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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2004.tde-20072021-165617
Documento
Autor
Nome completo
Melissa Dazzani
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2004
Orientador
Banca examinadora
Marcondes, Maria Eunice Ribeiro (Presidente)
Degrève, Glaucia Maria da Silva
Torres, Bayardo Baptista
Título em português
Uma experiência de avaliação da aprendizagem no ensino médio : a participação dos alunos na reconstrução de seus conceitos químicos
Palavras-chave em português
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
ENSINO
QUÍMICA
RECUPERAÇÃO ESCOLAR
Resumo em português
Os alunos do ensino médio são submetidos a uma série de atividades durante o ano letivo, incluindo as provas, que são utilizadas para a avaliação da aprendizagem. Ao final de cada bimestre, uma nota é atribuída pelo professor e os alunos que não obtém o desempenho esperado são submetidos a uma nova prova para tentar recuperar essa nota. Frequentemente, o processo de avaliação e de recuperação tem como principal objetivo recuperar a nota do aluno e não os seus conhecimentos. A melhoria da nota obtida após a recuperação, nem sempre está relacionada com a aprendizagem efetiva dos conhecimentos revistos. Neste contexto, um método alternativo visando auxiliar na recuperação da aprendizagem dos conceitos de Química por parte dos alunos que apresentavam dificuldades foi desenvolvido e testado. O presente trabalho foi realizado com alunos do primeiro ano e do segundo ano do ensino médio de duas escolas localizadas na região metropolitana de São Paulo. Nesse processo, o aluno participa ativamente de seu aprendizado e toma consciência de seus erros e de suas dificuldades. O método proposto consiste no desenvolvimento de quatro etapas. A primeira tem como objetivo fazer o aluno perceber suas dificuldades. Na segunda etapa, o aluno recebe orientações de estudo do professor e é submetido a uma nova avaliação. Na terceira etapa, o aluno participa ativamente de seu aprendizado, discutindo conceitos de química. Na quarta etapa, procurou-se verificar a eficiência desse processo de avaliação e de recuperação da aprendizagem através da apresentação de questões para o aluno resolver um mês após a atividade. Os resultados obtidos indicaram que cerca de 60% dos alunos do 1º ano conseguiram recuperar seus conceitos, contra cerca de 30 % do 2º ano. A maior eficiência para os alunos do 1º ano pode ser explicada por não estarem acostumados com os processos convencionais de recuperação da escola, que visam somente a melhoria das notas. ) Em ambas as séries, os alunos mostraram um grande envolvimento com as atividades realizadas. O processo de avaliação e de recuperação da aprendizagem desenvolvido neste trabalho mostrou-se mais eficiente do que os métodos anteriormente adotados. A aprendizagem deu-se de forma mais significativa e estudantes puderam reformular os conceitos de química que ainda apresentavam dificuldades.
Título em inglês
A learning evaluation experience in high school : student participation in the reconstruction of their chemical concepts
Palavras-chave em inglês
ASSESSMENT OF LEARNING
CHEMISTRY
SCHOOL RECOVERY
TEACHING
Resumo em inglês
A learning evaluation experience in high school : student participation in the reconstruction of their chemical concepts
 
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2004Dazzani.pdf (52.52 Mbytes)
Data de Publicação
2021-08-31
 
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