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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.81.2023.tde-28092023-142908
Documento
Autor
Nome completo
Adriele Ribeiro dos Santos Lamim
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Queiroz, Salete Linhares (Presidente)
Cabral, Patricia Fernanda de Oliveira
Marcondes, Maria Eunice Ribeiro
Passos, Camila Greff
Silva, Adjane da Costa Tourinho e
Título em português
Argumentação na educação em química: estado da arte utilizando a literatura estrangeira como um contraponto aos resultados existentes no Brasil
Palavras-chave em português
Argumentação
Educação química
Estado da arte,
Resumo em português
A argumentação é uma habilidade desejável para o exercício da cidadania. Nesse sentido, sua implementação no ensino de ciências tem ganhado a atenção dos pesquisadores da área. Por conseguinte, uma vasta produção acadêmica sobre a temática foi elaborada nas últimas décadas, evidenciando a necessidade de estudos para organizar e sistematizar tal conhecimento. Este trabalho tem o objetivo de investigar o cenário nacional sobre a argumentação na educação em química e estabelecer relações e contrapontos entre este e o cenário internacional. Para tanto, no período de 2000 a 2020, foram analisados artigos publicados em revistas nacionais com seletiva política editorial e trabalhos completos que constam nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) e do Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ). A investigação do contexto internacional teve por base um número restrito de artigos de revistas estrangeiras, em língua inglesa, publicados entre 1990 e 2020. As pesquisas brasileiras foram estudadas por meio dos seguintes descritores: (i) ano de publicação, (ii) região geográfica e instituição de origem, (iii) nível de escolaridade, (iv) foco temático, (v) ferramentas metodológicas para análise das dimensões da argumentação, (vi) ferramentas de coleta de dados, (vii) objetivos e resultados. Adicionalmente, os artigos estrangeiros foram inspecionados conforme o (i) ano e periódico de publicação, (ii) país e instituição de origem, (iii) nível de escolaridade e (iv) foco temático. Como resultados, constatou-se que as pesquisas sobre argumentação na educação química no Brasil começaram a receber atenção de forma consistente a partir de 2006 e se consolidaram em meados de 2012, o que mostra a juventude da temática que se encontra, hodiernamente, em crescimento. O assunto é investigado nas 5 macrorregiões brasileiras, embora de forma desproporcional, destacando-se o Sudeste e o Nordeste. Universidades públicas são as principais produtoras de pesquisas, principalmente USP, UFMG, UFSCar, UFOP, UFPE, UFRPE e UnB. Há uma ausência de estudos dedicados ao Ensino Fundamental, enquanto a inserção de práticas argumentativas no Ensino Médio e Superior é o alvo dos pesquisadores, os quais estão alinhados com diretrizes nacionais e internacionais de ensino de ambos os níveis escolares. Os focos temáticos mais privilegiados são o uso de estratégias de ensino para fomentar a argumentação e a inclusão desta na formação docente, inicial e continuada. Há um predomínio do Modelo de Toulmin como referencial de análise, embora haja uma grande diversidade de ferramentas metodológicas empregadas nos trabalhos. Gravação de episódios de aulas e análise de materiais escritos são as ferramentas de coleta de dados mais utilizadas para aquisição de informações que subsidiam a investigação das práticas argumentativas. A análise de argumentos discentes, do processo argumentativo e das ações dos professores que favorecem ou não a ocorrência da argumentação são os objetivos mais recorrentes das pesquisas. Os resultados obtidos com base no número restrito de artigos internacionais analisados mostraram que apenas periódicos voltados para o ensino de ciências veicularam estudos sobre argumentação na educação química. Os Estados Unidos concentraram mais da metade dos trabalhos sobre a temática em foco, e o nível de escolaridade mais contemplado foi o Ensino Superior, com destaque para a formação de licenciados em química, assim como verificado no cenário brasileiro. Os focos temáticos mais recorrentes são Estratégias promotoras da argumentação e Formação de professores, seguindo a tendência nacional. A análise dos focos, no contexto nacional e internacional, evidenciou que, ao utilizarem temáticas científicas, os pesquisadores optam, preferencialmente, pela experimentação como estratégia de ensino, e quando o tema é sociocientífico, o debate e o estudo de caso são as estratégias majoritariamente empregadas.
Título em inglês
Argumentation in Chemistry Education: state-of-the-art research using foreign literature as a counterpoint to existing results in Brazil.
Palavras-chave em inglês
Argumentation
Chemistry Education
State-of-the-art,
Resumo em inglês
Argumentation is a desirable skill for exercising citizenship. Its implementation in science teaching has gained the attention of researchers in the area. Therefore, in recent decades, a vast body of literature on the subject has been published, showing the need for studies that organize and systematize such knowledge. This doctoral thesis aims to investigate the Brazilian scenario on argumentation in Chemistry education and relate and counterpoint it to the international scenario. To this end, we analyzed articles published from 2000 to 2020 in national journals with selective editorial policy and complete works published in the annals of the National Meeting of Research in Science Education (ENPEC) and the National Meeting of Chemistry Teaching. (ENEQ). We based the investigation of the international scenario on a limited number of articles from foreign journals, in English, published between 1990 and 2020. Brazilian research was analyzed based on the following descriptions: (i) year of publication, (ii) geographic region and institute of origin, (iii) educational stage, (iv) thematic focus, (v) methodological tools to analyze the dimensions of argumentation, (vi) data collection tools, (vii) objectives and results. In addition, foreign articles were studied according to (i) year and journal of publication, (ii) country and institution of origin, (iii) educational stage and (iv) thematic focus. Results showed that research on argumentation in Chemistry education in Brazil began to consistently have attention after 2006 and was consolidated in mid-2012, indicating the recent theme is expanding nowadays; the subject is investigated in all 5 Brazilian macro-regions, disproportionately though, focusing on the Southeast and Northeast regions; public universities are the main producers of the research, mainly USP, UFMG, UFSCar, UFOP, UFPE, UFRPE and UnB; We reported a lack of studies on Elementary Education, whereas in Secondary and Higher Education including argumentative practices was the target of researchers, who are aligned with national and international teaching guidelines for both educational stages; the most privileged thematic focuses are: use of teaching strategies to encourage argumentation and its inclusion in teacher training (initial and continuing); besides the wide range of methodological tools used in the research, there is a predominance of the Toulmin Model as an analysis reference; recording episodes of classes and analysis of written materials are the most used data collection tools for acquiring information that support the investigation of argumentative practices; the analysis of students' arguments, the argumentative process and the actions of teachers that favor or not the occurrence of argumentation are the most recurrent objectives of research. The results obtained based on the international articles analyzed showed that only journals focused on science teaching published studies on argumentation in Chemistry education. The United States has more than half of the articles on Argumentation; the most contemplated educational stage reported was Higher Education, focusing on initial teacher training in Chemistry, which was also reported in the Brazilian scenario. The most recurrent thematic focuses are Strategies that promote argumentation and Teacher Training, following the national trend. The analysis of the focuses, in the national and international context, showed that researchers preferably opt for experimentation as a teaching strategy on scientific themes, whereas when the theme is socio-scientific, the debate and the case study are the most commonly used strategies.
 
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Data de Publicação
2023-10-02
 
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