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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2004.tde-20072021-163227
Documento
Autor
Nome completo
Maria Covadonga Lopez Apostolico
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2004
Orientador
Banca examinadora
Pitombo, Luiz Roberto de Morais (Presidente)
Marcondes, Maria Eunice Ribeiro
Pinto Neto, Pedro da Cunha
Título em português
A linguagem escrita do livro didático de ciências de 8a. série do ensino fundamental
Palavras-chave em português
ENSINO E APRENDIZAGEM
FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
LINGUAGEM ESCRITA
QUÍMICA
Resumo em português
A pesquisa realizada buscou conhecer a linguagem da disciplina de Química em livros didáticos de ciências da 8a. série do Ensino Fundamental. No estudo de ciências, o aluno, cuja linguagem expressa sua forma de pensar e ver o mundo, é introduzido numa nova cultura, diferente do senso comum e que possui uma linguagem própria, a científica. Analisa livros didáticos que envolvem a linguagem de senso comum do aluno e a linguagem científica, com a intenção de perceber se a linguagem do livro está de acordo com o nível cognitivo do aluno que os utiliza e se constitui obstáculos epistemológicos à aprendizagem de conceitos de ciências. A pesquisa tem, também, como objetivo analisar se a linguagem do livro didático pode ofuscar a ruptura entre o conhecimento comum e o conhecimento científico e se os conceitos científicos abordados relacionam-se com a aplicação prática. Para esta finalidade foram selecionados dois livros didáticos de ciências de grande tiragem nacional em 2002. A metodologia utilizada na análise é a Análise de Conteúdo de Bardin numa abordagem qualitativa. Analisa a linguagem dos livros pelos termos: fusão/derreter, combustão/queimar, ebulição/ferver e misturar/dissolver. Como referencial teórico utiliza as idéias de obstáculo epistemológico e ruptura de Bachelard e desenvolvimento cognitivo de Piaget, considerando a linguagem de fundamental importância na formação de conceitos. Como resultado da análise da linguagem escrita do livro didático, verifica evidências que apontam que esta pode vir a reforçar o conhecimento de senso comum do aluno por constituir obstáculos epistemológicos à aprendizagem de conceitos científicos. Percebe-se que o texto destes livros não procura em geral esclarecer diferenças entre a linguagem da ciência e a linguagem comum dificultando a percepção do rompimento do conhecimento científico com o conhecimento comum. A linguagem empregada é na maioria das vezes abstrata e ) distante do nível cognitivo do aluno. As aplicações práticas aparecem geralmente como ilustrações e não como questões dificultando a percepção da relação entre o conhecimento científico, a tecnologia e a sociedade. A pesquisa sugere uma atenção especial para os casos apontados e pretende estar contribuindo com os autores dos livros didáticos de Ciências quanto ao uso criterioso da linguagem e com os professores na reflexão de sua práitca educativa e utilização dos mesmos e, consequentemente, com a melhora na qualidade do ensino nas escolas
Título em inglês
The written language of the 8th grade science textbook. elementary school grade
Palavras-chave em inglês
CHEMICAL
PHYSICAL (STUDY AND TEACHING) LANGUAGE
TEACHING AND LEARNING
WRITTEN
Resumo em inglês
The written language of the 8th grade science textbook. elementary school grade
 
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2004Apostolico.pdf (62.57 Mbytes)
Data de Publicação
2021-08-31
 
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