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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2023.tde-08122023-130313
Documento
Autor
Nombre completo
Melissa da Cruz Botelho
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Silva, Rosana Louro Ferreira (Presidente)
Lopes, Natalia Pirani Ghilardi
Silva, Gabriel de Moura
Título en portugués
Formadores de educação ambiental: contexto, práticas e narrativas
Palabras clave en portugués
Aprendizagem social
Educação Ambiental Crítica
Formação continuada
Narrativas
Resumen en portugués
O trabalho investiga um processo de formação de professores em capilaridade, tendo como sujeitos os formadores da área de Educação Ambiental na SME de São Paulo em seus encontros formativos e dos cursos resultantes desses encontros. Como referenciais teóricos que embasaram a pesquisa, destaca-se a necessidade contemporânea de elucidação da complexidade dos conflitos socioambientais para a tomada de decisão pelos sujeitos e a perspectiva da formação docente e da educação como elementos de transformação social, em alinhamento a educação ambiental crítica, que discute as dinâmicas sociais que se encontram na raiz dos problemas ambientais. Foi delimitado como problema de investigação: Identificar os papéis, percursos e vivências de formadores de educação ambiental na rede municipal de ensino de São Paulo, dando visibilidade a este profissional. Como método de coleta de dados, utilizou-se um questionário construído em parceria com o Núcleo de Educação ambiental da SME e respondido por 750 unidades educacionais da cidade, uma entrevista semi-estruturada com 4 formadores e 5 narrativas elaboradas por formadores. A partir dos documentos e observações, traçou-se uma cronologia contextualizando as dinâmicas institucionais envolvidas entre o período de 2016 a 2023 que; conjuntamente com a análise quantitativa do questionário, foi possível elencar as demandas formativas existentes na rede em articulação com o papel ativo do formador na integração prática das mudanças curriculares. Para compreensão da percepção do formador sobre o processo formativo, foi feita a análise qualitativa das entrevistas pelo método de análise de conteúdo a partir dos eixos da Aprendizagem social, na qual foram destacados os aspectos de conexão, competência, multilateralidade e consenso. Ampliando a percepção do olhar formador sobre o território, foram explicitadas as mônadas das narrativas, trazendo seu aspecto singular dos conflitos e potencialidades existentes e reiterando a característica complexa da formação continuada em educação ambiental.
Título en inglés
Environmental education facilitators: context, practices, and narratives.
Palabras clave en inglés
Continuing Education
Critical Environmental Education
Monadism
Social Learning
Resumen en inglés
The study investigates a in-service education process with a capillarity structure, involving the educators in the field of Environmental Education at the Municipal Education Department (SME) of São Paulo in their formative meetings and the courses resulting from these encounters. The theoretical framework that underpins this research highlights the contemporary need to elucidate the complexity of socio-environmental conflicts for decision-making by individuals. It also emphasizes the perspective of preparing teachers and education as elements of social transformation, aligned with critical environmental education, which examines the social dynamics at the root of environmental problems. The research problem was delimited as follows: to identify the roles, paths, and experiences of environmental this education facilitators in the municipal education network of São Paulo, thus giving visibility to these professionals. As the data collection method an questionnaire responded to by 750 educational units in the city, a semi-structured interview with four trainers, and five narratives developed by the facilitators were used. Through the analysis of documents and observations, a chronology was established, contextualizing the institutional dynamics involved in the period from 2016 to 2023. In conjunction with the quantitative analysis of the questionnaire, the existing formative demands within the network were identified, in articulation with the active role of facilitators in the practical integration of curricular changes. For the understanding of the facilitator's perception of the formative process, a qualitative analysis of the interviews was carried out using the content analysis, focusing on the social learning axes. The aspects of connection, competence, multilateralism, and consensus were highlighted. Expanding the facilitator's perspective on the territory, the monads of the narratives were explained, revealing their unique aspects of conflicts and existing potentialities, thus reiterating the complex nature of socio-environmental conflicts.
 
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Fecha de Publicación
2023-12-08
 
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