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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2018.tde-25072018-142523
Document
Auteur
Nom complet
Ilza Mara Barros Lourenço
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2003
Directeur
Jury
Marzorati, Liliana (Président)
Almeida, Regina Araujo de
Baumel, Roseli Cecilia Rocha de Carvalho
Titre en portugais
Ensino de química: proposição e testagem de materiais para cegos
Mots-clés en portugais
Deficiente Visual
Espaço Tridimensional
Inclusão Social
Modelos Moleculares
Resumé en portugais
o processo de inclusão social do aluno portador de deficiência visual é facilitado pela adoção de estratégias pedagógicas, e pela utilização de materiais didáticos adequados. Neste trabalho, com o objetivo de facilitar a compreensão de conceitos químicos básicos, desenvolvemos um material didático, constituído de bolas texturizadas, que representam elementos qUlmlcos freqüentemente citados em aulas de Química de nível introdutório. Este material permite que o aluno, por meio do toque, e com o uso de uma legenda escrita em Braille, reconheça os elementos químicos em uma Tabela Periódica, especialmente montada para tal fim. Utilizando este modelo texturizado, o aluno pode, também, estabelecer ligações entre átomos, montar moléculas e cadeias de compostos orgânicos. Desta forma, a tridimensionalidade molecular pode ser melhor compreendida. O material instrucional foi testado com alunos de classes variadas, pertencentes à oitava série do ensino fundamental ou a uma das séries do ensino médio, sendo demonstrada sua eficiência. Além disso, em paralelo, procurou-se conhecer as idéias de professores, diretamente envolvidos com a educação especial, com relação à inclusão social de alunos deficiente visuais .
Titre en anglais
Ensino de química: proposição e testagem de materiais para cegos
Mots-clés en anglais
Molecular Models
Social Inclusion
Three-Dimensional Space
Visual Impairment
Resumé en anglais
Special educational strategies and specific instructional material are needed in order to promote School and Social inclusion of students with visual impairment. In this work, we present our results on the development and testing of a new instructional material , composed of a specially designed Periodic Table of elements in which the na me of each element is written according to the Braille system, and some elements are represented by texturized balls. The tactile recognition of elements and names were very helpful in developing basic concept on chemical bonding and chemical properties of elements and compounds. Using texturized ball and stick models, High School students with visual impairment were also able to construct physical representations of organic and inorganic molecules, as well as of some hydrocarbon molecular chains. These three dimension structural models allowed for a proper insight on the space orientation of simple molecules. Some teachers' ideas on the process of Social inclusion of students with visual impairment are also presented and discussed.
 
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Date de Publication
2018-08-02
 
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