Diagnostic (DEEnCI)1 tool. Analysis revealed that the elements related to students' interest in inquiry and their engagement in data collection, recording and analysis; conclusion utterance, justification and communication; and group work were present in most of classes' blocks. On the other hand, the direct involvement of students in the elaboration of problems and/or questions, hypotheses and/or predictions and investigation procedures, as well as the process of inquiry reflection as a whole or on specific steps, were rare or completely absent. Most of the inquiries were carried out without a guide question and a continuity of the inquiry process. In the practice of most of the elements, preservice teachers offered space for the students' active participation, although sometimes few students participated in conclusions and explanations elaboration and pre-service teachers have developed the reasoning in the place of the students. The identification and description of IBSE elements helps to reveal possible facilities and problems that pre-service encounter during IBSE implementation. This may help the development of more effective teacher training strategies in approaching pre-service teachers to IBSE.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2018-07-12
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.