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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2004.tde-20072021-163227
Documento
Autor
Nombre completo
Maria Covadonga Lopez Apostolico
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2004
Director
Tribunal
Pitombo, Luiz Roberto de Morais (Presidente)
Marcondes, Maria Eunice Ribeiro
Pinto Neto, Pedro da Cunha
Título en portugués
A linguagem escrita do livro didático de ciências de 8a. série do ensino fundamental
Palabras clave en portugués
ENSINO E APRENDIZAGEM
FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
LINGUAGEM ESCRITA
QUÍMICA
Resumen en portugués
A pesquisa realizada buscou conhecer a linguagem da disciplina de Química em livros didáticos de ciências da 8a. série do Ensino Fundamental. No estudo de ciências, o aluno, cuja linguagem expressa sua forma de pensar e ver o mundo, é introduzido numa nova cultura, diferente do senso comum e que possui uma linguagem própria, a científica. Analisa livros didáticos que envolvem a linguagem de senso comum do aluno e a linguagem científica, com a intenção de perceber se a linguagem do livro está de acordo com o nível cognitivo do aluno que os utiliza e se constitui obstáculos epistemológicos à aprendizagem de conceitos de ciências. A pesquisa tem, também, como objetivo analisar se a linguagem do livro didático pode ofuscar a ruptura entre o conhecimento comum e o conhecimento científico e se os conceitos científicos abordados relacionam-se com a aplicação prática. Para esta finalidade foram selecionados dois livros didáticos de ciências de grande tiragem nacional em 2002. A metodologia utilizada na análise é a Análise de Conteúdo de Bardin numa abordagem qualitativa. Analisa a linguagem dos livros pelos termos: fusão/derreter, combustão/queimar, ebulição/ferver e misturar/dissolver. Como referencial teórico utiliza as idéias de obstáculo epistemológico e ruptura de Bachelard e desenvolvimento cognitivo de Piaget, considerando a linguagem de fundamental importância na formação de conceitos. Como resultado da análise da linguagem escrita do livro didático, verifica evidências que apontam que esta pode vir a reforçar o conhecimento de senso comum do aluno por constituir obstáculos epistemológicos à aprendizagem de conceitos científicos. Percebe-se que o texto destes livros não procura em geral esclarecer diferenças entre a linguagem da ciência e a linguagem comum dificultando a percepção do rompimento do conhecimento científico com o conhecimento comum. A linguagem empregada é na maioria das vezes abstrata e ) distante do nível cognitivo do aluno. As aplicações práticas aparecem geralmente como ilustrações e não como questões dificultando a percepção da relação entre o conhecimento científico, a tecnologia e a sociedade. A pesquisa sugere uma atenção especial para os casos apontados e pretende estar contribuindo com os autores dos livros didáticos de Ciências quanto ao uso criterioso da linguagem e com os professores na reflexão de sua práitca educativa e utilização dos mesmos e, consequentemente, com a melhora na qualidade do ensino nas escolas
Título en inglés
The written language of the 8th grade science textbook. elementary school grade
Palabras clave en inglés
CHEMICAL
PHYSICAL (STUDY AND TEACHING) LANGUAGE
TEACHING AND LEARNING
WRITTEN
Resumen en inglés
The written language of the 8th grade science textbook. elementary school grade
 
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Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
2004Apostolico.pdf (62.57 Mbytes)
Fecha de Publicación
2021-08-31
 
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