• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2022.tde-08092022-165512
Documento
Autor
Nombre completo
Natalie Brito Domingos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Silva, Rosana Louro Ferreira (Presidente)
Miranda, Meiri Aparecida Gurgel de Campos
Nunes Neto, Nei de Freitas
Título en portugués
Relações entre alfabetização midiática e alfabetização científica em aulas de Ciências e Biologia desenvolvidas em situações de estágio
Palabras clave en portugués
Alfabetização Científica
Alfabetização Midiática
Ensino de Biologia
Formação de Professores,
Resumen en portugués
Essa dissertação investiga o uso de mídia no ensino de Ciências e Biologia na formação inicial de professores, usando referenciais teóricos da alfabetização midiática, da alfabetização científica e da formação de professores. Investigamos relatos produzidos por futuros professores em situação de estágio supervisionado articulado a uma disciplina de licenciatura, trabalhando com procedimentos da investigação qualitativa. A questão de pesquisa foi como professores de biologia em formação utilizam mídias em situações de estágio? Analisamos dados em relatórios de estágio, de planejamento e intervenção, em relação ao uso da mídia e ao tema desenvolvido com os alunos. Caracterizamos os relatórios dos licenciandos com base no conjunto de técnicas de análise de conteúdo, trazendo contribuições em relação a possibilidades de abordagens de temas científicos em aulas de Ciências e Biologia com mídia. Apresentamos resultados relacionados ao uso de mídia em níveis de alfabetização midiática (acesso, análise, avaliação e criação), considerando quem foi protagonista nas atividades (aluno ou professor). As atividades com mídia apresentadas nos relatórios evidenciam que, ao longo do tempo, os licenciandos vêm propiciando mais autonomia aos alunos em relação ao uso da mídia, assim como considerando aspectos críticos presentes nos níveis de alfabetização midiática, com aumento das propostas de análise e avaliação ao longo dos anos observados. Em relação à abordagem dada aos temas, grande parte dos relatórios analisados consideraram aspectos sociocientíficos relacionados a conteúdos da ciência. Discutimos os resultados propondo relações entre a alfabetização científica e alfabetização midiática em dimensões de conexões, construídas e organizadas em uma estrutura analítica significativa para o contexto atual. As dimensões traduzem conexões entre objetivos para formar cidadãos alfabetizados cientificamente e funções da alfabetização dos cidadãos em termos do uso da mídia, ao tratar de assuntos científicos e sociocientíficos.
Título en inglés
Relations between Media Literacy and Scientific Literacy in Science and Biology classroom developed in internship situations.
Palabras clave en inglés
biology teaching
media literacy
scientific literacy
teacher trainning,
Resumen en inglés
This master's research present the use of media by undergraduated Biology students, using theoretical references of media literacy, scientific literacy and teacher trainning. We investigated reports produced by future teachers in supervised internship situation, articulated to course in preservice teacher trainning, working with qualitative research procedures. The central question to adress was how students of a preservice biology teacher trainning course use media on supervised practice? We analyzed data in supervised practice reports, planning and intervention, in relation to the use of media and the theme developed with the students. We characterize the reports based on the set of content analysis techniques, bringing contributions on possibilities of approaches in scientific themes in Science and Biology classes with media. We present results related to use of media at levels of media literacy (access, analysis, evaluation and creation), considering who was protagonist in the activities (student or teacher). Media activities presented in the reports show that, over time, undergraduates students have been providing more autonomy to students on classroom uses of the media, as well as considering critical aspects present in levels of media literacy, with an increase in the proposals of analysis and evaluation over the years. Regarding the approach given to themes, most of the analyzed reports considered socio-scientific aspects related to the scientific content. We discuss the results proposing relationships between scientific literacy and media literacy education in dimensions of connections, constructed and organized in a framework significant to the current context. The dimensions translate connections between objectives to form scientifically literate citizens and functions of citizen literacy in terms of the use of media, when dealing with scientific and socio-scientific issues.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-09-09
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.