• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.81.2015.tde-25112015-141635
Document
Auteur
Nom complet
Tauan Garcia Gomes
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2015
Directeur
Jury
Forato, Thaís Cyrino de Mello (Président)
Martorano, Simone Alves de Assis
Zanetic, Joao
Titre en portugais
Uma história da radioatividade para a escola básica: desafios e propostas
Mots-clés en portugais
Ensino de Ciências
História da Ciência
Radioatividade
Resumé en portugais
Nas últimas décadas cresceu o número de pesquisas que defendem os benefícios do uso da História da Ciência na educação científica, entretanto, surgiram também estudos apontando diversas dificuldades para tal fim, inclusive quanto à carência de propostas efetivas para a sala de aula. A partir deste impasse, desenvolvemos uma pesquisa que elabora e analisa o processo de construção de uma abordagem didática da história da radioatividade para o Ensino Médio para ser utilizada por professores de química e de física. Selecionamos aspectos da pesquisa sobre radioatividade, desde seu inicio -- entre as décadas de 1890 e de 1900 -- às suas aplicações, durante o século XX, como tema para a construção de uma proposta didático-metodológica para ensino de física e de química. Além de conceitos científicos, tais episódios permitem discussões metacientíficas, por exemplo, diferenciando a descoberta de um fenômeno natural da construção de explicações sobre ele e a compreensão da ciência enquanto fazer coletivo. Utilizamos como apoio metodológico uma proposta que se propõe a lidar com obstáculos apontados pela literatura, fundamentando a seleção e adaptação de conteúdos históricos na proposição de atividades didáticas, a partir de cada contexto educacional e dos objetivos epistemológicos estabelecidos pelo autor/pesquisador. Oferecemos como resultados desta pesquisa o planejamentos para as aulas, os textos para os alunos (material didático) e para o professor e a análise sobre a construção da proposta, que pode auxiliar outras pesquisas na área.
Titre en anglais
A history of radioactivity for basic school : challenges and proposals
Mots-clés en anglais
History of Science
Radioactivity
Science education
Resumé en anglais
In recent decades has grown the number of research defending the benefits of using the History of Science in science education, however, there were also studies pointing out the difficulties for that purpose, including proposals for the classroom. From this impasse, we developed a survey that establishes and analyzes the process of building a didactic approach of radioactivity history for the high school for be used by teachers of chemical and physical. We selected aspects of research on radioactivity, since its beginning -- between the 1890s and 1900s -- to their applications, during the twentieth century, as the theme for the construction of a didactic-methodological proposal for physics and chemistry teaching. In addition to scientific concepts such episodes allow metascientific discussions, for example, differentiating the discovery of a natural phenomenon of building explanations about it and understanding of science while making collective. The methodology used, which proposes to deal with obstacles mentioned by the literature, supporting the selection and adaptation of historical contents in proposing educational activities, from every educational context and epistemological objectives set by the author / researcher. We offer as a result of this research the plans for classes, the texts for students (teaching materials) and for the teacher and the analysis on the construction of proposal, that can assist other research in the area.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2015-11-26
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
Centro de Informática de São Carlos
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2021. Tous droits réservés.