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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2006.tde-22082022-134324
Document
Auteur
Nom complet
Paula Porto Brotero
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2006
Directeur
Jury
Marcondes, Maria Eunice Ribeiro (Président)
Almeida, Maria José Pereira Monteiro de
Maldaner, Otávio Aloísio
Titre en portugais
A subjetividade na química impressa por químicos e seu efeito no ensino
Mots-clés en portugais
FÍSICA (ESTUDO E ENSINO); QUÍMICA (ESTUDO E ENSINO); QUÍMICA; JORNALISMO CIENTÍFICO; ANÁLISE DO DISCURSO
Resumé en portugais
Esta dissertação apresenta um estudo sobre os modos de circulação do conhecimento químico na atualidade, a partir do discurso. Entendemos que os discursos circulam a partir de gêneros discursivos com formas textuais relativamente cristalizadas, produzindo efeitos de sentido que constroem o imaginário de cada época. Usando alguns pressupostos da Escola Francesa de Análise do Discurso e da sociologia de Pierre Bourdieu, foram analisados alguns textos de divulgação científica produzidos em diferentes instâncias consideradas representantes legítimas do conhecimento químico: entidade de classe, sociedade de química e docentes universitários. Os destinatários pressupostos eram químicos, professores de química, e até o público geral de jornal de circulação nacional. A análise dos textos mostra a intervenção do discurso cotidiano no científico produzindo um discurso típico de divulgação científica, que manipulado pelos diferentes enunciadores procura legitimar interesses variados. A própria química mostrada é heterogênea, sugerindo diferenças conforme relacionada à indústria, pesquisa, ensino ou tecnologia. Observou-se uma tendência a manter alguns estereótipos comumente associados à atividade científica, como neutralidade, objetividade e acesso à verdade; além de manter o mito da dificuldade de acesso ao conhecimento químico. Foram feitas algumas entrevistas com professores de química da rede pública estadual de São Paulo, de modo a entender suas práticas e inserção das informações da mídia na sala de aula. Foi constatada a dificuldade de tratar estas informações numa perspectiva crítica, mostrando os problemas de adotar uma postura de ensino baseada nas interações entre ciência, tecnologia e sociedade (perspectiva CTS) no ensino de química
Titre en anglais
Subjectivity in chemistry printed by chemists and its effect on teaching
Mots-clés en anglais
PHYSICS (STUDY AND TEACHING); CHEMISTRY (STUDY AND TEACHING); CHEMISTRY; SCIENTIFIC JOURNALISM; SPEECH ANALYSIS
Resumé en anglais
Subjectivity in chemistry printed by chemists and its effect on teaching
 
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2006Brotero.pdf (3.39 Mbytes)
Date de Publication
2022-08-23
 
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